Jorge Jesus admite rotatividade frente ao Trofense

Em conferência de Imprensa, Jorge Jesus anteviu o Trofense-Benfica, da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, agendado para este sábado, 16 de outubro, às 20h15. O treinador deixou a garantia de que as águias trabalharam “com muito detalhe para este jogo”.

No Benfica Campus, diante dos jornalistas, o técnico vaticinou um estádio lotado e “um cenário bonito”; admitiu que haverá rotação na equipa; avisou sobre “a qualidade do adversário”; e explicou as razões para apostar frequentemente no sistema com uma linha de três defesas-centrais.

Tendo em conta que o Benfica regressa às competições após pausa para as seleções, o que espera desta deslocação à Trofa?

O Benfica vai iniciar a participação numa competição importante na calendarização do futebol português, mas também é uma competição que me diz muito. É uma competição em que os clubes mais pequenos pensam – e bem – que podem chegar a uma final. Todos os anos sabemos disso e somos surpreendidos. Vamos tentar que isso não aconteça, respeitando o Trofense. Trabalhámos com muito detalhe para este jogo, sabendo que o estádio vai estar lotado, apesar de levar 5000 ou 6000 pessoas. Vai ser um cenário bonito, um jogo emotivo com uma equipa que está na II Liga e que acha que pode eliminar o Benfica. Nós temos de pensar que temos de ganhar este jogo, porque é um dos grandes objetivos da época.

Jorge Jesus

“Vamos tentar ajustar a competitividade a todos os jogadores para que a equipa tenha andamento”

Jorge Jesus, treinador do Benfica

Tendo em conta o calendário apertado do Benfica e com o jogo com o FC Bayern à porta… vai fazer poupanças neste jogo, com o Trofense, a pensar na Liga dos Campeões?

Há vários jogadores que ainda não chegaram, nomeadamente os sul-americanos [Lucas Veríssimo, Otamendi e Darwin]. Terá de haver alterações por aí; as outras têm que ver com alguns jogadores que não têm jogado tanto e outros que têm recuperado de lesões, nomeadamente o Valentino. Vamos tentar ajustar a competitividade a todos os jogadores para que a equipa tenha andamento, seja em que jogo que for.

O Benfica perdeu e empatou nos únicos dois jogos que tem com o Trofense. Olhando para estes dados, vai lançá-los antes do jogo para avisar os jogadores?

Há a história dos resultados, isso não se pode negar, mas as equipas são diferenciadas do que eram na altura [2008/09]. Agora, se a equipa está avisada sobre o facto de o jogo ser competitivo, isso está. Agora, se está que o Benfica já perdeu com o Trofense? Isso não tem efeitos práticos numa equipa de futebol. Vamos tentar identificar a qualidade do adversário e trabalharmos sobre isso para não sermos surpreendidos.

Jorge Jesus

“Vai ser um cenário bonito e um jogo emotivo. O estádio vai estar lotado”

A Taça de Portugal, às vezes, é sinónimo de estreias. Podemos antecipar alguma estreia na equipa do Benfica?

O Trofense é uma equipa profissional, da II Liga, e tenho de ter cuidado com a convocatória. O Tomás Araújo, por exemplo, está na convocatória e vai para o jogo. Todos os outros… grande parte já jogou na Champions ou no Campeonato.

O Meïte é um reforço que já não joga há vários jogos. Dado que falou em rotatividade na equipa, aproveitou este tempo de paragem para o fazer crescer?

O Meïte, como outros, são jogadores, em termos estratégicos, que têm mais dificuldade em conhecer as nossas ideias. Estes jogos são fundamentais para eles jogarem e terem uma ideia da estratégia da equipa. O facto de ele não ter ido à seleção é uma vantagem, porque teve mais tempo para trabalhar e poder ir a jogo com o Trofense.

Há muitas equipas a jogar com uma linha de três defesas e o Benfica também o faz. Por que razão isto está na moda e o que é que o Benfica ganha por jogar com uma linha de três defesas?

Está a jogar-se muito na Europa com uma linha de três. Comecei a minha carreira de treinador, no Amora, há 35 anos, com uma linha de três defesas. É um sistema que não tem segredos, mas não é fácil de trabalhar, porque os jogadores não são formados para jogar em 3x4x3 ou em 3x5x2. Tem vantagens e desvantagens, que estão dependentes das dinâmicas que o treinador coloque na equipa e das características dos jogadores. No Benfica optei por isso, na segunda parte da época passada, porque achei que havia jogadores que podiam render mais.

Jorge Jesus

Recebeu o prémio de Melhor Treinador do mês de setembro. Está orgulhoso?

Isso é em função da vida do treinador e da equipa. O Benfica tem estado a ganhar e isso é a justificação dos resultados que o Benfica tem feito. É mais um troféu importante, porque é o dia a dia de um treinador.

Rui Costa ganhou as eleições do Benfica de forma clara. O que achou dos resultados destas eleições?

A tranquilidade de uma equipa tem alguma influência em relação à estrutura do Clube. O Benfica é um clube com estabilidade ao nível das direções e os clubes que andam em eleições todos os anos quase nada ganham. Isso é um facto. A escolha está feita e esperamos que o Benfica tenha estabilidade para se reorganizar numa perspetiva de crescimento. Isso vai dar segurança para o futuro. Mas todos nós, no futebol, estamos dependentes de resultados.

Jorge Jesus

O seu futuro foi um dos temas discutidos na campanha eleitoral. Gostaria de renovar contrato com o Benfica?

O treinador é os resultados. Não é um tema, para mim, importante de momento. O importante é criar estabilidade e ter as condições – e temos todas – para que o Benfica continue num patamar de conquistas. O treinador vive em função de resultados, apesar de uns terem mais créditos do que outros. Isto não é como começa, mas como acaba, e para já não é tempo de falarmos da minha renovação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.