Benfica deixa escapar Taça de Portugal para o Nun’Álvares nos penaltis

Benfica perdeu no desempate por grandes penalidades (2-5) com o Nun’Álvares na final da Taça de Portugal de futsal feminino, que se disputou este domingo, 22 de maio, no Pavilhão Multiusos de Sines.

Equilibrado durante os primeiros minutos, o encontro começou a ter o Benfica como protagonista de maior perigo no duelo a partir dos 5′. Assumindo a posse de bola em maiores períodos, as encarnadas tiveram a primeira oportunidade de golo aos 7′, quando Angélica, nos seis metros, sem marcação, disparou ao lado. Aos 9′ foi a vez de Dricas com um tiro a 10 metros da baliza, em posição frontal, obrigar Maria Odete a uma grande intervenção.

Leninha seguiu-lhe o exemplo aos 13′ e a primeira oportunidade de golo para o Nun’Álvares surgiu por Carla Vanessa, aos 15′, que, solta sobre a esquerda, atirou forte para uma excelente defesa de Ana Catarina, a primeira e única nos 20 minutos iniciais. A pivot das nortenhas ainda levou perigo aos 19′, com um remate à rede lateral da baliza encarnada, mas os momentos que se seguiram tiveram em Maria Pereira o elemento de maior preponderância.

Futsal Feminino Benfica-Nun'Álvares

No último minuto do primeiro tempo, Maria Pereira, de pé direito, atirou forte em posição frontal à barra da baliza contrária. A pivot do Benfica, em mais uma boa finalização, segundos depois, disparou ao poste da baliza e, na recarga, com Maria Odete ainda a recompor-se, a capitã Inês Fernandes rematou ao lado, sem conseguir desfazer o nulo que se registava ao intervalo.

Maria Pereira fora a mais ativa no primeiro tempo, entre as encarnadas, na procura do golo e manteve a postura no arranque da etapa complementar. Aos 23′ atirou por cima e, aos 24′, viu Maria Odete a travar mais um dos seus remates.

Nun’Álvares reagiu e teve em Carla Vanessa a jogadora mais perigosa, com remates aos 25′, 27′ e 29′, este último para excelente defesa de Ana Catarina que, logo a seguir, segurou uma bola de Ana Pires com selo de golo.

Futsal Feminino Benfica-Nun'Álvares

Maria Pereira voltou à carga aos 29′, mas foi a capitã Inês Fernandes que desfez o nulo. Uma tabela sobre a direita com Sara Ferreira, a fixo surgiu na área a rematar cruzado para defesa apertada de Maria Odete e na recarga, de pé esquerdo atirou forte para o 1-0.

Nun’Álvares optou, a pouco mais de quatro minutos do final, por colocar o guarda-redes avançado e aos 39′, Cátia Morgado, a 10 metros da distância, atirou forte, a bola desviou em Inês Fernandes e traiu Ana Catarina (1-1). Logo a seguir, poucos segundos depois, Sara Ferreira rematou forte sobre a direita, junto à área, para grande defesa de Maria Odete.

Futsal Feminino Benfica-Nun'Álvares

No prolongamento, Carla Vanessa, aos 43′, e Maria Pereira, aos 44′, finalizaram com perigo, mas os grandes momentos estavam reservados para os últimos segundos. Ana Catarina, com três grandes defesas, remeteu a decisão para os penáltis.

Aí, a formação do Nun’Álvares foi mais eficaz e venceu por 2-5. Sara Ferreira e Inês Matos falharam para o Benfica, ao contrário de Maria Pereira, enquanto Cátia Morgado, Pisko, Liana e Carla Vanessa marcaram para o emblema de Fafe.

Futsal Feminino Benfica-Nun'Álvares

DECLARAÇÕES

Luís Estrela (treinador do Benfica): “Foi um bom espetáculo de futsal. Fomos a melhor equipa na quadra. Fizemos uma primeira parte excelente, não merecíamos o empate ao intervalo. Estivemos bem até ao cinco contra quatro. Não tivemos a estrelinha do jogo. Nos penáltis o Nun’Álvares foi mais competente. As minhas jogadoras tiveram uma postura enorme. Falta o Campeonato.” 

Futsal Feminino Benfica-Nun'Álvares

Ana Catarina (guarda-redes): “O resultado final é disputado nas grandes penalidades. Limpámos a imagem do que fizemos na Taça da Liga, estamos na luta pelo Campeonato. Sofremos um golo numa infelicidade, a bola bateu na Inês Fernandes. Sabíamos que o Nun’Álvares ia baixar linhas, pois resultou na Taça da Liga, nós também o fizemos. Fiz mais defesas no prolongamento do que em todo o jogo.”

Futsal Feminino Benfica-Nun'Álvares
Benfica-Nun’Álvares
1-1 (2-5 após gp)
Pavilhão Multiusos de Sines
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Maria Pereira, Sara Ferreira e Leninha 
Suplentes
 Marta Costa, Thaila, Dricas, Inês Matos, Angélica, Beatriz Carrola e Kalê
Cinco inicial do Nun’Álvares
 Maria Odete, Cátia Morgado, Ana Pires, Pisko e Carla Vanessa
Suplentes
Bruna Barros, Rita Mourão, Cátia Tavares, Maria Costa, Taninha, Liana Alves e Rita Mendes 
Ao intervalo0-0
Golos
 Benfica: Inês Fernandes (30′); Nun’Álvares: Cátia Morgado (39′)

Leave a Reply