Fundação Benfica distinguida com o Prémio de Responsabilidade Social

Fundação Benfica recebeu nesta sexta-feira, no Camarote Presidencial do Estádio da Luz, o Prémio de Responsabilidade Social referente ao mês de abril de 2021. Uma distinção atribuída mensalmente pela Fundação do Futebol – Liga Portugal, que reconhece os projetos e iniciativas de responsabilidade social desenvolvidos pelos Clubes ou Fundações a si associadas.

Ainda que a Fundação Benfica conte com múltiplos projetos em curso em diferentes áreas de intervenção, este prémio – entregue pela diretora-executiva coordenadora da Liga Portugal, Sónia Carneiro, a Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica – foi atribuído, em particular, ao projeto “Para ti Se não faltares!”.

Este projeto da Fundação Benfica, e que tem desenvolvido, é absolutamente extraordinário, e a Liga Portugal e a Fundação do Futebol estão atentas a todos os projetos desenvolvidos pelas nossas sociedades desportivas. Este é, de facto, um projeto que tem já provas dadas ao longo do tempo e neste mês [de abril] achámos que era o projeto que devia ser destacado”, reconheceu Sónia Carneiro, da Liga Portugal, à BTV.

Carlos Móia

Trata-se do projeto com mais histórico na Fundação, criado em 2010, e que visa a capacitação e o combate ao absentismo e abandono escolar, utilizando o desporto como uma ferramenta de inclusão. Até ao momento, já foram envolvidos cerca de cinco mil alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e, no presente ano letivo, ultrapassados os 500 beneficiários ativos. Os territórios em que o projeto intervém atualmente são: Porto (Paranhos), Ponte de Sor e Montargil, e Lisboa (São Domingos de Benfica, Boavista, Marvila e Penha de França).

“Devo dizer que isto não seria possível sem os parceiros que temos, sem, acima de tudo, uma conjugação de esforços de juntas de freguesia, da junção de um pensamento e de uma maneira de estar em que os pais, a família e a criança têm de ser seriamente envolvidas no projeto. Chegámos, ao longo destes anos, a mais de 5000 crianças. Tivemos, neste ano, 500 crianças envolvidas. Estamos em Ponte de Sor, no Porto, em Lisboa… É um projeto notável, de grande trabalho e temos de agradecer aos jovens, às famílias, aos professores nas escolas e a todos os patrocinadores que nos ajudam”, enalteceu Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica.

Janice

A taxa de sucesso do projeto “Para ti Se não faltares!”, reconhecido e premiado nacional e internacionalmente, situa-se cima dos 90%. São inúmeros os casos de sucesso no seio do projeto, mas merece especial menção a atleta de futsal do Sport Lisboa e Benfica, Janice Silva, ter participado no projeto em 2010 e 2011 e o mesmo ter sido reconhecidamente um veículo para o seu desenvolvimento pessoal e social e proporcionando, em paralelo, o início de uma carreira de enorme sucesso no Clube e na Seleção Nacional. É neste contexto que Janice é, hoje em dia, uma referência indiscutível para todos os jovens do “Para ti Se não faltares!”.

“A Fundação Benfica é uma coisa enorme que aconteceu na minha vida. Eu andava numa escola na Amadora, mas os estudos e os resultados não estavam a bater certo. Tive a sorte e um grande privilégio de participar na Fundação e foi uma das coisas mais importantes da minha vida. Um ‘obrigado’ nunca será suficiente por tudo o que fizeram por mim. Nessa altura, não acreditava nas minhas potencialidades, mas hoje sou a pessoa que sou graças a eles“, comentou a atleta Janice Silva.

Entre os parceiros do projeto destacam-se: adidas, Ministério da Defesa Nacional, Junta de Freguesia de Paranhos, Município de Ponte de Sor, Junta de Freguesia de Marvila, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Junta de Freguesia da Penha de França, Agrupamento de Escolas de Benfica, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, Agrupamento de Escolas das Olaias, Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e Agrupamento de Escolas das Laranjeiras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.