Nélson Veríssimo já percebeu que terá bem mais trabalho do que julgava

Uma vitória, um empate e uma derrota. Cinco pontos perdidos em nove possíveis.

O objetivo do Benfica, depois do jogo do Dragão, passava por aproveitar o calendário mais favorável e arrancar para uma série de vitórias com a viragem da primeira para a segunda voltas a permitir dois jogos seguidos em casa. O empate com o Moreirense, anteontem, na Luz, impediu esse objetivo e o efeito da derrota do Sporting com o Santa Clara perdeu-se, com os leões a subirem a vantagem para seis pontos. O título começa a ser miragem, com o FC Porto a nove pontos.

A chicotada não está a ter efeito e já se percebeu que há muito trabalho pela frente. Janeiro será decisivo para encurtar um plantel extenso, com jogadores a mais em várias posições e com opções para jogar como o treinador quiser.

O Dragão mostrou a nova face do Benfica, com o fim do 3x4x3 e o regresso do 4x4x2, o sistema tático mais utilizado nos últimos anos. 

Nos três jogos, Nélson Veríssimo colocou a equipa numa base de 4x4x2, mas nota-se o pensamento do 4x3x3, o sistema que trabalhou na equipa B e que levou a equipa secundária a liderar a Liga 2.

Nélson Veríssimo substituiu Jorge Jesus há menos de três semanas e implementou novos métodos, tendo obtido uma vitória, um empate e uma derrota, o que responde a cinco pontos perdidos.
 

O novo treinador utilizou 21 jogadores nos três jogos: Radonjic, Gil Dias, Gedson, Meité, Ferro, Svilar e Tomás Araújo ainda não jogaram com Veríssimo. Lucas Veríssimo e Rodrigo Pinho estão lesionados. Este é apenas um dos factos e curiosidades desde a chegada de Veríssimo, confira mais:
 

– Benfica fez apenas 15 remates com o Moreirense, menos do que os 22 com o Paços, mais do que os 12 com o FC Porto. Mas apenas quatro foram enquadrados.

– Tal como aconteceu em 2019/2020, quando substituiu Bruno Lage, Nélson Veríssimo não conseguiu duas vitórias seguidas no início. Em 2019/2020 empatou em Famalicão, depois de ganhar ao Boavista; em 2021/2022 empate com Moreirense após vencer o Paços.

– Quatro jogadores já marcaram golos com Nélson Veríssimo. Yaremchuk (FC Porto), João Mário e Grimaldo (Paços de Ferreira) e Darwin (Moreirense).

– Contra FC Porto e Moreirense, o Benfica fez 13 faltas. Com o Paços de Ferreira, os encarnados cometeram 17 faltas.

– As percentagens de eficácia de cruzamentos são muito baixas. 27 por cento com o Moreirense, 19 por cento com o Paços de Ferreira.

– Com o Paços de Ferreira, Gonçalo Ramos e Darwin acertaram nos postes. Com o Moreirense foi Rafa a atirar à trave.

Leave a Reply