Benfica vence em Alcochete e atira leões para fora da Taça Revelação

Na antevisão Luís Castro disse que o Benfica não jogava para cumprir calendário, e assim foi. Mesmo com a qualificação garantida, as águias foram a casa do Sporting e venceram por 0-1 na 14.ª jornada da fase de apuramento da Taça Revelação. Pedro Santos fez o golo, mas o protagonista viria a ser Samuel Soares, que no último minuto defendeu (irrepreensivelmente!) uma grande penalidade.

Os primeiros dez minutos da partida não tiveram grandes situações de perigo iminente. Nota para o único remate enquadrado com a baliza por intermédio de Diogo Cabral. Um disparo de pé esquerdo que não fez mossa a Samuel Soares. O guardião encarnado estava atento e segurou o esférico com facilidade. Era notória a vontade dos leões chegarem com celeridade a zonas de finalização, isto porque precisavam dos três pontos para ainda poderem tentar almejar a próxima fase. As águias estavam bem posicionadas ao longo do terreno de jogo e, mais confortáveis, iam gerindo as ocorrências da partida. 

Aos 15′, o conjunto benfiquista causou um momento de frisson perto da baliza leonina. Gerson Sousa, já na área, no lado direito, cruzou para o flanco contrário. Tiago Gouveia efetuou uma receção orientada, ajeitou e rematou, mas a bola encontrou a trajetória da defensiva contrária e acabou por não testar os reflexos de Diego Calai. Passados nove minutos (24′), Rafael Brito fez falta à entrada da área, foi admoestado com a cartolina amarela e o Sporting beneficiou de um livre direto em zona prometedora. Nazinho ficou encarregue de bater a falta e quase inaugurou o marcador. Uma bola em arco, bem colocada, que só não entrou na baliza porque o guarda-redes do Benfica se aplicou a um grande nível e desviou para canto.

A resposta das águias surgiu aos 30′Rafael Rodrigues, capitão dos benfiquistas nesta tarde, subiu vários metros pelo flanco esquerdo, não encontrou pressão do adversário, continuou a avançar e centrou em direção ao segundo poste. Gerson Sousa foi veloz, ganhou posição e cabeceou a redondinha, contudo, a direção não foi a melhor e a bola passou alguns centímetros ao lado do poste direito.

Não entrou aos 30′, entrou aos 32′! Rafael Rodrigues, endiabrado, voltou a subir pelo flanco esquerdo, passou por alguns adversários e entregou a João Resende. O dianteiro, que se encontrava à entrada da área, recebeu de costas para a baliza, controlou e procurou a melhor opção. Gerson Sousa, do lado direito, disse presente, simulou o remate, puxou para o pé esquerdo e disparou. Calai, algo atrapalhado por não ver a bola partir, defendeu, mas a defesa foi incompleta e Pedro Santos apareceu para a recarga e consequente golo (0-1).

Benfica-Sporting

O resultado não sofreu mais alterações até ao árbitro mandar as equipas para os balneários. Ao intervalo: 0-1. O recomeço da partida trouxe novidades – Henrique Pereira entrou para o lugar de Tiago Gouveia – e uma equipa do Sporting mais subida no terreno. O tempo para mudar o rumo dos acontecimentos era menor e Samuel Soares também tinha um papel importante nesta situação. O guardião de 18 anos, que cumpre a oitava época de águia ao peito, afastava o perigo com defesas vistosas e eficazes. 

Luís Castro decidiu reforçar a frente de ataque e efetuou uma troca de pontas de lança. Luís Semedo entrou para o lugar de João Resende. O discernimento dos jogadores verdes e brancos já não era o mesmo. O Sporting optava por um futebol direto e por colocar bolas nas costas da defensiva, todavia, mérito para o Benfica porque não desmanchava o esquema e mantinha-se dono e senhor dos acontecimentos. 

O jogo estava mais lento e propício a várias alterações. Os técnicos mexiam e refrescavam porque os índices físicos já não eram os mesmos. Cher Ndour e Diogo Spencer entraram aos 83′ para os lugares de Pedro Santos – autor do golo – e João Tomé. Aos 89′, Matheus Fernandes foi derrubado por Rafael Brito no interior da área. O médio encarnado viu o segundo cartão amarelo e consequente cartão vermelho. O Sporting beneficiou de uma grande penalidade que Renato Veiga não conseguiu converter. Samuel Soares voou para o lado correto e impediu a igualdadeUma defesa excecional! No período de compensação ainda houve tempo para mais uma mexida. Gerson Sousa saiu e cedeu o seu lugar a Luís Montenegro.

A equipa Sub-23 do Benfica, que já havia garantido a qualificação para a Taça Revelação, selou o triunfo diante do Sporting e terminou no primeiro lugar desta fase de apuramento. Resultado final: 0-1

Luís Castro

DECLARAÇÕES

Luís Castro (treinador do Benfica): “Foi um encontro muito dividido. As equipas não conseguiram assentar muito o seu jogo. Na primeira parte estivemos melhor, na segunda parte foi mais dividido. O Sporting também tem uma boa equipa, mas era evidente que queríamos vencer e felizmente conseguimos.

O balanço, até ao momento, é muito positivo. Alguns jogadores que começaram neste grupo agora estão a jogar regulamente na equipa B e, inclusive, têm ido treinar à equipa principal. Estamos a dar oportunidades a jogadores cada vez mais novos. Esta foi a quarta vitória contra o Sporting e isso também é muito bom.”

Pedro Santos (jogador do Benfica e autor do golo): “Este golo significou muito para mim porque foi o meu primeiro. Quero agradecer aos meus colegas que sempre me apoiaram. Deram-me confiança e o golo acabou por surgir. Cada jogo é para ganhar e foi isso que tentámos fazer ao longo de toda a época. Primeiramente quero ganhar a Taça Revelação, mas quero evoluir como jogador, evoluir com a equipa e isso é o fundamental.”

Sporting-Benfica
0-1
Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica
Samuel Soares, João Tomé, António Silva, Adrian Bajrami, Rafael Rodrigues (C), Rafael Brito, Gerson Sousa (90′), Diogo Nascimento, Pedro Santos (Cher Ndour, 83′), Tiago Gouveia (Henrique Pereira, 45′) e João Resende (Luis Semedo, aos 72′)
Suplentes
Pedro Souza, Diogo Spencer, António Ribeiro, Luís Montenegro (90′), Cher Ndour (83′), Manuel Campos, Henrique Pereira (45′), Diego Moreira e Luís Semedo (72′)
Ao intervalo0-1
Marcador do BenficaPedro Santos (32′)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.