Benfica assegura as meias-finais da Taça de Portugal em Basquetebol

O Benfica venceu, sem contestação, a Ovarense por 96-65 nesta sexta-feira, 6 de maio, no Pavilhão Municipal de Albufeira, em encontro referente aos quartos de final da Taça de Portugal, assegurando assim a presença na meia-final, onde irá encontrar o Vitória de Guimarães. 

O Benfica começou bem o encontro com um parcial 6-0, mas os sinais positivos dados nos primeiros dois minutos não tiveram a continuidade desejada. Em baixo ritmo, as duas equipas foram acumulando erros no ataque e o 14-13 favorável às águias no final do primeiro quarto refletia precisamente isso mesmo.

O segundo parcial não trouxe novidades nessa matéria. Passividade das duas formações, lentidão de processos, pese, entre os encarnados, a rotatividade de atletas promovida por Norberto Alves na procura de soluções que possibilitassem uma melhoria em termos ofensivos. 

Benfica-Ovarense, quartos de final da Taça de Portugal

As duas formações começaram a melhorar o registo no ataque às tabelas a partir dos 15 minutos de jogo, com particular destaque para Frank Gaines. O camisola 0 do Benfica, com dois triplos, e Aaron Broussard, com um, foram determinantes para o impulso que se viu no marcador ao intervalo, cuja diferença de 14 pontos (43-19) justificava o maior aproveitamento dos lisboetas das situações de ataque.

O Benfica, ainda assim, dominou na luta das tabelas (23 ressaltos contra 16) e na percentagem de lançamento de três pontos (6 em 12, com uma eficácia de 42%, contra os 2 em 6 e 33% dos vareiros). As duas equipas acumularam vários turnovers, 12 e 16 respetivamente.

Benfica-Ovarense, quartos de final da Taça de Portugal

No terceiro quarto o Benfica disparou no marcador, mantendo a tendência que o levou à vantagem nos minutos finais do período anterior: domínio das tabelas e efetividade no jogo exterior. Os 71-49 deixaram o encontro praticamente decidido e o último quarto ficou marcado pela rotação entre os encarnados, que dilataram a vantagem acima das três dezenas (96-65).

Com este triunfo o Benfica assegurou a presença na meia-final da Taça de Portugal, que será disputada neste sábado, 7 de maio, às 19h30, no Pavilhão Municipal de Albufeira, frente ao Vitória de Guimarães, que bateu o Illiabum (99-82). Na outra meia-final vão defrontar-se o Sporting e FC Porto (17h00).

Benfica-Ovarense, quartos de final da Taça de Portugal
Benfica-Ovarense
96-65
Pavilhão Municipal de Albufeira
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Frank Gaines, Makram Ben Romdhane, Travis Munnings e Betinho  
Suplentes
José Silva, José Barbosa, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Ivan Almeida, Wendell Lewis e Arnette Hallman 
Cinco inicial da Ovarense
Gustavo Teixeira, Kameron Chatman, Kameron Hankerson, Rodrigo Soeiro e Tyere Marshall 
Suplentes
 Brandon Anderson, Pedro Bastos, Pedro Pinto, João Oliveira, Cristóvão Cordeiro e Nikola Tadic 
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
14-1343-2971-4996-65
Pontuadores do Benfica
Ivan Almeida (18), Frank Gaines (17), Wendell Lewis (11), Arnette Hallman (10), Aaron Broussard (9), Tomás Barroso (9), Makram Ben Romdhane (8), Betinho (5) Travis Munnings (3), José Barbosa (3) e José Silva (3)  

Leave a Reply