“Matemática para chegar ao título é só teoria”

Jorge Jesus considera que o Benfica tem todas as condições para ficar com os três pontos no clássico frente ao FC Porto, marcado para as 18h30 desta quinta-feira no Estádio da Luz. O técnico encarnado garante ainda que Taarabt e Darwin vão ser opções para jogo da 31.ª jornada da Liga NOS.

Em conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, o treinador do Benfica falou num “jogo importante para as duas equipas”, onde não tem dúvidas de que, de um lado e do outro, “vai haver estratégias para tentar surpreender”.

Como perspetiva este embate com o FC Porto? 

É mais um clássico. São sempre grandes duelos de parte a parte, sempre com um resultado imprevisível. Nestes jogos não conta quem vai mais à frente ou mais atrás [na classificação]. Vai ser um jogo bem disputado e equilibrado. O Benfica está superconfiante face ao que tem feito, principalmente nesta segunda volta do Campeonato. Acreditamos que temos todas as capacidades para ganhar, como contra todos os adversários. Este não foge à regra. Respeitamos o nosso rival, sabendo que, durante o jogo, nos vai criar alguns problemas. Tudo se enquadra no que é um jogo entre duas grandes equipas. 

Jorge Jesus Antevisão Benfica-FC Porto

Conta com Taarabt e Darwin para este jogo? Vai convocá-los?

Amanhã [quinta-feira] ainda há treino, mas tenho a certeza de que os dois vão estar no jogo.

Vai repetir a estratégia que utilizou no Dragão, onde Nuno Tavares foi titular na defesa e Grimaldo utilizado no meio-campo?

Claro que o momento não é o mesmo, o Nuno Tavares tem estado fora por lesão, voltou há pouco tempo aos treinos. Isso é uma condicionante. Vamos trabalhar em cima daquilo que temos feito, principalmente nesta segunda volta. Umas vezes jogamos de uma maneira, outras vezes jogamos de outra em termos de sistema, mas a ideia está sempre lá, e é isso que vamos lançar no jogo.”Tenho a certeza de que Taarabt e Darwin vão estar no jogo”

Como é que se motiva uma equipa e os jogadores para lutar pelo segundo lugar, a quatro jornadas o fim do Campeonato?

Numa equipa de um clube grande como o Benfica, todos têm de estar motivados, porque um clube grande tem como “obrigação” ganhar todos os jogos, mesmo quando perde os seus objetivos. Essa questão não se coloca. Não perdemos todos os objetivos na época, ainda temos uma final para jogar. O nosso rival é que não tem mais nenhum objetivo, nós ainda temos um para ganhar, que é curto, mas é uma final.

Jorge Jesus Antevisão Benfica-FC Porto

Considera que o FC Porto já está afastado do título?

Das equipas que estão na frente, entre Benfica e FC Porto, a equipa deles é a que tem mais possibilidades de sonhar com o primeiro lugar.

De 0 a 10, quão decisivo acha que é este clássico para apurar o 2.º lugar do Campeonato? 

O jogo é importante para as duas equipas. Cada uma com os mesmos objetivos de poder ficar diretamente ligada à Champions, e outra ainda a sonhar com a possibilidade de chegar ao primeiro lugar, que não é o Benfica. É 50 por cento para cada equipa. O Benfica ainda pode ganhar um título [Taça de Portugal], e o FC Porto já não pode ganhar título nenhum.

Em função do objetivo do Benfica para este jogo, de chegar ao 2.º lugar, teve alguma dúvida para a constituição do onze, nomeadamente para o meio-campo, em função da disponibilidade, ou não, de Taarabt?

Quando se trabalha com um plantel onde há jogadores com muita qualidade em quase todas as posições, quando se lança o onze, seja em que jogo for, tem-se sempre em alguma dúvida, não só na escolha dos jogadores como também na estratégia a lançar para o jogo. Só há certezas absolutas depois do jogo. Aí é fácil. Difíceis são estas decisões que temos de tomar.

Jorge Jesus Antevisão Benfica-FC Porto

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, viu o seu castigo ser suspenso, pelo que no clássico poderá orientar a equipa a partir do banco. Existe um clima de impunidade no FC Porto? Teme que isso se veja neste jogo na arbitragem de Artur Soares Dias?

Eu entendo que há um clima de impunidade no futebol português. Como disse na semana passada, as entidades que mandam estão a perder autoridade a todos os níveis. Este, se calhar, é um fator que transparece a minha ideia. Quanto ao resto, já me ultrapassa um pouco, porque tem a ver com leis e questões jurídicas. Não sei concretamente o que pode sair destas decisões e destes castigos. Quanto ao facto de o meu colega estar no jogo, ainda bem que vai estar no jogo. O treinador principal é o treinador principal, ainda bem que ele vai estar no jogo.”Artur Soares Dias é um dos bons árbitros que temos”

Disse numa conferência de Imprensa que os árbitros têm de ter mais autoridade. Tendo em conta a experiência e também o percurso nacional e internacional de Artur Soares Dias, é o árbitro indicado para um jogo de emoções fortes do início ao fim?

É um dos bons árbitros que temos. João Pinheiro, que vai estar no VAR, é também um arbitro de qualidade. Penso que há quatro ou cinco árbitros que podiam apitar este jogo sem problemas, e um deles é o Artur Soares Dias.

Jorge Jesus Antevisão Benfica-FC Porto

Este vai ser o terceiro clássico entre Benfica e FC Porto, e o Benfica não venceu nenhum jogo. Considera que a equipa chega mais capaz a esta partida do que às outras duas, tendo também em conta que nos outros jogos foi afetado por casos de COVID-19?

Podemos olhar para este jogo de várias maneiras. Referiu-se a esta época e aos momentos em que as equipas poderiam estar melhor ou pior. Já referiu um episódio… Falando da minha passagem pelas últimas duas equipas que treinei em Portugal, ganhei muitas vezes ao FC Porto, mas também perdi algumas. Neste momento os jogadores do Benfica já têm mais tempo de treino comigo, já estão mais dentro das ideias que queremos. Estamos agora muito melhor do que estávamos quando defrontámos o FC Porto nas outras duas vezes nesta temporada.

Qual é o jogador do FC Porto que está em melhor forma e que poderá causar mais problemas à equipa do Benfica? Como é que tenciona anulá-lo? 

A valorização do FC Porto é mais coletiva, como acontece com todas as grandes equipas. A primeira qualidade tem de ser coletiva e não individual. Depois, como é óbvio, há algumas referências que têm influência em qualquer equipa, seja no Benfica, no FC Porto, no Tondela, no Farense, etc. Há sempre um jogador que tem mais influência. Os jogadores do meio-campo têm muita influência na forma como o FC Porto joga. Talvez me tenha feito essa pergunta por causa do Corona… É um jogador que tem influência no jogo ofensivo do FC Porto.

Jorge Jesus Antevisão Benfica-FC Porto

Acredita que Corona vai estar no jogo?

Não sei, não sou o treinador do FC Porto, nem estou na estrutura deles para poder ter essa certeza. Posso responder pela minha experiência como treinador: um jogador que sai do jogo ele como saiu, com sintomas musculares, passados três ou quatro dias jogar… é impossível! Se for verdade… Se não for verdade, pode ser possível.

Sem Corona em campo, o que é que mudará na dinâmica do FC Porto? Quem é que pensa que poderá substituir o internacional mexicano?

O que é que altera na dinâmica, isso o Sérgio [Conceição] sabe melhor do que eu, porque trabalha todos os dias com a equipa. Sabemos que o Corona é um jogador de referência no FC Porto, porque tem muita importância na equipa, principalmente no jogo ofensivo. Quem é que poderá jogar no lugar dele? Penso que vai jogar o Luis Díaz. Sai Corona, entra Luis Díaz e mantêm-se os que têm jogado, se nenhum deles se lesionar.”Num clube grande como o Benfica, todos têm de estar motivados”

Num jogo desta importância, poderá haver, de parte a parte, alguma surpresa no onze que desmonte o equilíbrio do adversário?

Os treinadores nestes jogos procuram montar algumas estratégias, ofensivas e defensivas, que possam surpreender o adversário. Isso enquadra-se dentro daquilo que é o saber do treinador. Faz parte daquilo que é o conhecimento do jogo. Não tenho dúvidas de que vai haver de um lado ou do outro. Qual, não posso dizer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.