Pako Ayestarán “com manta curta” para enfrentar um Benfica muito bem trabalhado

Benfica e Tondela encontram-se este domingo, no Estádio da Luz (18h) em jogo da quarta jornada da Liga 2021/2022. Na projeção do confronto entre as duas equipas que vêm de resultados distintos, o treinador Pako Ayestarán falou de um jogo em que a lista de dificuldades a contornar será extensa.

Os encarnados vêm de uma vitória frente ao Gil Vicente e motivados pela entrada na Liga dos Campões, já os beirões foram derrotados em casa com o Portimonense: «Estamos perante um grande equipa, um grande clube, com grandes jogadores e com um treinador que não vai deixar que a equipa relaxe». No plano tático é capaz de entrar por dentro e por fora, «não tenho espaço na folha para apontar todas as dificuldades que vamos ter, mas logicamente temos que estar preparados para elas.»

Pako Ayestarán entende que a única forma do Tondela conseguir travar o poderio do Benfica é tentar tapar todos os buracos, «porque logicamente quando a manta é curta, às vezes tapas os pés e deixas a cabeça fora e o inverso, mas vamos tentar que a manta alargue o mais possível». E então não há pontos fracos no adversário que possam ser explorados? – O treinador do Tondela responde, assim: «Muitas vezes equipas deste nível, focam-se tanto no aspeto ofensivo que podem ter dificuldades na transição…mas neste momento está a defender essa transição a um nível muito, muito alto.»

O futebol é um jogo de erros, em que a qualidade dos jogadores fazem coisas extraordinárias, mas muitas das vezes as coisas também acontecem por falhas dos adversários. Estes vão sempre existir porque os jogadores são humanos, «vamos ver se nesse momento somos capazes de aproveitar…é um jogo em que vamos ter que estar com as linhas muito perto umas das outras, tratar de controlar a largura do Benfica.»

Os encarnados têm jogadores que ataca bem a profundidade, que este jogo nos sirva como equipa para continuar a evoluir». Mais do que virtudes que o Tondela possa ter para contrariar o Benfica repete a mesma ideia de outras antevisões incluindo na mensagem que passa para os jogadores: «em todos os jogos há uma oportunidade e neste estou convencido que haverá também…vamos preparar o jogo da forma que consideramos que podemos ter mais oportunidades contra uma equipa como o Benfica».

Pako Ayestarán vê um opositor mais equilibrado entre o ataque e a defesa e sobretudo como está a defender a transição, algo que na época passada não acontecia tanto. Até ao dia 31 de agosto ainda há possibilidade de melhorar o plantel do Tondela: «Estamos à procura mas só se for o jogador certo…», recusando a ideia de que falta um “matador” no plantel como Mario González. «É muito cedo para fazer essas análises…temos jogadores de qualidade na frente, tanto, Dani [Daniel dos Anjos] e Renat [Dadashov] e claro que é muito difícil que Tondela venha a ter outro jogador que faça 15 ou 16 golos…sabemos, também que vamos ter que repartir os golos entre mais jogadores», perspetivou.

Reforçada ficou a ideia de que o Benfica possa estar mais relaxado depois de uma serie de jogos vitoriosa, primeiro porque o seu treinador não permite: «enfrenta igual os jogos ante equipas grandes ou pequenas como nós. Nesta altura da época ter mais jogos numa equipa como o Benfica pode beneficiar…». A explicação é de que nestes inícios de época as partidas continuadas permitem aos jogadores adquirir a forma mais rápida…«e há o estado emocional positivo de ter passado a eliminatória da Champions onde estiveram a um nível alto», concluiu. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.