
A paragem para os compromissos das seleções nacionais vai permitir a Darwin Núñez recuperar o tempo perdido, melhorar os índices físicos e estar disponível para os 11 jogos que faltam da temporada, as dez jornadas da Liga e a final da Taça de Portugal. Uma janela que será aproveitada por Jorge Jesus para trabalhar com o avançado uruguaio, e puxar pela contratação mais cara da temporada, contratado por €24 milhões ao Almería.
O Covid-19 levou a Conmebol a cancelar os jogos de apuramento para o Mundial-2022 na zona sul-americana, quando o avançado de 21 anos já estava convocado para os jogos com Argentina e Bolívia. Sem competição até ao primeiro fim de semana de abril – jogo com o Marítimo ainda não tem data definitiva -Darwin Núñez tem oportunidade de se treinar quase duas semanas. Tempo útil para recuperar condição física, depois de uma tendinopatia no quadricípite à direita, que o limitou.
As primeiras queixas do internacional uruguaio surgiram em janeiro, mas os exames de diagnóstico do Benfica não detetaram qualquer lesão. Esta foi a altura em que houve um surto de Covid-19 no Seixal, mas sem atingir Darwin, uma vez que o jogador contraíra o vírus dois meses antes, ao serviço do Uruguai. O atacante jogou com limitações, e o rendimento dele caiu bastante.
Os últimos golos apontados por Darwin foram com Famalicão (8 de fevereiro) e Estoril (três dias mais tarde). O internacional uruguaio sentiu em demasia a baixa de forma e a ausência de golos. Nada lhe corria bem, e a substituição diante do Farense levou-o a um momento de frustração, quase sem esconder as lágrimas. Dias depois, uma mensagem ao pai nas redes sociais mostrava um jogador vulnerável, mas a querer dar a volta por cima. Nesta altura Darwin continuava a jogar com queixas.