Jorge Jesus admite que apuramento vai ser discutido com o Barcelona e não com o Bayern

O Bayern Munique-Benfica vai “pôr à prova” os comandados de Jorge Jesus, técnico que, na antevisão do encontro da 4.ª jornada do grupo E da Liga dos Campeões, sublinhou o seu entendimento quanto à importância do mesmo para o objetivo de seguir rumo à próxima fase: “Os jogos que passam pelo apuramento são com o Barcelona e Dínamo Kiev.”

Mas o treinador das águias não se dá por vencido quando olha para um Bayern Munique “poderoso” técnica, tática e fisicamente que colocará “dificuldades” a que os lisboetas não estão habituados. Mesmo assim a fórmula para ferir os germânicos passa por “explorar as saídas rápidas“, pois, entende, o rival deste dia 2 de novembro “defende com pouca gente” e “pode ser surpreendido“. “Teoricamente estamos preparados, vamos ver na prática“, atirou em conferência de Imprensa no Benfica Campus.

Jorge Jesus

Olhando para o tempo de recuperação curto e após admitir que o empate com o Estoril afetou a equipa, como está o grupo a encarar esta deslocação a Munique?

Foi um jogo especial, porque o empate, no momento em que foi, emocional e psicologicamente deixa a equipa e o seu treinador completamente sentido por perder dois pontos, mas isso faz parte da vida. Temos de saber conviver com isso. No domingo anterior vencemos no último minuto do jogo e agora empatámos. No momento mexe com a equipa, mas agora é outro jogo, para outra competição, com um adversário com um poder muito grande que nos vai pôr à prova. Quanto aos dias que temos para preparar o jogo… são os mesmos que tem o treinador do Bayern Munique. Faz parte da calendarização e temos de passar as coisas mais teóricas, pois o tempo que temos com os jogadores só dá para passar mais os aspetos teóricos do que práticos.

Jorge Jesus

“No domingo anterior vencemos no último minuto e agora empatámos. Temos de saber conviver com isso. Mas agora é outro jogo, outra competição, com um adversário com um poder muito grande que nos vai pôr à prova”

Jorge Jesus

Defrontou o Bayern Munique ao serviço do Belenenses [em 2007/08], encara este jogo como o fez na altura? Tem utilizado Nemanja à direita, será para manter?

A pergunta é interessante, até porque já passaram alguns anos, não sei se se lembram da equipa do Bayern Munique, mas eu recordo-me. Tinham o Luca Toni e o Podolski como pontas de lança, o Ribéry pela esquerda e o Schweinsteiger pela direita, uma equipa poderosíssima. Todas as pessoas pensavam naquela altura que o Belenenses ia ser goleado e perdemos por 1-0. O cenário não é igual, porque esta equipa do Benfica é muito mais poderosa que o Belenenses daquele tempo. Sabemos que o Bayern Munique é uma equipa que vem sendo construída com uma ideia de jogo muito própria, a sua matriz de jogo tem sido idêntica, mesmo com treinadores diferentes, mas o que mais sinto é que é uma equipa muito forte fisicamente. São fortes tecnicamente, os jogadores, por muita organização defensiva que os adversários tenham, tiram da frente os oponentes no um contra um com facilidade. Isso é meio caminho para desequilibrar. Mas estamos preparados para este jogo. Não é este jogo que nos vai dar a classificação. Todas as pessoas, após o sorteio, o que é normal, colocaram o Bayern Munique e o Barcelona nos dois primeiros lugares, mas o Benfica discute esse apuramento. Os jogos que vão ditar se o Benfica é ou não apurado são os que faremos frente ao Barcelona e Dínamo Kiev. Também é preciso um pouco de sorte no que acontecer no Dínamo Kiev-Barcelona, estamos num grupo muito forte. Nemanja na equipa inicial? É preciso defender melhor, em princípio não.

Jorge Jesus

“Estamos preparados para o jogo. Após o sorteio todas as pessoas colocaram o Bayern Munique e Barcelona nos dois primeiros lugares, mas o Benfica discute esse apuramento”

O Bayern Munique foi eliminado da Taça da Alemanha, perdendo por 5-0 com o Borussia de Mönchengladbach. É possível juntar o melhor Benfica do Estádio da Luz com algum segredo que tenha sido explorado pelo Borussia Mönchengladbach?

Também vi esse jogo. Mas o Bayern Munique vai fazer mais 10 jogos contra essa equipa e, se calhar, não perde mais nenhum. O futebol tem destes momentos inexplicáveis, mas eu percebi porque perdeu por 5-0 num momento muito forte da época. Os jogadores nem sabem explicar, como disse o Müller. Disse que se perderam… é algo que acontece no futebol. Já sabíamos que o Bayern Munique não é forte em tudo, por exemplo, temos de tentar explorar as saídas rápidas para o ataque, porque defende com poucos jogadores, como o Benfica, e tentarmos melhorar em duração de jogo. O nosso balão murchou após o 0-2 no jogo da Luz e isso não pode acontecer, temos de jogar o máximo tempo que é possível.

Jorge Jesus

“Temos de tentar explorar as saídas rápidas para o ataque, porque o Bayern Munique defende com poucos jogadores, como o Benfica, e tentarmos melhorar em duração de jogo. O nosso balão murchou após o 0-2 no jogo da Luz e isso não pode acontecer”

O Bayern Munique precisa apenas de um ponto para garantir já a qualificação, isso pode ditar alguma perda de intensidade?

Não, as equipas poderosas, por muito que não estejam tão poderosas num jogo como são capazes, o seu poder é para terem sempre uma qualidade superior em relação à maior parte dos adversários. Todos pensam em ganhar contra todos os adversários, mas sabemos a realidade dos factos. Sabemos que podemos ganhar, mas vamos defrontar uma equipa que vai obrigar a defender muito, a sair de zonas de pressão que se calhar não vamos conseguir, e a cenários do jogo que até agora não fomos confrontados. Teoricamente estamos preparados, vamos ver na prática. Os jogos que passam pelo apuramento são com o Barcelona e o Dínamo Kiev. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.