Site icon TerceiroAnel.blog

Basquetebol feminino faz o Bi na Taça de Portugal ao bater o GDESSA numa final renhida

Advertisements

Foi renhido, exigiu luta e foi incerto até aos segundos finais. Na disputa pela Taça de Portugal, a equipa feminina de basquetebol do Benfica venceu o GDESSA, por 78-82, e conquistou o segundo troféu consecutivo da prova, e também segundo da modalidade para a história do Clube!

Os minutos iniciais da partida foram de algum nervosismo para ambas as equipas. As águias – vindas de um triunfo nas meias-finais diante do Esgueira e com registo cem por cento vitorioso na Liga Betclic – encontraram um adversário mais descomplexado, mas responderam de pronto e colocaram-se na dianteira com um triplo de Taylor Peacocke (10-11). A partir daqui, as tropas encarnadas assumiram o comando do jogo, atacaram o cesto com precisão e fecharam o 1.º quarto com um 20-26.

Eugénio Rodrigues afinava ainda mais a estratégia e as suas atletas correspondiam na quadra, procurando soluções nos momentos de ataque. A instabilidade das jogadoras do GDESSA, que viam nos lançamentos de três pontos a saída, contrastava com o ímpeto e a confiança das encarnadas, que iam dilatando a vantagem (27-36). Típico de uma final, a disputa pelas bolas foi até à última gota e, sem baixar os braços, a equipa da casa aproximou-se à distância de um ponto: 39-40.

A segunda parte trouxe um ritmo alto de jogo e teve de tudo, incluindo um GDESSA superior. As atletas barreirenses estavam focadas em dar a volta e a pressão colocada, que gerava ressaltos ofensivos, surtia efeito. No final do 3.º quarto: 64-61 e tudo em aberto.

último quarto foi de luta total. A vantagem das anfitriãs era mínima, os índices de concentração influenciados pelo nervosismo e pela intensidade da partida. Estava muito em jogo! As manobras ofensivas não saíam na perfeição, mas, no último minuto, o Benfica mostrou raça e alcançou a vitória. Resultado final: 78-82. O Sport Lisboa e Benfica conquistou o troféu da Taça de Portugal pela segunda vez consecutiva, o segundo do palmarés!

Raphaella Monteiro foi considerada a MVP do encontro, fruto da sua exibição ao longo de 35 minutos de utilização. A internacional brasileira, que atua como extrema, totalizou 18 pontos na partida.

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): “É muito difícil descrever o que vai cá dentro. Queria passar por este momento para agradecer publicamente a muita gente que trabalha connosco. Quero agradecer à Maria Pardelhas [team manager] e ao Rui Lança [diretor das modalidades de pavilhão do Clube], que um dia me disseram que me trouxeram para o Benfica para ajudar o Benfica a ser Campeão. Não é verdade. Vim para aprender a ser Campeão ‘à Benfica’. Agradecer às jogadoras, são todas inacreditáveis. Uma equipa que já ganhou tanta coisa e continua a ter sede de vitória.”

Joana Soeiro (capitã da equipa do Benfica): “Foi até ao fim. O GDESSA é uma excelente equipa, está na luta pelo título, tenho a certeza que as vamos voltar encontrar numa fase tão ou mais importante nesta época. Nas finais o que decide é a união da equipa, a luta, a dedicação e o segredo é acreditar até ao fim.”

GDESSA Barreiro-Benfica
78-82
Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Taylor Peacocke, Laura Ferreira, Mariana Silva e Raphaella Monteiro
Suplentes
 Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Marta Martins, Ana Barreto, Candela Gentinetta, Carolina Rodrigues e Maria Lopes
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
20-2639-4064-6178-82
Pontuadoras do Benfica
 Raphaella Monteiro (18),  Candela Gentinetta (15), Mariana Silva (14), Joana Soeiro (12), Taylor Peacocke (9), Laura Ferreira (9) e Carolina Rodrigues (5)

Exit mobile version