
De um lado as cores nacionais de Vertonghen (titular, 90 minutos), do outro as do também benfiquista Rafa (desta feita fora da ficha de jogo). Bélgica e Portugal defrontaram-se nos oitavos de final do Campeonato da Europa, em Sevilha, no Estádio Olímpico de La Cartuja. Ganhou a equipa nacional belga por 1-0, avançando para os “quartos”, enquanto a seleção lusa se despede da prova.
Thorgan Hazard, num potente remate de fora da área, fez o golo que valeu o triunfo dos belgas, aos 42 minutos.
Kevin de Bruyne, que tinha sido derrubado por João Palhinha no final da primeira parte – jogada que valeu o cartão amarelo ao português – não aguentou as dores e acabou por ser substituído por Dries Mertens logo no início da segunda parte, perdendo assim os belgas a sua unidade mais criativa.
Depois de uma primeira parte demasiado passiva, a Seleção Nacional assumiu a posse de bola no segundo tempo e conseguiu criar de imediato várias situações de finalização, por Diogo Jota, João Félix e Bruno Fernandes, os dois últimos já entrados aos 55 minutos, para os lugares de João Moutinho e Bernardo Silva. André Silva, Sérgio Oliveira e Danilo ainda entraram na equipa lusa.
Raphael Guerreiro deteve a melhor oportunidade para empatar a partida ao acertar no poste, num remate com o pé direito, aos 84 minutos.
A Bélgica vai jogar com a Itália nos quartos de final, em Munique, na Alemanha.