Norberto Alves é o novo treinador do basquetebol do Benfica

Norberto Alves, de 53 anos (19.03.1968), é o novo treinador da equipa de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2021/22. Esteve na Oliveirense (foi bicampeão nacional) nas últimas quatro épocas.

Trata-se de um regresso a uma casa que conhece, pois foi treinador das águias em 2004/05 e 2005/06. A apresentação oficial decorreu ao fim da manhã desta sexta-feira, na sala de Imprensa do Estádio da Luz.

“Volto 15 anos depois a um clube muito diferente, mas também volto uma pessoa diferente, com muito mais experiência. Comungo dos valores do Clube: compromisso, esforço e vitória. O Benfica tem essa cultura. O meu percurso foi de alguns anos em diferentes contextos em que esteve a ser avaliada a minha capacidade de adaptação e de rapidamente dar respostas. Quero aproveitar o momento para agradecer à Oliveirense e ao vice-presidente do basquetebol, Hélder Albergaria, por terem facilitado esta transição para o Benfica”, reconheceu.

Norberto Alves

O Clube da Luz não é inédito na vida profissional de Norberto Alves. Porém, o treinador recusou vir “acertar contas” com a história. Assegurou que chega “para construir história”.

“Não venho acertar contas com nenhuma história. Venho para construir história. A equipa técnica trabalhou imenso nas últimas semanas, em trabalho de equipa, com objetivos bem definidos do que queremos. O plantel está fechado, com jogadores com um perfil de caráter e de compromisso com o clube onde estão. Quem contrata um treinador, contrata a sua forma de liderar, mas também jogadores que tenham hábitos de vencer. Os Benfiquistas vão ver que vamos ter jogadores que vão trabalhar em equipa, que respondam a um jogo coletivo. A equipa está preparada para trabalhar. Os treinos começam a 9 de agosto, antes há os exames médicos. Não vamos logo ter todos [os jogadores], porque alguns estão nas seleções nacionais. As coisas estão bem planeadas“, revelou.”O plantel está fechado, com jogadores com um perfil de caráter e de compromisso com o clube onde estão”

Técnico de currículo vasto, Norberto Alves começou pelo basquetebol feminino – Olivais FC – onde conquistou 1 Liga Portuguesa e 1 Supertaça. Representou o emblema de Coimbra entre 1998/99 a 2001/02.

Transferiu-se para a Académica e para o basquetebol masculino em 2002/03; em 2004/05 ingressou nas águias; regressou à Briosa em 2006/07, aí permanecendo até 2012/13, levando o clube até à final do Campeonato Nacional. Entre 2014 e 2016 teve a sua primeira e única experiência profissional fora de Portugal. Viajou até Angola e orientou o Recreativo do Libolo. Em 2017/18 voltou a Portugal para treinar a Oliveirense, projeto que termina agora para voltar ao Benfica.

Norberto Alves

Como treinador, Norberto Alves conquistou 2 Campeonato Portugueses, 2 Taças da Liga, 1 Supertaça, 1 Taça dos Clubes Campeões Africanos, 1 Campeonato Angolano, 1 Supertaça Angolana, 1 Taça de Angola, 1 Liga Feminina de Portugal e 1 Supertaça Feminina.

O percurso que me trouxe aqui foi de vitórias. Não nos esperam facilidades, vamos ter adversários fortes, o que é bom para a competição. Espero que, nesta época, a competição tenha todos os clubes com atitude positiva. Nós vamos dar o nosso contributo nesse sentido, mas queremos vencer, ninguém tenha dúvidas. O Benfica transmite valores que queremos que sejam exemplares para todos”, enfatizou o técnico.

Na experiência anterior – Oliveirense – o timoneiro conquistou vários títulos. Na apresentação oficial levantou um pouco do véu sobre o que pretende instituir no grupo que vai liderar.

“É evidente que ao treinador compete liderar, mas fundamentalmente tem de ajudar os jogadores a jogar bem. Para isso, eles têm de se divertir em campo. Temos de ajudar os jogadores e a equipa a evoluir e a jogarem coletivamente. Para se jogar bem é preciso que se divirtam, tenham compromisso e que coloquem a equipa em primeiro lugar. Os objetivos coletivos têm de estar sempre à frente de qualquer objetivo pessoal. Quisemos que os jogadores estrangeiros tivessem mais do que um ano de contrato para que percebam que estar aqui é uma enorme honra e que têm de dar tudo por esta camisola“, sublinhou Norberto Alves.

Norberto Alves

Com uma carreira heterogénea, o técnico adquiriu experiências diversas que vão do basquetebol feminino ao basquetebol de outros continentes, como África.

“Todos nós somos um acumulado de experiências. Quantas mais experiências diferentes, maior é a nossa competência. Ter estado no basquetebol angolano, ter jogado a Liga dos Campeões Africanos contra treinadores norte-americanos dá-nos experiência e permite-nos aumentar a capacidade de adaptação, de reflexão sobre a prática e de inovação. Os treinadores têm de ser inovadores, e num clube que quer ganhar não podemos copiar os outros, temos de criar. Todos os dias temos de transmitir criatividade e entusiasmo aos jogadores, porque eles estão sempre a olhar para o treinador. Não haja dúvidas”, alertou.

Terminada a apresentação oficial, o técnico visitou o Museu Benfica – Cosme Damião Conheceu um pouco mais da história do Clube e ficou impressionado.

“O Museu é impressionante, arrepia! É importante que todos os Benfiquistas se focalizem no mais importante, que é a história grandiosa e gloriosa do Clube. Quando estive aqui não havia sequer Estádio, estava a ser construído. O Museu é um local único de se visitar para se saber a história do Benfica, que mexe muito com as emoções das pessoas”, elogiou.

Fernando Tavares

Fernando Tavares: “Plantel está fechado”

Vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Fernando Tavares marcou presença na apresentação oficial do novo treinador da equipa de basquetebol e explicou as razões para esta escolha.

“O professor Norberto Alves é um treinador que conhecemos bem, regressa a uma casa que também conhece bem. Aquilo que o Benfica privilegiou – e o treinador é importante no desenvolvimento do modelo desportivo – foi a competência e capacidade para ganhar. O Norberto Alves é um treinador ganhador e é isso que se pretende no Benfica. Desejo-lhe as melhores das sortes”, explicou.

O plantel encontra-se fechado. Gostaria de tranquilizar os Benfiquistas nesse sentido. Na altura oportuna faremos a comunicação de todos os jogadores que compõem o plantel. Uma coisa é comum a todos: são jogadores de caráter, que vêm para ajudar, para trabalhar e para ajudar o Benfica a ganhar. Vamos tentar que fiquem no Clube mais do que uma época. Há aqui uma mudança de paradigma em relação ao atleta norte-americano. Havia um hábito no Benfica de se mudar todos os anos de atletas norte-americanos. Tentámos ter critério e quisemos jogadores comprometidos com o projeto do Benfica, com vontade e com caráter”, adiantou de seguida Fernando Tavares.”Norberto Alves é um treinador ganhador e é isso que se pretende no Benfica”

A época 2021/22 está a ser preparada com todo o rigor e ambição, para que o projeto encarnado chegue “ao patamar de hegemonia, elevado e ganhador”.

Trabalhámos muito nas últimas semanas com o professor Norberto Alves no sentido de dar um passo decisivo na consolidação do projeto do basquetebol. Um projeto desportivo demora dois a três anos a consolidar e trabalhámos muitas horas, dias e semanas seguidas para lançarmos os alicerces para um projeto consolidado. Terá pequenos ajustes, naturais na vida de qualquer projeto. Essa é também uma novidade no projeto do basquetebol do Benfica. Consolidando o projeto, mais rapidamente chegamos ao patamar de hegemonia, elevado e ganhador“, considerou o vice-presidente.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.