Renato Sanches e Bernardo Silva travados por uma “engenharia” que atira Portugal para o playoff

Um início prometedor. Primeiro remate à baliza de Portugal sobre a Sérvia, num jogo decisivo para o apuramento português para o Mundial-2022, resultou em golo. Um ambiente de euforia na Luz, após um erro individual de Gudelj, esse médio que passou pelo Sporting, que perdeu para Bernardo Silva. Renato Sanches é quem aproveita e atira muito forte à entrada da área para fazer a festa. Dois minutos de jogo! O mais complicado estava feito? Puro engano. Seguiu-se um período de enorme sofrimento, sobretudo na primeira parte, perante uma Sérvia bem mais acutilante, pressionante e inteligente na ocupação dos espaços.

Portugal recuou e, à exceção de alguns raides de Renato Sanches ou Bernardo Silva, Portugal quase não existiu na sua linha ofensiva. Eram Rúben Dias e José Fonte que, perante a pouca inspiração de Nuno Mendes e Cancelo, iam brilhando e anulando males maiores. Só não conseguiram evitar, à passagem da meia hora, o remate de Tadic que empatou o jogo num lance em que Rui Patrício ficou muito mal na fotografia. O empate acabou por ser um mal menor para Portugal que, além do golo, ainda viu Vlahovic a atirar uma bola ao ferro nos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, o ritmo sérvio abrandou um pouco. Portugal tentou equilibrar e controlar melhor o jogo e o… resultado que ia permitindo o apuramento. As entradas de Palhinha e Bruno Fernandes deram nova injeção de confiança e Portugal cresceu, ainda que de forma tímida e sofrida na partida. Rúben Neves e João Félix acabaram por ser apostas nos instantes finais e a Sérvia, mesmo a terminar com três pontas-de-lança, nunca atirou a toalha ao chão. E foi premiada com um golo, por Mitrovic, após brilhante assistência de Tadic, a gelar a Luz em cima dos… 90’. Portugal começou a sonhar e terminou num verdadeiro pesadelo. Uma derrota que acaba por se justificar. Apesar dos melhores argumentos portugueses, a Sérvia foi melhor equipa e a que mais fez por ser feliz.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.