Futsal feminino sagra-se Tetracampeão Nacional só com vitórias

Superioridade de início ao fim! Conhecendo apenas o sabor da vitória ao longo da presente temporada, a equipa feminina de futsal do Benfica sagrou-se tetracampeã nacional! Vitória, fora de portas, sobre a Quinta dos Lombos por 2-6 e conquista do título nacional quando ainda faltam disputar três jornadas.

Os primeiros momentos da partida refletiram os moldes que já eram previsíveis. O Benfica pegou rapidamente na batuta e desatou a construir. A Quinta dos Lombos, mais expectante, mantia-se retraída no seu setor defensivo. Aos 4′ surgiu o primeiro golo da partida. Janice trabalhou bem na posição de pivot, esperou a passagem da sua colega pelas costas e distribuiu jogo com a sola da sapatilha. Inês Fernandes, na passada, rematou com o pé esquerdo, a bola ainda sofreu um desvio em Cláudia Pereira e acabou por entrar na baliza (0-1).

Maria Pereira, Benfica, futsal feminino

A resposta das visitadas foi pronta e, infelizmente para o Benfica, eficaz… Canto à esquerda, o esférico sobrou à entrada da área e Cristiana Costa, sem pedir licença, atirou uma bomba. O remate ascendente saiu com bastante potência e Ana Catarina não o conseguiu travar (1-1). O encontro estava vivocélere e digno da possível conquista de um Tetracampeonato! Inês Fernandes, aos 9′, avançou pela zona central, mas foi desarmada por uma adversária. O esférico sobrou para o flanco esquerdo, onde Maria Pereira, de primeira, atirou a contar (1-2).

ímpeto encarnado era cada vez maior, os índices de confiança mantinham-se bastante elevados e Janice veio corroborar a situação com um golaço, aos 15′! De costas, receção orientada, bola para o pé esquerdo e remate cruzado com o esférico a entrar junto ao canto inferior esquerdo (1-3). Seguiram-se bolas nos ferros por intermédio de Janice e Fifó, respetivamente. Dois bons movimentos que foram finalizados com pontaria a mais, acabando por balançar os ferros (direito e esquerdo) e não as redes adversárias. Ao intervalo: 1-3.

Janice, Benfica, futsal feminino

No recomeço da partida houve um maior controlo e gestão da posse de bola. Só a vitória interessava e esse objetivo parecia bem encaminhado. O técnico Pedro Henriques, perto de se sagrar, pela primeira vez, campeão nacional ao serviço do Benfica, ia realizando a habitual rotatividade. Aos 29′Beatriz Sanheiro inscreveu o seu nome na lista das marcadoras. Pressão alta de Fifó, Sofia Jesus ficou atrapalhada, não devolveu em condições e Beatriz Sanheiro, sem oposição, rematou forte para o 1-4.

A jogadora da Quinta dos Lombos quis retificar o erro e não fez por menos logo no minuto seguinte. Inês Fernandes, perdeu o esférico, algo raro de acontecer e Sofia Jesus, só com Ana Catarina pela frente, fez um chapéu de classe (2-4). Os momentos seguintes foram reservados para o show de assistências de Janice. Aos 32′, bom trabalho pelo flanco direito, passe, à meia volta, para o interior da área e toque de Raquel Santos para o fundo das redes (2-5). Aos 33′Janice avançou pela zona central, colocou um passe a rasgar e Maria Pereira fez o que lhe competia. Disparo de primeira, rasteiro e só com um destino possível (2-6).

As águias voavam por toda a quadra e mantinham-se com energia para dar e vender. Bons disparos, nota para a bomba de Cláudia Figueiredo, aos 38′, que fez estremecer o poste direito da baliza contrária. Até ao término da partida o marcador já não viria a sofrer alterações. Resultado final: 2-6

Só com vitórias até ao momento e ainda com mais três jornadas por disputar, o Benfica sagra-se tetracampeão nacional de futsal feminino! 

Benfica, futsal feminino

Do plantel encarnado, quinze jogadoras sagram-se campeãs nacionais! Nove serão denominadas tetracampeãs nacionais. São elas: Ana Catarina, Patrícia Mexia, Inês Fernandes, Cláudia Figueiredo, Maria Pereira, Fifó, Sara Ferreira, Raquel Santos e JaniceGislene Costa, Beatriz Sanheiro, Joana Silva, Maria Inês, Catarina Lopes e Leninha sagram-se campeãs pela primeira vez.

Para Pedro Henriques, que apesar de já ter vencido SupertaçaTaça da Liga e Taça de Portugal, este é o primeiro Campeonato conquistado ao serviço do Benfica. Recorde-se que o técnico sucedeu a Bruno Fernandes no arranque da temporada 2019/20.

DECLARAÇÕES

Festejos Tetracampeonato Quinta dos Lombos-Benfica Futsal feminino

Pedro Henriques (treinador do Benfica): “Estou muito orgulhoso, foi um ano difícil para todos, como sabemos. Ao fim de tantos sacrifícios que as atletas tiveram, tantos treinos, tantas horas de trabalho, chegar ao fim e ganhar é um orgulho muito grande para mim. Isto só acontece devido ao carácter delas, nunca estão satisfeitas, o que para nós é fantástico. Estamos todos de parabéns! Isto só se consegue com trabalho, mas friso o carácter delas, porque têm sido muito fortes. Mesmo a ganhar, querem sempre muito mais, nunca estão satisfeitas. Foi um jogo de grandes emoções, queríamos festejar já e manter estes registos. É uma das melhores épocas de sempre do Benfica. Temos um casamento perfeito entre atletas e equipa técnica, e depois acontecem estes resultados, porque trabalhamos muito bem.”

Festejos Tetracampeonato Quinta dos Lombos-Benfica Futsal feminino

Inês Fernandes (universal e capitã de equipa): “Esta conquista reflete dez meses de trabalho, pois estamos a treinar praticamente desde agosto. Tivemos uma pré-época muito difícil, porque estivemos vários meses paradas devido à pandemia, e isto agora é um bocadinho o grito da felicidade por estarmos a competir, e bem, por termos feito um campeonato excelente até à data e por sermos campeãs. Os adeptos mandaram-nos imensas mensagens de apoio, sabemos que eles estão connosco e este título também é para eles, e saibam que temos o máximo orgulho de representar o Benfica.”

Ana Catarina (guarda-redes): “Ser campeã nacional é uma das melhores sensações que se pode ter. Um beijo para todos os benfiquistas, nós temos muitas saudades vossas. Viva o Benfica!”

Festejos Tetracampeonato Quinta dos Lombos-Benfica Futsal feminino

Fifó (universal): “O nosso objetivo era vencer todos os jogos, quando mais depressa conseguíssemos fechar o título, melhor. Conseguimos, estamos invictas no Campeonato, estamos todas muito felizes. Temos três jogos para vencer e é assim que vamos entrar, queremos chegar ao fim só com vitórias. Isto mostra o trabalho e o compromisso da equipa, que trabalha muito, é muito competitiva, nunca estamos satisfeitas, queremos sempre melhorar e fazer mais e mais.”

Janice (ala/pivot): “É fruto de muito trabalho, esforço e dedicação, não é fácil estar aqui neste patamar, todos os anos temos batido vários recordes. Temos de agradecer à estrutura benfiquista pela forte aposta neste grupo de trabalho, é mais um momento grande para todas nós, vai ficar na nossa memória. Temos um grupo de trabalho fantástico, damos tudo dentro de campo. Havendo sucesso coletivo, também teremos sucesso individual. Um grande obrigado a todos os adeptos benfiquistas, não puderam estar connosco no pavilhão, mas sabemos que em casa nos apoiam do início ao fim.”

Sara Ferreira (ala): “Sou tetra pela primeira vez, tenho muito orgulho nesta equipa. Estou muito feliz, agora é desfrutar. Ainda faltam três jornadas para o fim, não queremos perder, mas agora temos mesmo de festejar. Estamos de parabéns. Muito trabalho diário, muita amizade dentro e fora de campo, este é o segredo do nosso sucesso.”

Quinta dos Lombos-Benfica
2-6
Pavilhão dos Lombos
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Fifó, Sara Ferreira e Janice
Suplentes
 Maria Inês, Cláudia Figueiredo, Maria Pereira, Gislene Costa, Leninha, Beatriz Sanheiro e Raquel Santos
Ao intervalo1-3
Marcadores do Benfica
 Inês Fernandes (4′), Maria Pereira (9′, 33′), Janice (15′), Beatriz Sanheiro (29′), Raquel Santos (32′)

Parabéns à nossa equipa feminina de futsal, que voltou, hoje, a escrever história com a conquista do tetracampeonato! Um feito apenas igualado em Portugal, há alguns anos, por outra geração de mulheres de qualidades inatas no futsal do Sport Lisboa e Benfica.

Esta é uma conquista que é inteiramente vossa, através do trabalho incessante, semana a semana, nos treinos e nos pavilhões onde entram para jogar.

Como Presidente do Clube, é com enorme orgulho que vos saúdo, também em nome da nação benfiquista, em mais um momento de justa celebração.

Continuam a ser marcantes a vossa união, ambição e experiência, com um núcleo essencial de atletas que alimenta a Seleção Nacional e que construiu um ciclo hegemónico no futsal feminino: triunfo em todas as competições de clubes desde 2016. É obra que os benfiquistas muito valorizam e que poderão admirar nas vitrinas do nosso Museu.

Acredito que mais está para vir, porque todas vocês, bem como a equipa técnica e todo o staff envolvido, revelam qualidades fundamentais e carácter humano dignos do nosso Benfica. Obrigado a todos os envolvidos!

Luís Filipe Vieira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.