Ciclismo no Benfica só deve ser uma realidade em 2023

Rui Costa, recém-eleito presidente do Benfica, prometeu, durante a campanha eleitoral, tudo fazer para que o clube tenha novamente uma equipa de ciclismo. O anúncio, que representa um corte com o passado recente, no qual Luís Filipe Vieira excluiu essa possibilidade, implica, agora, um longo trabalho pela frente. Em causa está não apenas a necessidade de encontrar um patrocinador, como também todo um processo burocrático que só estará completo, na melhor das hipóteses, em 2023.

Depois de ter sido um dos pioneiros da modalidade em Portugal, o Benfica decidiu suspender o ciclismo no final de 1978, retomando-o em 1999, com triunfo de David Plaza na Volta a Portugal. No final de 2000, e com vários ciclistas contratados, o então presidente das águias Manuel Vilarinho, alegando dificuldades financeiras e dívidas acumuladas (liquidadas ao longo do tempo), suspendeu a modalidade. O regresso mais recente à estrada verificou-se em 2007, numa parceria com a empresa de João Lagos, tendo sido formada uma equipa de elites e outra de sub-23, com um contrato de cinco anos que acabou por ser cancelado em finais de 2008.

Se encontrar patrocinador, o Benfica terá de ultrapassar outro obstáculo, neste caso burocrático e relacionado com o número de equipas Continentais em Portugal. «Na próxima temporada, vamos ter dez equipas. Será sempre, e em qualquer circunstância, o número máximo que poderemos ter em Portugal. Neste caso, estamos a falar de uma possibilidade que só poderá ser viável a partir 2023 (…) », explicou Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.