Benfica vence finalmente um dérbi em Basquetebol e assume a liderança da Liga Betclic

Também houve dérbi de basquetebol a aquecer a noite desta quarta-feira, 23 de março! No Pavilhão João Rocha, Benfica e Sporting discutiram a 16.ª jornada (em atraso) da fase regular da Liga Betclic. As águias foram superiores, venceram por 16 pontos (73-89) e assumiram a liderança da prova.

Separados por um ponto antes deste duelo, Benfica e Sporting entraram em quadra para disputar um jogo que poderia alterar as contas da liderança da Liga Betclic. Para escalarem até ao topo da tabela classificativaos encarnados teriam de ganhar por 11 ou mais pontos, dada a desvantagem no confronto direto, após derrota no dérbi da 5.ª jornada (63-74).

Que começo o do Benfica! Com uma defesa muito agressiva, a não permitir penetrações ao Sporting, combinada com uma elevada eficácia de lançamento e superioridade na luta pelas tabelas, as águias faziam crescer uma vantagem muito natural. Ofensivos e a cometer inúmeras faltas, que beneficiavam os encarnados no marcador, os leões viam a solução nos lançamentos de três pontos. No final do 1.º quarto, o Benfica estava na frente, por 14-26.

Dérbi basquetebol

Sporting fez sentir a intensidade da partida no 2.º quarto. Três lançamentos de três pontos e um parcial de 9-0 colocaram os verdes e brancos na discussão (23-26), o que levou Norberto Alves a parar o encontro. O ataque encarnado sentiu dificuldades no jogo interior e a equipa da casa, pela primeira vez, passou para a frente no marcador (29-26). Mas o Benfica não baixou os braços, partiu para a resposta e deu a volta ao resultado. O dérbi chegou ao intervalo com um 33-40 favorável às águias!

O Benfica veio melhor para o reatamento, com dinâmicas ofensivas que davam pontos e domínio nos ressaltos. Desarmado, o Sporting não conseguia travar o ímpeto encarnado. Aos 32-52, o treinador Luís Magalhães pediu desconto de tempo, na tentativa de alterar o rumo dos acontecimentos. As águias não desaceleraram, pelo contrário, carregaram e fecharam o 3.º quarto com um 46-61.

Dérbi basquetebol

Pendia para o lado vermelho e branco este dérbi, e assim se manteve nos últimos dez minutos do encontro. Que raça, que exibição do Benfica! Caíam triplos, o ataque estava afinado e a defesa poderosa, tudo em uníssono e em força para alcançar a liderança. Cada vez mais perto, começava a ser uma questão de tempo, e as águias não facilitaram. 73-89, 16 pontos de diferença, o Benfica venceu e agarrou a liderança da Liga Betclic!

Frank Gaines e Ivan Almeida foram os melhores marcadores da partida, ambos com 23 pontos marcados em 28 e 34 minutos de utilização, respetivamente.

Na 22.ª e última jornada da fase regular, as águias recebem o Lusitânia no Pavilhão Fidelidade, em jogo agendado para as 15h00 de sábado26 de março.

Dérbi basquetebol

DECLARAÇÕES 

Norberto Alves (treinador do Benfica): “A equipa defendeu normalmente muito bem. Na primeira parte sofremos alguns lançamentos de três pontos, demasiadas ajudas laterais. Queríamos vencer por mais de 11 pontos para acabarmos esta fase em primeiro lugar, mas tínhamos claro na mente que era um processo de muito trabalho. A equipa teve mais ressaltos que o Sporting, lutou muito e foi uma vitória justa.”

Dérbi basquetebol
Sporting-Benfica
73-89
Pavilhão João Rocha
Cinco inicial do Benfica
Frank Gaines, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Wendell Lewis e Ivan Almeida
Suplentes
Aaron Broussard, Travis Munnings, José Silva, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Tomás Barroso e Arnette Hallman
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
14-2633-4046-6173-89
Pontuadores do Benfica
Frank Gaines (23), Ivan Almeida (23),  Makram Ben Romdhane (14), Betinho Gomes (8), Travis Munnings (7), José Silva (6), Diogo Gameiro (3), José Barbosa (3) e Aaron Broussard (2)

Leave a Reply