Francisco Benitez na BTV explicou o seu projecto para o Benfica

Francisco Benitez, candidato à presidência do Benfica, deu uma entrevista à BTV, esta terça-feira.

Nomeados para a SAD com experiência comprovada no futebol: “São pessoas que já estão comprometidas e são verdadeiros profissionais de futebol. Queremos mudar a composição da SAD. Temos tido gestores financeiros e um administrador que percebe de futebol. Queremos alterar isso. Queremos mais gente a perceber de futebol. O perfil está definido para o que queremos para a SAD. Credível, competente e com provas dadas, alguém que já trouxe clubes da II Divisão até às competições europeias, alguém que terminou carreira e fez curso em economia. Falamos de gente que conhece o futebol, podem dar mais valia à gestão.”

Consequências de mais processos: “Mantenho. Já houve tantos. Enquanto não se avançar para um auditoria a todas as sociedades do Benfica para perceber a extensão destes problemas, teremos sempre a duvida, se haverá mais processos judiciais. Temos que perceber o que foi feito de mal e acabar com estes sentimentos. Isto será feito nos primeiros 100 dias de mandato. Por uma empresa com independência. E depois vamos apresentar em AG os resultados. Os sócios devem estar informados por nós, não pelos jornais ou pelas televisões.”

Maioria na SAD: “É um ponto de honra. Os sócios do Benfica têm que comandar o clube. A mais pequena hipótese de perder o capital da SAD e o poder de gestão levava a demitir-me.”

Falar com John Textor: “O presidente do clube deve estar aberto para falar com toda a gente. Temos que perceber se querem investir, por amor ou ajuda, ou se querem especular com o Benfica.”

Direito de preferência sobre ações de Vieira: “Acho que não deve ser feito. O Benfica tem o suficiente para continuar a controlar a SAD. O Benfica tem muito onde utilizar o dinheiro.”

Alteração de estatutos: “A revisão dos estatutos é um processo longo. Há varias etapas que se tem que ultrapassar. Uma delas é haver a discussão com os sócios sobre o sentido que queremos dar aos estatutos. É urgente fazer esta alteração estatutária.”

Permanência de Jesus e plano estratégico: “Comigo, o Jesus vai terminar o contrato que tem e vou dar-lhe todas as condições que necessitar para cumprir os objetivos desta temporada. Outra das medidas preconizadas nos primeiros 100 dias é criar um plano estratégico do futebol, com gente que realmente percebe da modalidade. Se o treinador não tiver em sintonia com esse plano, não terá lugar no Benfica. O objetivo é colocar o Benfica no top da Europa nos próximos oito anos. Não quero navegações à vista. Um dia aposta-se na formação, no outro dia gastam-se 100 milhões de euros.”

Estrutura: “Vamos ter um diretor desportivo, que vai superintender tudo o que se relaciona com o futebol e vai estar em articulação direta com a direção. Teremos um team manager e um diretor de scouting.”

Filosofia da formação: “Vamos apostar em jovens, sim. Tem um peso muito grande. É uma forma de transmitirmos a mística do Benfica. Sempre que a formação pede importância, começamos a dizer que falta mística na equipa principal. A formação é um eixo importante. Não se viu isso em todas as épocas.”

Redução de atletas: “Não conseguimos baixar a massa salarial. Temos uma quantidade de atletas que não estão a jogar, estão emprestados, a quem temos que pagar salários. Isso tem que ser reduzido. Os tempos que aí vêm não serão fáceis. Há que reduzir, controlar custos e isso só se pode fazer com uma equipa à dimensão. Teremos menos jogadores contratados. Se os jogadores não pertencem ao plantel, não temos que os manter. É um custo supérfluo.”

Auditoria forense: Francisco Benitez, candidato à presidência do Benfica, realçou que é crucial começar o novo mandato com uma auditoria forense para que os processos contra o clube encarnado sejam uma coisa do passado.

«Já existiram tantos processos ligados ao Benfica e se não avançarmos para uma auditoria forense teremos sempre dúvidas. Se essa questão ficou por aqui ou se vai mais longe. É preciso uma auditoria forense a todo o grupo do Benfica para saber o que foi feito mal. Temos medidas que vamos implementar nos primeiros 100 dias e essa será uma delas. Queremos saber o ator de gestão, a relação entre empresas e queremos tudo claro e transparente. Tem de ser feito por uma empresa credível e sem ligação ao Benfica. Queremos depois uma Assembleia extraordinária para apresentarmos os resultados. Os sócios não ser informados do que está a passar através dos jornais», afirmou o candidato, em declarações à Benfica TV.

Evitar saída de jogadores: “Os jogadores vão deixar de ter a necessidade de ir para essas Ligas. A maior parte dos jogadores pretende estar nos grandes palcos. Se o Benfica lá estiver, a necessidade deles é muito menor. Se não reconhecerem capacidade ao Benfica para estar nesses palcos, vão tentar sair. A justificação mais fácil é o dinheiro. Temos ido a esses palcos de forma consistente. Queremos estar permanentemente entre as oito principais equipas da Europa, chegar com frequência aos quartos-de-final. Se assim fosse, jovens iam para a Ásia ou Médio Oriente onde se paga bem, vão para equipas que lhes dão o palco. Dizer que jovens querem só dinheiro cai por terra, porque não os vemos emigrar para Ásia e Médio Oriente. Concordo que a Liga também tem que melhorar. Se o Benfica for melhor, todas as outras equipas devem ser melhores.”

Objetivo desportivo: “O meu objetivo desportivo é ter hegemonia em Portugal, no mínimo três campeonatos a cada cinco, e uma presença regular na fase final, como os oitavos, os quartos, da Champions.”

Portal da Transparência: “Os sócios têm que saber o que se passa no Benfica. Vou bater-me por isso até ao fim. Os órgãos sociais têm que perceber que o Benfica é dos sócios, que devem explicações aos sócios. Eles têm direito a saber tudo. Quando estes dados não aparecem, especula-se, dá azo a coisas que prejudicam a imagem do Benfica. Os relatórios e contas não são suficientes. Aceder a esses documentos não tem sido fácil.”

Terminar com intermediários nas transferências: “Não quero gente que não aporta valor à transação e que ganhar dinheiro só porque estabelece contactos. Não tenho necessidade de ter intermediários a andar pela Europa a bater porta em porta para tentarem vender jogadores do Benfica.”

Número de mandatos: Francisco Benitez, candidato à presidência do Benfica, defendeu que é preciso limitar o número de mandatos à presidência do Benfica para dois.

«São dois mandatos cada um de quatro anos. É mais do que suficiente e até o Presidente da República fica oito anos. Acredito que é suficiente para implementar um plano estratégico que consegue levar as nossas ideias», assegurou o candidato, em declarações à Benfica TV.

Objetivo durante o mandato: «Quero a hegemonia em Portugal, que passa por três campeonatos. Quero estar na fase final da Champions, que passa por chegar aos oitavos de final ou quartos de final.»

Futebol feminino na SAD: “O futebol feminino deve ser muito apoiado, com empenho. Está a desenvolver-se rapidamente, há cada vez mais procura, o Benfica tem que responder como líder de mercado. Queremos que o futebol feminino passe também para a SAD, para dar às atletas todo o apoio, todas as condições no Seixal e para que joguem no Estádio da Luz. O futebol feminino não tem tanta atração, vamos ter que conseguir encher o estádio para ver a equipa feminina.”

Patrocinador global para as modalidades: “Vamos estabelecer um plano estratégico com o diretor-geral. Alguém com vastos conhecimentos nas modalidades, com objetivo claro de voltar a ter hegemonia. Queremos recuperar a hegemonia que já tivemos nas modalidades. (…) Fácil nunca é nada. Nos nossos órgãos sociais, teremos muita gente com talento no marketing. Será possível encontrar um patrocinador global para as modalidades. Terá uma visibilidade muito superior, ao invés de patrocinar só uma modalidade. Há outras ideias, propostas. Queremos encher pavilhões. O Benfica não tem trabalhado bem nisso.”

Captar adeptos para as modalidades: “O Benfica deve investir mais na captação dos adeptos, para que venham em maior número aos pavilhões. Nota-se a diferença quando assim é. Conseguimos um resultado histórico no andebol, num pavilhão com muita gente.”

Regresso do râguebi: “O râguebi pode jogar em sintético. É algo fácil de adaptar. Não é um investimento por aí além. É totalmente diferente jogar na Luz ou noutro local em Lisboa. O râguebi era uma modalidade fortíssima no Benfica. De há 20 anos para cá, é um calvário.”

Ciclismo dependente: “É uma missão, faz parte do nosso emblema, vamos ter que o trazer de novo, de uma maneira ou de outra. Aproxima o Benfica dos sócios. Gostam de ver passar a equipa de ciclismo. É uma modalidade cara, mas vamos ter capacidade para negociar com parceiros, para encontrar uma forma de criar a equipa.”

Estádio da Luz: Francisco Benitez, candidato à presidência do Benfica, reconheceu que o Estádio da Luz precisa de uma profunda remodelação e revelou o que pretende fazer.

«O antigo pião não tinha cadeiras. Nós sabemos que nos topos os adeptos não estão normalmente sentados, pelo que poderíamos retirar as cadeiras e passavam a ver o jogo de pé. Algo que normalmente já fazem. Isso iria aumentar significativamente o espaço. Ainda não fizemos as contas sobre o aumento, mas iremos avaliar em quantos lugares iriamos ter. Melhores o interior do estádio, onde os painéis eletrónicos são do tempo pré-histórico do digital. Colocar leds nas bancadas envolventes. Aumentar o conforto das cadeiras, que um dia eram vermelhas e agora são cor-de-rosa. Criar infraestruturas que torne tudo mais rentável com écrans leds a passar publicidade e aumentar as receitas do Benfica», explicou o dirigente, em declarações à televisão do Benfica.

Benitez também aposta em melhorias noutras zonas: «A linha do metro estão a fazer expansão perto e queremos trabalhar com o metro para criar uma galeria que ligue ao complexo do Benfica, que pode ter restaurantes e os sócios podem utilizar essa galeria. Também pode ser utilizada para explorar o parque do estacionamento da Luz, que não é utilizado durante a semana. Podem vir da IC19, deixar o carro no estacionamento, apanhar a galeria e ir para o metro.»

Mudanças em torno do recinto: «O Estádio da Luz está um pouco no enclave entre duas vias rápidas e isso deveria ser alterado para dar mais conforto aos sócios. Queremos também alterar coisas que tragam mais receitas. O naming do estádio tem sempre passar por uma assembleia geral dos sócios não com 100 pessoas. Para tomarem uma decisão pesada como mudar o nome do Estádio da Luz tem sempre de ter o acordo maciço dos sócios.»

Melhorias nas restantes infraestruturas: «Temos de aumentar o Seixal para termos mais equipas. Hotéis e universidades não acho que seja por aí. O Seixal será aumentado sempre que justificar para os atletas terem melhores condições de treino e mais vitórias.»

Negócios com jogadores da formação: “Foram prematuros. Fico com pena de não termos aproveitado mais esses jogadores. Ficámos com os ovos e as águias voaram para longe. Não queremos deixar sair esses atletas sem estarem dois ou três anos na equipa principal do Benfica, no mínimo. Depois, podem seguir o caminho normal, mas antes devem contribuir para vitórias. Quero evoluir as condições do Seixal para benefício do Benfica. O caso do João Félix? A regra vai ser segurar os nossos atletas o mais tempo possível, com garantias de presença na equipa principal. Além disso, vão ter garantias de que a equipa vai estar no top-8 da Europa regularmente.”

Melhoria da liga portuguesa: “A Liga devia fazer esse trabalho. Se fosse mais rigorosos nos castigos aplicado, no cumprimento dos regulamentos, em tudo o que melhorasse o futebol, enfim, hoje teríamos uma liga competitiva. Até o quadro competitivo deveria ser revisto para melhorar o produto. A Liga preocupa-se com outras coisas.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.