Judocas do Benfica aspiram às medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Anri Egutidze

Anri Eguditze, Bárbara Timo e Rochele Nunes, judocas do Sport Lisboa e Benfica, foram os convidados do programa da BTV “Benfica Olímpico”. Projetaram os Jogos de Tóquio e mostraram muita ambição na conquista de medalhas para Portugal.

O certame realiza-se na capital nipónica de 23 de julho a 8 de agosto. No judo, Telma Monteiro (-57 kg) é a primeira benfiquista a entrar em prova, a 26 de julho, seguindo-se Anri Eguditze (-81 kg), a 27, Bárbara Timo (-70 kg), a 28, e Rochele Nunes (+78 kg) compete a 30 de julho.

No balanço da medalha de bronze conquistada no Mundial de judo, Anri Eguditze, 19.º do ranking, falou da estreia nos Jogos Olímpicos e admitiu estar “um pouco ansioso para que chegue o dia”.

“O primeiro objetivo já foi concluído, que foi conseguir vaga em Tóquio. É a primeira vez que vou ter esta experiência e estou um pouco ansioso para que chegue o dia em que nos juntamos no aeroporto para voar para Tóquio. Na aldeia olímpica vamos estar todos fechados, vamos ter controlo total devido à COVID-19″, comentou.

O judoca celebrou o 3.º lugar conseguido recentemente em Budapeste, na Hungria, e revelou qual a meta que tinha para este ano.

Este Mundial deu-me mais motivação e acredito ainda mais em mim. Para este Campeonato do Mundo, o objetivo era conseguir uma medalha. Estive a preparar esta competição e estava confiante. O meu objetivo era conquistar três medalhas em três grandes competições. Falhei no Europeu, fiquei em 5.º, e no Mundial sabia que não podia falhar. Agora vêm os Jogos Olímpicos“, apontou.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil, Telma Monteiro conquistou a sua primeira medalha no certame, a de bronze. Anri Eguditze acompanhou o combate e recorda…

“Lembro-me que vi em direto a luta, ainda era júnior. Após ver a Telma vencer a medalha, o sonho de competir nuns Jogos aumentou. Desde 2017 que estou no ciclo dos Seniores e pensei sempre em conseguir uma vaga em Tóquio“, revelou.

Bárbara Timo, 15.ª do ranking mundial, assumiu que já sente “aquela ansiedade” própria de quem vai disputar os primeiros Jogos Olímpicos da carreira.

“Já há aquela ansiedade. Primeiro foi o sentimento de dever cumprido [por se qualificar para a competição] e agora sinto que estou a fazer tudo para chegar lá de consciência tranquila. Estou a trabalhar os detalhes, o trabalho em volume já foi feito. Há sempre coisas para ajustar e estou com a mentalidade de chegar aos Jogos e tirar ‘nota 10’, ou seja, conseguir medalhas. Os nossos treinos são de domingo a domingo e dividem-se entre o Benfica e os da Federação de Judo, em Coimbra. Não é fácil, mas é necessário. Vão ser os meus primeiros Jogos Olímpicos, mas a Telma [Monteiro] vai competir pela 5.ª vez nuns Jogos e vais-nos ajudar em tudo”, destacou.

Tal como Bárbara Timo, também Rochele Nunes, 11.ª do ranking, vai-se estrear nuns Jogos Olímpicos, na categoria de +78 kg.

“Estou entusiasmada. Vamos chegar aos Jogos Olímpicos com todas as condições para conquistarmos medalhas e trazermos um ótimo resultado para Portugal. Porém, temos de festejar este resultado que é a conquista da vaga. Fizemos história, os resultados foram melhores do que os esperados, mesmo com a pandemia. São os meus primeiros Jogos e vou querer aproveitar ao máximo, porque não há outro evento com a grandeza dos Jogos Olímpicos, apesar de ser diferente dos eventos de outros anos devido à pandemia. Claro que a Telma é uma inspiração para nós, tal como outros atletas portugueses, e até do Benfica, como o Pichardo”, considerou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.