
O feito alcançado pela equipa feminina de futebol do Benfica, não foi apenas histórico no escalão, mas sim no futebol nacional no geral. O apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, fazendo cair as campeãs dos Países Baixos do Twente (sete participações na Champions), veio trazer a terceira equipa benfiquista neste nível da prova para esta mesma temporada.
Depois de garantidos os sub-19 na UEFA Youth League, competição para a qual somos participantes habituais, foi a turma sénior masculina a garantir o apuramento para a Liga dos Campeões, arrecadando cerca de 37 milhões de euros. Agora ficou completo o triplete de participações nesta competição onde todos almejam estar, mas apenas os melhores conseguem entrar. A entrada das senhoras na fase de grupos valeu ao Benfica um encaixe de cerca de 500 mil euros.
Curiosidade para o facto de tanto em masculinos como em femininos, as equipas do Benfica chegam a esta fase em prejuízo de duas equipas holandesas. Para os caso o PSD e o Twente respectivamente.
Nuno Alexandre Costa