Petar Musa é “um avançado moderno” que trabalha bem processo ofensivo mas também defensivo

João Pedro Sousa, atualmente treinador do Al Raed, na Arábia Saudita, treinou Petar Musa no Boavista e avaliou o avançado.

Treinou Petar Musa no Boavista, abriu-lhe as portas do futebol português. Há muito que o seguia?
– Desde o Famalicão. Foi aí que o sinalizamos, tentámos contratá-lo, mas o Petar tomou outra opção. No Boavista, felizmente houve essa possibilidade. Quando o comecei a seguir vi logo que tinha características muito interessantes e que poderiam decidir jogos no futebol português. Ele é o que entendo que deve ser um avançado moderno, muito influente no processo ofensivo e também defensivo. Tem uma proposta de jogo muito interessante, seja para um jogo ofensivo mais posicional, ou outro. Quando o observei, percebi logo que tinha características que poderiam marcar a diferença. Além disso, acrescenta à capacidade goleadora a capacidade física e tática. É um jogador muito inteligente, que adora treinar e que gosta de perceber o jogo; e isso é fundamental, muito importante para qualquer treinador.

Acredita que Musa terá capacidade para responder bem no Benfica, um clube com nível de exigência mais elevado?
– Se assinar mesmo, o Petar tem condições para se afirmar, para subir esse patamar de exigência, acredito, sinceramente, que sim. Ele, sendo avançado, é também o primeiro dos defesas e isso, hoje em dia, é um factor muito importante para as equipas que querem e lutam pela conquista de títulos, como é o caso do Benfica. É, como disse, um jogador muito inteligente, que trabalha muito nos treinos e trabalha muito nos jogos. É também por isso que digo que ele é o que entendo que deve ser um avançado moderno.

Mas será forte o suficiente para lidar emocionalmente com a maior exposição que o espera no Benfica?
– Penso que sim. Ele é um rapaz recatado, na verdade é mesmo tímido. Chegou muito jovem a Portugal e já teve de enfrentar vários desafios, de adaptação, inclusive socialmente. Mas ele gosta desses desafios, não precisou de muito tempo para se adaptar e responder. E, se realmente for para o Benfica, penso que acontecerá o mesmo. Não tenho dúvida de que o Benfica pode contratar um excelente jogador. E é com reforços destes que o plantel do Benfica ficará mais forte.

Leave a Reply