Nicolás Otamendi e a liderança imposta pelo exemplo

A desconfiança da contratação de Nicolás Otamendi pelo passado no FC Porto e a polémica por ter recebido de Jorge Jesus a braçadeira de capitão, manifestadas pelos adeptos, por exemplo, nas redes sociais, não criaram raízes no balneário do Benfica, onde o argentino de 33 anos chegou como reforço com estatuto elevado, considerando o passado dele em grandes clubes e na seleção.

O central também não precisou de recorrer ao crédito que acumulou na carreira para se impor entre os companheiros. A integração no grupo foi muito boa, sem preconceitos e rápida.

Otamendi é muito calmo, não precisa de falar muito nem alto, rigoroso nas exigências do futebol ao mais alto nível, disciplinado e cumpridor das regras. Dá-se bem com todos os companheiros, dos mais experientes aos mais jovens da formação, tem mais afinidade com aqueles que falam castelhano, como Grimaldo, Cervi ou Darwin Núñez, mas sensibilidade para respeitar todos da mesma forma.

Otamendi está a ser importante para o jovem avançado uruguaio, que reagiu emocionalmente de forma negativa ao mau momento de forma. Darwin tem recebido um apoio protetor do argentino para ultrapassar esta fase. Tranquilo nas relações e na forma como encara a vida, Otamendi transforma-se em animal competitivo nos treinos e jogos.

Não é difícil perceber, nos vídeos publicados pelo Benfica, que é dos mais interventivos antes do início dos jogos. A liderança de que falou Jesus impõe-se pelo exemplo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.