Empréstimos pouco sucedidos dão razão às escolhas de Jorge Jesus

A época de 2020/2021 marcou uma mudança drástica na política desportiva do Benfica. Coincidiu com o regresso de Jorge Jesus, um investimento financeiro e desportivo pesado (€100 milhões) depois do título perdido para o FC Porto. A aposta na formação foi diminuída, com a maioria dos jovens do Seixal sem espaço com Jesus a terem de rodar fora da Luz.

A estratégia da SAD passou por apostar em clubes estrangeiros, a maioria sem cláusulas de opção de compra, o que dava abertura a uma negociação futura em caso de valorização dos ativos ou a um regresso à base com os jogadores noutro patamar competitivo. A dois meses do final da época, a estratégia parece não ter tido êxito. Poucos atletas aproveitaram 2020/2021 para se afirmar noutros emblemas. Além disso, nesta fase, muitos destes jogadores não entusiasmam Jesus e só nova mudança desportiva pode devolver-lhes espaço no plantel.

Campeões com Bruno Lage em 2018/2019, Florentino, Gedson, Jota e Ferro deixaram a Luz, o central apenas em janeiro, uma vez que não contava para JJ. Da cantera do Seixal há ainda os casos de Tomás Tavares, cuja estreia aconteceu na Champions contra o RB Leipzig, ou Tiago Dantas. De todos o mais utilizado é Jota, com 13 jogos pelo Valladolid e dois golos marcados. Ferro tem apenas duas partidas pelo Valência, ambas no campeonato, com o central de 24 anos a não fazer parte das escolhas habituais do treinador Javi Gracia.

Caso mais estranho é o de Florentino. Em 2020/2021, o médio de 21 anos tem mais minutos pela seleção sub-21 (entre qualificação e fase final do Europeu) do que pelo Mónaco. Tino percebeu que teria poucas possibilidades com Jesus, e a proposta do Principado contemplava um salário três vezes superior. Mas o internacional sub-21 nunca convenceu Nico Kovac. O treinador croata não abdica da dupla Fofana-Tchoumeni, e Florentino chega a abril com apenas oito jogos. Ainda assim, Kovac impediu a saída de Florentino para o Valência em janeiro. Passou o mercado e o médio continua de fora. Para já tem ordem para se apresentar no Seixal na próxima época.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.