Jorge Jesus obrigado a rotatividade de jogadores frente ao Gil Vicente

Em conferência de Imprensa no Benfica Campus, o treinador Jorge Jesus fez a antevisão do próximo jogo da equipa frente ao Gil Vicente, em Barcelos, no âmbito da 3.ª jornada da Liga Bwin. “Convicção e confiança” na obtenção da sexta vitória seguida na temporada não faltam, como deu conta.

Manter o ciclo de triunfos na época perante um Gil Vicente que tem os mesmos pontos que o Benfica foi objetivo vincado por Jorge Jesus na antevisão, ele que elogiou um “adversário sempre complicado” em Barcelos. Quem ouviu palavras de louvor e elogios foi Morato, jovem defesa-central brasileiro que foi considerado como o “homem do jogo” no duelo frente ao PSV Eindhoven, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Gil Vicente em dois jogos na Liga Bwin tem duas vitórias. O que espera do desafio?

Os jogos em Barcelos sempre foram difíceis. O Gil Vicente começou muito bem, está na frente do Campeonato como o Benfica. O Campeonato português está muito competitivo, quando jogas fora tens muitas dificuldades em impor o teu jogo, pela qualidade das equipas. Temos o exemplo recente do Paços de Ferreira-Tottenham. É um Campeonato muito complicado. Será um jogo muito difícil, mas isso não tira a confiança e convicção, queremos a sexta vitória consecutiva. Acreditamos que temos todas as capacidades para vencer o jogo, o nosso grande objetivo.

Jorge Jesus

Pensa em fazer grandes mudanças na equipa titular?

Forçosamente têm de acontecer, não temos as 72 horas de recuperação e ainda não tenho conhecimento global dos jogadores que jogaram frente ao PSV. Temos feito trabalho de recuperação funcional, não ativa nem tática. Só amanhã [este sábado] terei mais convicção com alguns dados do departamento médico, importantes em função dos testes que faremos.

Disse que vai rodar a equipa frente ao Gil Vicente. Também está a pensar mudar o sistema tático? Vai ser um hábito durante a época, visto que jogou de maneiras diferentes com o Arouca e com o PSV?

Vai ser um hábito, mas este jogo é um pouco diferente, porque praticamente não há tempo de preparação. Ainda não chegámos às 72 horas de recuperação, os jogadores praticamente não treinaram e isso vai obrigar-me a mexer nos que estiverem mais carregados.”Morato foi o jogador do jogo frente ao PSV!”

Jorge Jesus

Morato tem surpreendido? Esperava que pudesse ajudar como o tem feito?

Morato foi o jogador do jogo frente ao PSV! Não surpreende, quando o lançámos no jogo e nos outros, no final da época passada, foi porque sentimos que é um jovem com capacidade para se afirmar no presente e no futuro. Quando um jogador dá respostas como as que ele deu, perante uma equipa que criou muitos problemas defensivos, e está à altura deles… por isso digo que o jogador do jogo foi o Morato. Há que dar continuidade, só depende dele. Tem um futuro muito grande no Benfica.

Na antevisão deste jogo, Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente, disse que  Jorge Jesus é uma das suas grandes influências e que olha para a equipa do Benfica e se inspira nela. Vê as suas ideias de jogo no Gil Vicente?

Claro que vejo. Analiso as equipas com quem jogamos, e neste caso é o Gil Vicente, e vejo ali coisas que eu digo assim: “Espera aí, já visto em qualquer lado.” Mas faz parte, temos sempre alguém que nos inspira quando estamos a iniciar a carreira de treinador. Sei que não é só ele, em Portugal e fora do país. É um jovem técnico que está a mostrar muita qualidade e a equipa do Gil Vicente está a apresentar um futebol também de grande qualidade.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.