João Noronha Lopes não se candidata, não apoia Rui Costa mas continuará a ser voz activa

João Noronha Lopes, candidato derrotado por Luís Filipe Vieira nas eleições do ano passado, revelou, esta quinta-feira, que não será candidato ao ato eleitoral do próximo dia 9 de outubro. O empresário justifica a decisão pelo «contexto familiar e profissional» que vive agora.

«Candidatei-me às últimas eleições porque considerei que era necessário virar a página e lutar por um Benfica mais credível e transparente. Denunciei os vícios do vieirismo e os riscos que o clube corria. O que se passou no último ano confirmou muito do que eu disse na minha campanha e a história deu-me razão. Na noite da votação, disse, sem calculismos, que não seria candidato. O Benfica merece um presidente a tempo inteiro e tinha noção de que as condições que permitiram a minha candidatura não se repetiriam.

– Nas últimas semanas, ponderei seriamente a possibilidade de me candidatar novamente mas não o farei. Foi uma das decisões mais difíceis da minha vida e prende-se com fortes motivos familiares e profissionais. As circunstâncias atuais da minha vida não permitem que me recandidate. Sei que muitos adeptos vão ficar desiludidos mas peço-lhes que continuem a exercer a cidadania benfiquista», disse, reforçando: «Quem fez parte do passado recente do Benfica não tem condições para construir o futuro deste clube.»

João Noronha Lopes ainda que revelou que não será apoiante de Rui Costa.

«O que se passou nos últimos anos no Benfica não se pode repetir. É preciso garantir que se vira uma página. Relativamente a Rui Costa tenho grande admiração enquanto jogador. Estive lá na Fiorentina na festa de despedida. Mas, enquanto dirigente, não vou apoiar Rui Costa. E não vou apoiar Rui Costa porque faço um balanço do que tem sido a presença do rui costa em cargos diretivos há muitos anos. Quando tivemos uma OPA não vi uma palavra de Rui Costa, quando tivemos a demissão do presidente da Assembleia Geral, há pouco tempo, porque não concordavam com o adiamento da Assembleia Geral Extraordinária não ouvi uma palavra de Rui Costa. Onde estava Rui Costa nesses momentos? Estava completamente ausente de momentos graves do Benfica. Relativamente a outros candidatos não tenho conhecimento e será prematuro falar desse assunto», anunciou.   

João Noronha Lopes, candidato derrotado nas últimas eleições do Benfica, em conferência de Imprensa realizada esta quinta-feira, que continuará a ser uma voz activa.  

«Enquanto sócio nunca deixarei de dizer o que penso no meu timing e no fórum que entender adequado para o fazer. Mas o facto de não ser candidato não me inibe, enquanto sócio, de criticar este processo eleitoral. Os termos em que foi feita esta convocatória condicionam a possibilidade de fazer um debate sério sobre as razões que nos trouxeram aqui e sobre a melhor maneira de resolver os problemas para o futuro. O ato eleitoral teria todas as condições para ser transparente se, antes da convocatória, tivesse sido aprovado um regulamento eleitoral onde ficasse claro em que condições se faria o voto físico, como seriam feitos os debates na BTV ou como se fariam os acessos aos cadernos eleitorais de forma igualitária para todas as listas», apontou Noronha Lopes. 

«Deste modo, as regras das eleições apenas vão ser conhecidas a três semanas do dia da votação. Portanto, o problema não é de as eleições serem cedo demais. O problema é de as eleições serem feitas à pressa e sem que se conhecem as regras segundo vão decorrer. Infelizmente, estes sinais não sugerem uma mudança relativamente às práticas que condenámos no passado. O que reforça a minha convicção de que quem fez parte do passado recente do Benfica não tem condições para construir o seu futuro. Há uma responsabilidade de quem devia ter visto, de quem devia ter perguntado, de quem devia ter averiguado ou de quem, no mínimo, devia ter saído», acrescentou. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.