Domingos Soares de Oliveira de pedra e cal na Luz e em confiança com Rui Costa e Jorge Jesus

Domingos Soares de Oliveira, CEO do Grupo Benfica, marcou presença na BTV pelos 13 anos do canal de televisão e analisou, em entrevista exclusiva, a atualidade do Clube nas mais variadas dimensões.

Garantiu a continuidade de Jorge Jesus no comando técnico da equipa de futebol, sublinhando que “esta questão não faz sentido”, bem como a sua própria continuidade na SAD encarnada; recusou grandes movimentações no mercado de janeiro; admitiu que o impacto da passagem para os oitavos de final da Champions “do ponto de vista económico-financeiro” é enorme; e revelou quando serão conhecidos os novos Órgãos Sociais da Sociedade Anónima Desportiva do Benfica.

Domingos Soares de Oliveira

Continuidade do treinador Jorge Jesus

“Esta questão não faz sentido. Temos uma série de objetivos para esta época. Aqueles que poderiam e deveriam ser alcançados já o foram. Tínhamos uma enorme dependência da entrada na fase de grupos da Champions. Tivemos dois bons adversários e conseguimos cumprir esse objetivo. A passagem aos oitavos de final era crítica do ponto de vista de afirmação do Benfica e conseguimos esse objetivo. Temos tudo em aberto em relação a todas as outras competições em que estamos envolvidos. Vamos ter um mês de dezembro exigente, mas está tudo em aberto. Entendo os estados de alma que todos temos, e não há dúvida que sofremos mais quando o Benfica não ganha e extravasamos mais quando o Benfica ganha. É natural que haja um conjunto de pessoas que dê voz a esses estados de alma. Eu, como CEO do Grupo Benfica, como administrador-executivo da SAD e como responsável dirigente do Benfica, entendo que as decisões têm de ser tomadas em função de factos e resultados. Até à data, cumprimos o que tínhamos para cumprir. Esta conversa é manifestamente exagerada.”

Domingos Soares Oliveira

Poucas mexidas em janeiro

“Creio que não haverá nada de relevante neste mercado de janeiro. Não antecipamos nada, para já. A questão ‘se entra alguém…’, porque o Lucas Veríssimo está lesionado, é uma discussão fechada dentro de um universo muito limitado de pessoas. É um assunto que é natural que tenha de ser discutido. Do ponto de vista das saídas, temos um plantel que, tendo em conta o trabalho feito nestes quatro meses, a equipa técnica tem uma perceção melhor do que precisa, ou não precisa. Pode haver, aí, ligeiros ajustes, mas o mercado de janeiro não terá grandes vendas, grandes dispensas, ou grandes recrutamentos.”

Domingos Soares Oliveira

O peso financeiro da Champions League

“Tudo o que fazemos ao nível de Grupo Benfica tem como objetivo que tenhamos sucesso no campo. Não temos de ser um clube que tenha de apresentar permanentemente lucros, apesar de termos tido um track record importante. Tudo o que fazemos é para termos resultados no relvado. Quer os nossos atletas, quer as nossas equipas técnicas têm de ter esse sucesso. Portanto, quando conquistamos esse sucesso, como seja a passagem aos oitavos de final – e agora veremos o que se segue –, fico satisfeito. Do ponto de vista económico-financeiro o impacto é grande. Somos uma casa que fatura, em anos menos bons, mais de 200 milhões de euros, em anos bons, acima dos 300 milhões de euros. Este jogo representa um valor, tudo incluído, próximo dos 15 milhões de euros. Entre o prémio de passagem aos ‘oitavos’, o valor da vitória, o market pool, que ainda está para chegar, e a receita de bilhética que vamos atingir nos oitavos de final, o impacto é significativo. Quinze milhões de euros num pacote de 200 ou 300 milhões é um valor entre os cinco e os dez por cento. É extremamente importante, desse ponto de vista.”

Domingos Soares Oliveira

Órgãos Sociais da SAD nos próximos dias

“Com a entrada dos novos Órgãos Sociais do Clube, e alguns elementos que transitaram da anterior Direção, foi preciso trabalhar o que era o seu conhecimento, os principais desafios, integrá-los com as nossas equipas… Houve reuniões com todos os vice-presidentes dentro das suas áreas de responsabilidade com os vários diretores. Este é um processo que vai ter um momento-chave com a Assembleia Geral pedida pelo Sport Lisboa e Benfica para eleger os novos Órgãos Sociais da SAD, o que deve ser anunciado na próxima semana. Ou seja, com a entrada em funções dos novos Órgãos Sociais da SAD, para o mandato coincidir e para não termos um desfasamento… O mandato do Conselho de Administração da SAD termina em 2024, o da Direção do Benfica termina em 2025. O que acontecia? Elegia-se um novo Conselho de Administração em 2024, que estava cá mais três anos depois de eleita a nova Direção. O que o Sport Lisboa e Benfica está a fazer é promover a eleição de um novo conjunto de Órgãos Sociais que culmine o seu mandato de forma coincidente com o mandato da Direção. Acredito que, fechado este processo, teremos condições para trabalhar em velocidade de cruzeiro.”

Domingos Soares Oliveira

Relação “de total confiança” com o Presidente Rui Costa

“Tenho uma relação com o Presidente Rui Costa de total confiança. Basicamente, a minha continuidade depende de duas pessoas: do Presidente, da confiança e da vontade que ele tenha em que eu continue – e tivemos uma conversa relativamente a esta matéria que me deixou esclarecido depois das eleições, dado que tínhamos combinado esperar até às eleições –, e depende de mim, da minha motivação e satisfação de entrar no Clube todos os dias. E, sobretudo, enquanto me sentir útil ao projeto, que posso fazer mais qualquer coisa e sentir que trabalhamos todos de forma coesa e solidária e que somos, efetivamente, um todo. Enquanto sentir isso, estou de corpo e alma aqui.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.