Fundação Benfica promoveu treino conjunto entre Benfica e seleção afegã de Futebol feminino

O campo sintético do Estádio do Sport Lisboa e Benfica foi palco, no dia 2 de outubro, de um momento de convívio entre atletas femininas do Clube e do Afeganistão. Um jogo no qual esteve evidente uma paixão em comum (jogar futebol), assim como o espírito de união e solidariedade.

Numa iniciativa protagonizada pela Fundação Benfica, foi possível reunir jovens futebolistas do Benfica e do Afeganistão. Sempre na linha da frente no que diz respeito à assistência humanitária, a Fundação Benfica não faltou à chamada e, mais uma vez, estendeu a mão a quem mais precisa, dizendo “presente”.

Antes do treino de conjunto realizado no período da tarde, as jovens afegãs tiveram a oportunidade de visitar Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Posteriormente, já no campo sintético, cada uma das atletas foi presenteada com um kit entregue pelas equipas Sub-15 e Sub-16 do Glorioso.

Um momento acompanhado de perto pelo presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, e da capitã da seleção feminina do Afeganistão, Farkhunda Muhtaj – que também recebeu uma camisola por parte de Carlos Moia.

Treino conjunto com jovens afegãs

Mensagem de acolhimento

Carlos Moia foi o primeiro a dirigir algumas palavras ao grupo de trabalho das jovens afegãs. “As pessoas em Portugal são generosas, muito acolhedoras e vocês vão sentir isso. O Benfica quer proporcionar-vos várias experiências e, por agora, esse kit que vos foi entregue, vai ajudar-vos a que continuem a fazer aquilo que realmente gostam: jogar futebol. Na terça-feira, estarão presentes no jogo da UEFA Champions League, entre a equipa feminina do Benfica e do Bayern Munique. Desejamos tudo de bom e, em Portugal, podem constatar o quão amigos somos com todos”, salientou o responsável.

Farkhunda Muhtaj, por sua vez, aproveitou o momento para, mais uma vez, manifestar o seu agradecimento por esta iniciativa levada avante pelo Clube – e por todas as outras nos últimos dias. “Antes de mais, quero agradecer ao Benfica por tudo o que tem feito pela equipa nacional feminina do Afeganistão. Estamos honradas por fazer parte de um clube tão grande e com todo o apoio a ser manifestado em todos os momentos. Eles estão a dar-nos um presente incrível, que é esta oportunidade para a equipa nacional de jovens do Afeganistão jogar contra as jovens jogadoras do Benfica e, a mim, deram-me a oportunidade de treinar com a equipa principal feminina. Obrigada pelo vosso apoio, generosidade e gentileza para connosco“, enalteceu a capitã da seleção feminina do Afeganistão.

Treino conjunto com jovens afegãs

Welcome Through Football

O projeto que está inserido na Fundação Benfica tem como principal objetivo integrar e auxiliar os refugiados e, fruto disso, o presidente executivo salientou os motivos que levaram a Fundação Benfica a abraçar esta ação.

“Esta situação encaixa-se no nosso projeto e não podíamos deixar de estar dentro dela quando falaram connosco e nos pediram apoio. O Benfica está sempre disponível para todos, sejam eles mais ou menos carenciados. Mas, para os grandes carenciados, temos de estar presentes em todas as áreas como, por exemplo, catástrofes ou refugiados. Foi bom conseguir trazer estas jovens a partir do Canadá e dos Estados Unidos da América. O nosso papel, e o mínimo que podemos fazer, é receber bem os nossos convidados. Enquanto portugueses, sabemos receber bem as pessoas. Somos afáveis, amigos, carinhosos e humildes. Penso que, no geral, muitos dos refugiados que passam por Portugal acabam por se ir embora… Mas espero que fiquem. O Benfica está de portas abertas, disponível e pronto para ajudar verdadeiramente quem precisa”, assinalou Carlos Moia.

Treino conjunto com jovens afegãs

Farkhunda Muhtaj louvou actitude de um “clube de classe mundial”

Com várias restrições no Afeganistão, a capitã da seleção feminina de futebol foi a porta-voz do sonho destas jovens: jogar futebol.

“No Afeganistão, jogar futebol está a ir contra as normas sociais. Muitas raparigas estão à procura de uma vida positiva quando competem no desporto e, especialmente, no futebol. O futebol é a identidade delas e é isso que adoram fazer. É a sua paixão. Assim, para poderem continuar esta jornada e ter um novo capítulo na sua vida, têm aqui uma oportunidade fantástica em torno de um clube de classe mundial. O Benfica proporciona instalações de topo, tanto apoio a estas raparigas e, agora, elas estão a treinar aqui com as jovens do Benfica em instalações maravilhosas. Têm tanta sorte e agradecem ao Benfica, ao povo português por continuarem a proporcionar a estas raparigas excelentes condições de formação”, afirmou Farkhunda Muhtaj.

Treino conjunto com jovens afegãs

Testemunhos na primeira pessoa

Fatema Urfani e Sadaf Sharifzada foram duas das jovens afegãs que falaram sobre esta experiência proporcionada pela Fundação Benfica.

“Foi uma sensação agradável. Quando soubemos que íamos ter um treino, senti-me realmente feliz. Pela primeira vez em Portugal, treinámos contra uma equipa poderosa, e foi uma oportunidade muito surpreendente“, destacou Fatema Urfani.

“É realmente bom depois de seis semanas de treino e, pela primeira vez, penso que é um sítio seguro para nós. Irei lembrar-me deste dia“, vincou Sadaf Sharifzada.

Antes deste momento de convívio com as atletas do Benfica, a equipa de jovens afegãs visitou o Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Encantadas e maravilhadas, as duas não esconderam a felicidade!

Gostei! Quando estava no autocarro a caminho daqui e vi o Estádio… comecei a pensar que realmente ia ali, e foi incrível“, revelou Fatema. “É um Estádio maravilhoso. É a primeira vez que aqui venho e ver tudo isto é realmente interessante”, reforçou Sadaf.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.