Fernando Pimenta sagra-se Campeão do Mundo em K1 1000

Fernando Pimenta, canoísta do Sport Lisboa e Benfica, sagrou-se na manhã deste sábado Campeão do Mundo em K1 1000, ao conquistar o Ouro no Mundial que decorre em Copenhaga, na Dinamarca.

O português, recente vencedor da medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, juntou agora a medalha de Ouro no Mundial, ao percorrer a distância em 3:25.82. O pódio ficou completo com o húngaro Balint Kopasz (3:26.49) e o bielorrusso Aleh Yurenia (3:30.47).

Numa prova realizada sempre a alta velocidade, o canoísta natural de Ponte de Lima arrancou bem, fixou-se entre os atletas da linha da frente, passando para a dianteira pouco antes dos 500 metros. A partir daqui, sempre com uma boa remada, Fernando Pimenta resistiu aos avanços de Balint Kopasz e conquistou a primeira medalha lusa na competição.

Fernando Pimenta vai voltar a lutar por medalhas no domingo, na final A em K1 5000. A prova está agendada para as 15h25 portuguesas, em Copenhaga.

Fernando Pimenta

DECLARAÇÕES

Fernando Pimenta (canoísta do Benfica): “Foi uma prova louca, rápida, tal como nos Jogos Olímpicos. Todos os atletas são muito bons. Demos um lindo espectáculo de canoagem. É importante terminar este ciclo olímpico com esta medalha. Queria ter conquistado a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos, mas fiquei satisfeito com o Bronze. Agora conquistei o Ouro e estou muito feliz.”

«Chegámos a ponderar não vir ao Campeonato do Mundo. Estava muito cansado física e psicologicamente. Estava mesmo no limite, mas olhava para a linha de meta com o objetivo de um dia a minha família e filha dizerem que valeu a pena aqueles momentos de sacrifício longe deles, abdicar de tudo e de todos e trabalhar com o meu treinador, que sempre acreditou que este título era possível», disse.

«Este ouro sabe muito bem. Foram anos muito difíceis, muito duros. Sempre a tentar inovar, melhorar, com alguns altos e baixos. Aprendemos com alguns momentos mais baixos, mais duros. Esta última fase de treino após os Jogos Olímpicos foi muito complicada», explicou ainda o atleta natural de Ponte de Lima, que celebrou o 107.º pódio em provas internacionais.


Benfica parabeniza Fernando Pimenta através do site oficial do clube.

“Parabéns, Fernando Pimenta. A tua excelência enche de orgulho todos os Benfiquistas e é uma inspiração para todos nós.

Depois do enorme brilhantismo nos Jogos Olímpicos, a tua determinação ficou uma vez mais vincada neste Campeonato do Mundo. É essa ambição permanente que faz de ti um atleta tão especial. O teu benfiquismo é uma referência para nós.

Parabéns, Campeão do Mundo!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.