Jan Vertonghen: “O Benfica é de longe o maior clube do país”

O central Jan Vertonghen fez a antevisão do jogo contra o Ajax, agendado par a próxima quarta-feira, referente aos oitavos de final da Liga dos Campeões, e, em declarações ao De Telegraaf, teceu rasgados elogios ao Benfica.

«Na última temporada os resultados não foram bons, mas este é, de longe, o maior clube do país. O Benfica é o Ajax de Portugal. Em termos de visão e em termos de pressão, é realmente comparável ao meu tempo em Amesterdão», disse Vertonghen.

Recorde-se que o internacional belga, de 34 anos, representou o Ajax durante nove épocas: «Estou ansioso por este jogo, tenho vontade de ver alguns amigos de novo e jogar contra eles. Vou dar tudo.»

O defesa abordou, ainda, o jogo do Ajax, em Lisboa, contra o Sporting, a 15  de setembro de 2021, referente à fase de apuramento para oitavos de final da Champions, que os neerlandeses venceram por 5-1.

«O Ajax impressionou em Portugal contra o Sporting. Vamos estudar bem o Ajax, mas todos conhecem os jogadores e a maneira como jogam e não os vamos subestimar. O Ajax venceu em Alvalade o Sporting e sei bem como é difícil vencer o Sporting porque eles são realmente uma equipa muito forte. E falei com os belgas do Borussia Dortmund, que não sabiam dizer o que se passou na partida da Arena [perderam por 0-4]. É bizarro o que o Ajax mostrou e quando olho para o desenvolvimento que o clube sofreu desde a minha partida, é uma diferença como do dia para a noite», realçou.

Jan Vertonghen admite um eventual regresso ao Ajax, adversário do Benfica na próxima quarta-feira, em jogo da Liga dos Campeões, mas só quando acabar a carreira e diz que esse dia ainda está longe.

«O Ajax está perto do meu coração. Mas sejamos claros, quero continuar a jogar enquanto for possível e tenho contrato com o Benfica por mais ano e meio», disse, em entrevista ao Het Parool.

«Mantive a minha casa. É uma opção, a minha mulher é de Amesterdão. Mas quero continuar a jogar. E pela forma como me sinto posso aguentar mais três ou quatro anos. Não vejo o Ajax a ser realidade tão cedo. Vejo-me a voltar ao Ajax numa função diferente. É por isso que faço diferentes cursos. Apesar de não querer ser treinador, já quase completei a minha formação. Mas também faço formações em gestão para conhecer o lado do negócio do futebol», revelou.

Na entrevista concedida ao De Telegraaf, a propósito do jogo entre Benfica e Ajax, quarta-feira, na Luz, para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o central Jan Vertonghen, que representou o campeão neerlandês durante muitos anos (desde os sub-17 até à equipa principal, até sair para o Tottenham), não poupou elogios ao emblema de Amesterdão, mas também deixou uma garantia. 

«Geralmente fazemos muito melhor contra boas equipas do que contra equipas que estão em dificuldades. Os jogos contra Barcelona e PSV são exemplos muito bons disso. Temos muita experiência e poder, somos uma equipa de vencedores. O Ajax tem aspetos com os quais temos de ter atenção e que nos podem ferir, mas também temos armas para dificultar a vida ao Ajax», sublinhou.

Leave a Reply