Benfica vendeu cara a derrota no dérbi da final do Torneio Internacional de Lisboa

Emoção até ao fim no dérbi deste domingo, no Pavilhão João Rocha. O terceiro jogo da equipa de basquetebol do Benfica no Torneio Internacional de Lisboa terminou com um desaire, no último segundo, por 82-79, diante do Sporting.

O treinador Norberto Alves não voltou a contar com Arnette Hallman por lesão. Quem também esteve ausente devido a lesão contraída no desafio com o Obradoiro foi o poste James Farr.

Na quadra, o duelo começou vivo, com as duas equipas muito interventivas na luta das tabelas, o que permitiu várias segundas bolas a ambos os emblemas. Na construção ofensiva, o Sporting apostava em transições mais rápidas, o Benfica oscilava entre o jogo interior e exterior através de ataques mais longos. A maior eficácia da linha dos três pontos colocou o resultado em 15-9, obrigando Norberto Alves a parar o jogo. O desconto de tempo surtiu efeito, com as águias a recuperarem no marcador, mas, ainda assim, o 1.º quarto terminou com os leões na frente, por 20-16.

2.º quarto começou com um triplo para cada lado. O Benfica mostrava grande variabilidade no ataque, com várias jogadas e concretizações na área pintada. Os verdes e brancos, por sua vez, apresentavam uma grande eficácia de concretização na linha dos três pontos. No final da primeira parte, a defesa mais agressiva dos encarnados obrigou o Sporting a três turnovers consecutivos e à recuperação no resultado até aos 39-36 com que se chegou ao intervalo.

Sporting-Benfica

A segunda parte arrancou algo incaracterística, com erros de parte a parte. O Benfica manteve uma defesa bastante agressivamelhorou na luta das tabelas e subiu a eficácia de lançamento, pormenores que permitiram às águias passar para a frente (44-45) a meio do 3.º quarto. Com os comandados por Norberto Alves na frente, a equipa de arbitragem teve algumas decisões duvidosas, isso acabou por ter efeito na equipa benfiquista e estes 10 minutos do dérbi fecharam com o resultado em 59-52

Bastante assertividade nos lançamentos de ambos os lados foi o que se viu no arranque do 4.º quarto. Todavia, com o passar dos minutos, as águias dificultaram o ataque do Sporting com uma defesa eficaz, estavam mais fortes nos ressaltos e viam (finalmente!) o tiro exterior a cair. Assim, foi consumada a reviravolta no placard aos 65-67. Os derradeiros minutos do dérbi reservaram muita emoção alternâncias no comando do resultado. A três segundos do fim, a equipa de arbitragem, numa decisão duvidosa, deu bola para o Sporting quando ficou a ideia de o esférico ter batido no pé de João Fernandes antes de sair. Dessa reposição, os verdes e brancos lograram um triplo e fecharam a contenda em 82-79.

Com este resultado, os encarnados terminaram o torneio de pré-época no 4.º lugar.

Benfica-Bétis

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): “Ganhámos o que queríamos ganhar neste torneio, mas, se tivéssemos vencido este jogo, ganhávamos o torneio. Não foi um jogo bem jogado, as duas equipas estavam muito cansadas. A nossa equipa não mostrou o mesmo nível de qualidade que mostrara nos últimos dois jogos. Foi a primeira semana a competir e já sabia que estaríamos muito cansados. Foi um bom torneio e as duas equipas portuguesas mostraram que se podem bater com equipas da Liga ACB. Isso é bom para o nosso basquetebol.”

Sporting-Benfica
82-79
Pavilhão João Rocha
Cinco inicial do Benfica
José Barbosa, Aaron Broussard, Travis Munnings, Betinho Gomes e Dennis Clifford
Suplentes
 Eduardo Francisco, José Silva, Hugo Silva, Guilherme Saiote, Diogo Gameiro e Tomás Barroso
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
20-1639-3659-5282-79
Pontuadores do Benfica
Betinho Gomes (21), Dennis Clifford (16), Travis Munnings (10), Tomás Barroso (9), Aaron Broussard (8), José Barbosa (7), José Silva (6) e Hugo Silva (2)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.