“Tornei-me na judoca mais medalhada de sempre no campeonato. Quem quiser que bata o recorde!”

«É fantástico! E difícil encontrar palavras… Sabia que não seria fácil e não foi. Foi muito sofrido, mas é o meu sexto título Europeu e tornei-me na judoca mais medalhada [15 medalhas] de sempre no campeonato. Quem quiser que bata o recorde! Acho que o meu dom é fazer as coisas parecerem fáceis», declarou Telma Monteiro, 10.ª do ranking mundial, após a conquista do ouro nos -57 kg. No derradeiro combate do arranque do 71.º Euro Lisboa 2021, a decorrer na Altice Arena, derrotou na final a eslovena Kaja Kajzer (15.ª) com um fantástico ippon que deixou a adversária estendida e magoada num tornozelo – saiu do tapete com ajuda – após extenuantes 8.39m.

Foi a 36.ª sexta medalha de Portugal no evento – pouco antes João Crisóstomo conseguira o bronze nos -66 kg – , e 11.ª de ouro. Mas, uma vez mais, o incrível foi Telma manter o pleno. Sempre que está num Europeu, sobe ao pódio. E há 18 anos que figura no topo do mundo.

Além disso, um círculo fechou-se. Não tendo competido em Lisboa 2008 por se ter lesionado numa perna um mês antes, era então n.º 1 do mundo e bicampeã europeia, e num momento em que, aos 35 anos, a carreira aproxima-se do fim, antes do Europeu de Telavive 2018, federação, Governo e Câmara de Lisboa haviam-se unido para trazer o evento para Portugal. Todos tinham um desejo: uma vez que seria após os Jogos de Tóquio, entretanto adiados, a prova serviria, igualmente, para homenagear a melhor judoca portuguesa da história.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.