Benfica vence o Gorenje Velenje e está com “uma mão” na Final-Four da EHF European League

O Benfica venceu os eslovenos do Gorenje Velenje nesta terça-feira, 26 de abril, em jogo referente à 1.ª mão dos quartos de final da EHF European League, com uma segunda parte avassaladora. Este resultado abre boas perspectivas para que as águias façam história e consigam uma inédita presença na final four da competição.

Uma entrada forte da formação eslovena, com uma defesa extremamente agressiva, surpreendeu o Benfica, que se viu em desvantagem no marcador por 3-7. Os erros ofensivos dos comandados de Chema Rodríguez deram o seu contributo ao parco pecúlio encarnado, penalizado com um pouco de tudo, desde situações de jogo passivo até ao desperdício de um livre de 7 metros.

Benfica-Gorenje Velenje

O treinador espanhol do Benfica agiu antes dos 9 minutos e o Benfica paulatinamente começou a aproximar-se no marcador. Fê-lo com uma melhoria substancial dos processos defensivos, assim como beneficiou das dificuldades que conseguiu colocar ao bloco forasteiro, que, aos 22′, ficou reduzido a cinco elementos, devido a duas exclusões. Então, o Benfica, a perder pela margem mínima (10-11), saltou para a frente. Daí em diante, liderando o jogo, os da casa nunca conseguiram distanciar-se e permitiram mesmo que o Gorenje Veleje, mais concentrado, conseguisse terminar o primeiro tempo em vantagem (16-18).

Benfica-Gorenje Velenje

A segunda parte do Benfica foi avassaladora! Nos primeiros minutos os encarnados encurtaram distâncias, chegaram aos 21-21, momento em que ficaram privados de Alexis Borges, após a exclusão deste pela terceira vez. A toada manteve-se e aos 41′ o Benfica conseguiu a maior vantagem no encontro até então (26-24).

Seguiram-se oito minutos sem sofrer golos e o Benfica disparou para 30-24, diferença que foi vital. Atordoados os visitantes, com os Benfiquistas a mostrar o fervor clubístico e a sua paixão, o 35-27 a 4,30 minutos do final dava um sinal claro do sentido do jogo e, quiçá, da eliminatória. Com Sergey Hernández em grande nível, com sete defesas, as águias acabaram o encontro com uma diferença importante no marcador (36-29) para o jogo da segunda mão dos quartos de final da EHF European League, que está agendado para terça-feira, 3 de maio, em Velenje, na Eslovénia

Antes, no sábado, 30 de abril, às 15h00, o Benfica recebe o Vitória de Setúbal, no Pavilhão n.º 2 da Luz, em jogo referente à 25.ª jornada do Campeonato Nacional.

Benfica-Gorenje Velenje

DECLARAÇÕES

Chema Rodríguez (treinador do Benfica): “O resultado é bom! Tivemos um jogo muito duro no sábado [frente ao Sporting], tínhamos alguns jogadores tocados, outros com fadiga, por isso sabíamos que seria complicado. Mas com o coração benfiquista, a motivação, com os adeptos a empurrar, conseguimos um triunfo importante. Nunca se sabe se a vantagem é suficiente, é uma equipa dura e em casa é temível. Fizemos um grande trabalho na segunda parte, perante uma equipa que mostrou o porquê de estar aqui. Vão ter muita gente no seu pavilhão, vai ser um jogo muito difícil, mas tentaremos estar preparados. Ganharam por sete golos ao Nimes na eliminatória anterior, estamos avisados.”

Benfica-Gorenje Velenje

Paulo Moreno (capitão): “O Benfica cresceu com o público, empurraram-nos para a vitória! Estamos no intervalo da eliminatória, é uma equipa muito boa. Vamos ter muitas dificuldades lá [na Eslovénia]. Se estão nesta fase é porque têm qualidade. Entrámos um pouco adormecidos, há que reconhecer. Os adeptos empurraram-nos. Estão grandes equipas nesta competição. Estamos aqui porque trabalhámos e lutámos muito, estamos a sonhar. Vamos continuar a trabalhar forte e a preparar o embate na Eslovénia. Queremos chegar onde nunca chegámos.”

Benfica-Gorenje Velenje
Benfica-Gorenje Velenje
36-29
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Gustavo Capdeville, Petar Djordjic, Mahamadou Keita, Demis Grigoras, Lazar Kukic, Rogério Moraes e Alexis Borges 
Suplentes
Sergey Hernández, Ole Rahmel, Bélone Moreira, Jonas Källman, Paulo Moreno, Carlos Martins, Tadej Kljun, Luciano Silva e Francisco Pereira 
Ao intervalo16-18
Marcadores do Benfica
Petar Djordjic (9), Lazar Kukic (8), Paulo Moreno (4), Demis Grigoras (4), Rogério Moraes (4), Ole Rahmel (3), Alexis Borges (2), Mahamadou Keita (1) e Luciano Silva (1)

Leave a Reply