Relatório da AT implica Vieira no desvio de comissões sobre 55 transferências

Luís Filipe Vieira é suspeito de ter recebido dinheiro em 55 negócios que envolvem a transferência de jogadores do Benfica, entradas e saídas nomeadamente entre 2012 e 2020, que geraram mais de 10 milhões de euros em comissões. Quando foi detido, em julho, no âmbito da Operação Cartão Vermelho, as suspeitas recaíam sobre três jogadores.   

CNN Portugal e a revista Sábado citam documentos do processo da operação Cartão Vermelho, nomeadamente um relatório da Autoridade Tributária (AT) aceite pelo Ministério Público (MP), e que relata que milhões de euros foram pagos, por serviços de intermediação, sobretudo a quatro empresários: Bruno Macedo (um dos detidos em julho, a par de Vieira, do seu filho Tiago e do empresário José António dos Santos), Isidoro Gímenez, Ulisses Santos e Giuliano Bertolucci.

Numa escuta considerada «flagrante» pelo Ministério Público, Vieira é apanhado numa conversa a sugerir que o empresário Ulisses Santos (que não participou nas negociações) tem de ser envolvido no negócio da compra do alemão Julian Weigl ao Borussia  Dortmund, que foi negociada diretamente com o clube alemão e acabou por gerar uma comissão de 2,5 milhões de euros supostamente pagos ao empresário através de uma empresa offshore. O dinheiro reverteria depois para Vieira através da venda de imóveis seus.

Entre os nomes referidos no documento da AT estão Seferovic, Witsel, Talisca, Jonas, Pedrinho, Weigl, Raúl de Tomás ou Samaris, entre outros. A transferência de Seferovic, por exemplo, terá gerado uma comissão de um milhão de euros. Na compra de Morato ao São Paulo, a comissão foi de 1,5 milhões. Na venda de Lisandro López ao Boca Juniors, 1,4 milhões de euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.