Remontada no Seixal dá triunfo do Benfica B sobre o Leixões ao cair do pano

Tarde de belos golos no Benfica Campus! O Benfica B regressou a casa na 25.ª jornada da II Liga e bateu o Leixões, por 2-1. Foi o quarto triunfo consecutivo das jovens águias no seu reduto.

No Seixal, frente a frente, dois treinadores que ainda não conheciam a derrota na condição em que se encontravam nesta partida: Nélson Veríssimo como visitado e José Mota como visitante. A jogar em casa, o Benfica B entrou com uma pressão muito alta sobre o portador da bola. No primeiro minuto de jogo, combinação entre Gonçalo Ramos e Umaro Embaló pela direita, com este último a fletir para dentro e a rematar ao lado da baliza defendida por Stefanovic. Havia mais Benfica B no relvado, mas, aos 13′, o Leixões levou perigo à área encarnada. Jogada de Avto pela direita, o atacante entrou na área e rematou por cima, mas ficou o aviso.

Os comandados por Nélson Veríssimo tentavam abrir espaços através da exploração dos dois corredores, mas a linha mais recuada dos de Matosinhos mantinha-se compacta. Aos 24′, Gonçalo Ramos foi lançado em profundidade, ficou isolado, mas deixou Stefanovic antecipar-se. Aos 32′, após jogada bem trabalhada pelo Benfica B, Henrique Araújo, já na área, disparou para Stefanovic encaixar. Bola cá, bola lá, e, aos 35′, Pedro Pinto a obrigar Svilar a grande intervenção após remate à queima-roupa. Resultado ao intervalo: 0-0. 

Samuel Pedro

segundo tempo começou a todo o gás, com uma oportunidade para cada lado. Primeiro o Leixões, aos 47′. Seck cruzou da esquerda e Belkheir, com tudo para inaugurar o marcador, a atirar ao lado; no minuto seguinte, aos 48′, Henrique Araújo viu o seu remate travado em cima da linha de golo por Diogo Gomes. Aos 55′, o placard mexeu e de que maneira! Joca fez o 0-1, com um remate de letra (à Lamela!), após ultrapassar João Ferreira, que surpreendeu Svilar. 

A perder, Nélson Veríssimo mexeu na equipa e a solução para o empate estava mesmo no banco. Samuel Pedro trabalhou bem na esquerda, veio para dentro, entrou na área e disparou sem hipóteses para Stefanovic. 1-1, aos 71′. Pouco depois, aos 74′, Henrique Araújo ficou a centímetros do golo, mas o remate saiu por cima após bom trabalho individual do avançado. Melhor o Benfica B nesta fase e, aos 76′, de longe, Umaro Embaló a testar a atenção do guarda-redes dos nortenhos. As águias procuravam o golo da vitória e este chegou aos 87′. Pedro Pinto facilitou a aliviar a bola, e Henrique Araújo aproveitou para, com um remate acrobático, bater Stefanovic e fazer o 2-1. Após o tento, destaque para a estreia absoluta de Martim Neto nas andanças da II Liga. O jovem entrou para o lugar de Henrique Araújo.

Com este triunfo por 2-1, o Benfica B passa a somar 33 pontos na tabela classificativa e na próxima jornada recebe o Cova da Piedade.

Nélson Veríssimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): “O aspeto determinante nesta vitória foi a eficácia que tivemos na segunda parte. O Leixões veio a nossa casa fazer um bom jogo, é uma equipa que, tal como nós, tem vindo a subir de produção e de rendimento nas últimas jornadas, conseguindo pontos. Sabíamos que íamos ter um jogo difícil contra um Leixões que joga bem, como é, aliás, apanágio das equipas treinadas pelo míster José Mota. A primeira parte ficou caracterizada por um grande equilíbrio. No segundo tempo, pelo que introduzimos ao intervalo, o jogo pendeu mais para o nosso lado. Como costumo dizer, a justiça está no resultado, fizemos por merecer esta vitória. Os jogadores estão de parabéns, foi mais uma boa experiência para eles neste contexto de Segunda Liga, em que nos vimos a perder contra uma boa equipa e conseguimos dar a volta. Parabéns a todos, em particular ao Martim Neto, que se estreou na equipa B e na II Liga.”

Henrique Araújo

Henrique Araújo (avançado, “Homem do Jogo”): “Receber esta distinção é muito bom sobretudo quando a equipa ganha. Era o nosso objetivo e conseguimos alcançá-lo. Na primeira parte foi mais equilibrado, mas na segunda assumimos mais o jogo. Levámos o golo contra a corrente do jogo, mas a partir foi só Benfica até ao final. Conseguimos a vitória, merecemos.”

Gonçalo Ramos

Gonçalo Ramos (avançado): “Foi um jogo complicado, muito disputado desde o início. Entrámos bem, depois tivemos algumas dificuldades, por mérito do adversário, mas conseguimos dar a volta por cima. Estou muito feliz por poder ajudar, por poder contribuir. Quero aproveitar cada momento, cada oportunidade e abstrair-me das notícias, que pouco interessam. [Convocado para representar Portugal no Europeu Sub-21] É um grande orgulho poder estar mais uma vez no espaço da Seleção Nacional e, como disse antes, vou procurar aproveitar a minha oportunidade.”

Benfica B-Leixões
2-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
Svilar, João Ferreira, Tomás Araújo, Morato, Sandro Cruz, Diogo Mendes (83′, Rafael Brito), David Tavares, Umaro Embaló (82′, Jair Tavares), Tiago Araújo (63′, Samuel Pedro), Gonçalo Ramos e Henrique Araújo (90′, Martim Neto)
Suplentes
Carlos Santos, Fábio Baptista, Kalaica, Rafael Brito (83′), Martim Neto (90′), Jair Tavares (82′), Tiago Gouveia, Samuel Pedro (63′) e Luís Lopes
Ao intervalo0-0
Golos do Benfica B
 Samuel Pedro (71′) e Henrique Araújo (87′)
Boletim clínico
Diogo Capitão (status pós-cirúrgico ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Pedro Álvaro (lesão muscular na coxa direita); Daniel dos Anjos (miocardite aguda pós-infeção por COVID-19); Paulo Bernardo (contusão no tornozelo direito); Pedro Ganchas (lesão do complexo articular do ombro esquerdo); Ilija Vukotic (mialgia na coxa direita); Leo Kokubo (lesão capsular no 5.º dedo da mão esquerda)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.