Futsal vence com dificuldade o Quinta dos Lombos na Luz

A equipa de futsal do Benfica teve uma tarde exigente. Nunca esteve em desvantagem no marcador, mas o triunfo não foi fácil de carimbar (4-3). Fábio Cecílio desatou o nó nos momentos finais e as águias garantiram os três pontos, diante da Quinta dos Lombos, na 28.ª jornada da Liga Placard.

Melhor começo de partida era impossível! Joel Rocha surpreendeu na primeira posse de bola e colocou Rafael Henmi como guarda-redes avançado. As águias ganharam vantagem no movimento atacante. Henmi avançou pelo centro, Tiago Brito, na posse do esférico, estava posicionado no flanco direito e, nada egoísta, cruzou em direção ao segundo poste onde Chishkala, solto de marcação, só teve de encostar para o primeiro do desafio (1-0).

A Quinta dos Lombos não se fez rogada, avançou as suas linhas e começou a criar alguns lances de perigo. Aos 7′, Ivo Oliveira ganhou a frente do lance e, já no interior da área, tentou o passe para o seu colega de equipa. O esférico bateu na mão de Fits e o árbitro apontou para a marca de grande penalidade. Rúben Santos ficou encarregue da conversão e não falhou. André Correia escolheu o lado direito, porém, a bola levou a direção oposta (1-1).

Chishkala no Benfica-Quinta dos Lombos

As águias procuravam novas soluções, mas a equipa adversária estava bem posicionada em quadra e não dava muitos espaços. Num momento de desconcentração, aos 12′, o Benfica podia ter capitalizado… Contra-ataque, Robinho colocou um passe diagonal de um flanco ao outro e Chishkala, no sítio certo, tentou fazer o bonito picando a bola por cima de Paulo Pereira, todavia, o esférico saiu com força a mais e acabou por passar por cima da barra. O rolo compressor continuava e o ala/universal russo era um dos elementos em maior destaque. Movimentos ofensivos, finalizações, mas também recuperações. Uma delas, aos 14′, quase se transformou em golo. O tento apenas não aconteceu porque o guardião da Quinta dos Lombos conseguiu travar a bomba desferida por Fits.

Adivinhava-se que o golo poderia surgir após uma falha do adversário e assim foi. Paulo Pereira subiu muito no terreno, arriscou e, pressionado por Fits, perdeu a bola. A redondinha sobrou para Robinho, que, sem ninguém na baliza, só teve de tocar e esperar que o esférico ultrapassasse a linha de golo (2-1 aos 17′). Os visitantes procuraram partir para cima e tentavam beneficiar de uma possível sexta falta dos benfiquistas. A infração foi cometida por Tiago Brito e, nos últimos segundos da primeira parte, a Quinta dos Lombos dispôs de um livre direto. Rúben Santos avançou, rematou rasteiro em direção ao canto inferior esquerdo e conseguiu desviar de André Correia. Ao intervalo: 2-2.

Tiago Brito no Benfica-Quinta dos Lombos

A toada de jogo mantinha-se no recomeço da partida. Os forasteiros apresentavam-se bastante fechados no setor recuado e ficava complicado para o Benfica perfurar para zonas de finalização. Exceção feita à jogada de Silvestre Ferreira aos 24′. O jovem atleta das águias – chamado, recentemente, pela primeira vez à seleção de Portugal – não desistiu do lance, avançou, retrocedeu, fintou e, já encostado à linha de fundo no flanco esquerdo, rematou para o golo. A bola foi direta ao calcanhar esquerdo de Paulo Pereira e, consequentemente, às redes da baliza adversária (3-2). 

O encontro teimava em não se decidir e a resposta da Quinta dos Lombos foi pronta e eficaz. Lançamento longo, Rúben Santos, de costas para a baliza, rececionou e preparou o remate. Arthur apareceu a toda a velocidade, tentou cortar, mas acertou no pé do jogador contrário e não na bola. O árbitro assinalou nova grande penalidadeMartim Figueira substituiu André Correia para este lance e quase defendeu o potente remate. O jovem guardião conseguiu tocar no esférico com a parte superior do peito, mas a bola, que levava uma trajetória ascendente, acabou mesmo por entrar (3-3).

Fábio Cecílio no Benfica-Quinta dos Lombos

cinco para quatro foi a última arma a ser usada, nos momentos finais, por ambas as equipas. Faltava descobrir quem ou se alguém ia desatar este nó… Não foi tarde nem cedo, foi no momento certo! Jogada de envolvimento, Tiago Brito, como guarda-redes avançado, fez a assistência e Fábio Cecílio à boca da baliza disparou para o golo da vantagem (4-3 aos 38′). Os forasteiros ainda pressionaram, mas não conseguiram voltar a empatar a contenda. Mérito para o Benfica que nunca desistiu, apesar das dificuldades, de procurar a vitória. Resultado final: 4-3. No jogo da próxima jornada (29.ª) o Benfica desloca-se ao reduto da AD Fundão.

Joel Rocha no Benfica-Quinta dos Lombos

DECLARAÇÕES

Joel Rocha (treinador do Benfica): “Já na primeira volta foi um jogo difícil. Hoje foi difícil por mérito da Quinta dos Lombos, mas não só. Fizemos um jogo, no ponto de vista da inspiração, não muito talentoso, não muito inspirado, mas o que me satisfaz foi a forma como obtivemos o resultado. Saímos na frente, sofremos um golo de penálti, voltámos a marcar, sofremos um golo num livre de dez metros, passámos novamente para a frente do marcador e depois… nova grande penalidade. A Quinta dos Lombos faz três golos, mas nenhum deles em bola corrida. Nem os lances que precedem as faltas estavam em zona de finalização perigosa para nós. Apesar de tudo isso, gostei da parte final e da lucidez concentrada, num cinco para quatro, para a obtenção do golo.”

Benfica-Quinta dos Lombos
4-3
Pavilhão n.º 2 da Luz
Cinco inicial do Benfica
André Correia, Robinho, Silvestre Ferreira, Chishkala e Fábio Cecílio
Suplentes
Martim Figueira, Afonso Jesus, Tiago Brito, Arthur, Rafael Henmi, Nilson, Rafael Freire, Fits e Tomás Colaço  
Ao intervalo2-2
Marcadores do Benfica
 Chishkala (1′), Robinho (17′), Silvestre Ferreira (24′) e Fábio Cecílio (38′)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.