
A rubrica Pontos nos “is”, da BTV, teve nesta sexta-feira a participação do vice-presidente Fernando Tavares. Fez um ponto de situação das modalidades femininas do Clube e da equipa feminina de futebol. Abordou ainda a importância da aposta na Formação, o trabalho no Benfica Olímpico, o rigor financeiro do Clube e a importância do IRS Solidário (sem qualquer custo para o contribuinte) no apoio à Fundação.
Fernando Tavares aproveitou o programa Pontos nos I’s, da Benfica TV, para esclarecer os números divulgados pela Federação Portuguesa de Futebol relativamente aos gastos em comissões. As águias lideram a tabela com €50 milhões em dois anos, valor justificado pelo vice-presidente das águias.
«Qualquer notícia que tenha um contexto normal tem uma projeção do ponto de vista mediático anormal. Noutro clube existem alguns contextos normais e não têm este tipo de projeção. Portanto, nós estamos habituados a isso. Uma das coisas que eu queria afirmar é que o Benfica se rege por normas de conduta e ética dentro do que é enquadramento legal do trabalho dos agentes. É algo natural na indústria do futebol. Depois, é preciso contextualizar. O volume de negócios do Benfica é incomparavelmente superior ao dos rivais, o que é natural que isso gere mais comissões. O que não é o caso quando traduzimos essa comparação em termos relativos- Entre compras e a venda do Rúben falamos de um volume de negócios na ordem dos 165 milhões de euros, que gera mais comissões em termos absolutos do que é gerado por outros clubes. Mas quando fazemos as contas em termos relativos, não pagamos tanto com os rivais», explicou.
Por último Fernando Tavares deixou uma garantia: «A única coisa que garanto aos benfiquistas é que no regemos dentro de um quadro de normalidade e de rigor financeiro. O pagamento de comissões é perfeitamente justificado face ao volume de negócios.»
Este espaço, onde se reflete, analisa e comenta os temas da atualidade, conta semanalmente com a presença de um elemento da direção do Sport Lisboa e Benfica em regime de rotatividade.