Basquetebol feminino conquista a sua primeira Taça de Portugal

Está conquistada a primeira Taça de Portugal de basquetebol feminino! Numa demonstração de força, raça e (muita) ambição, a equipa do Benfica derrotou o V. Guimarães por expressivos 63-85. A ofensiva encarnada foi demolidora e não deu a mais pequena hipótese. Triunfo que ficará na história do Clube da Luz!

Os minutos iniciais da partida foram de algum nervosismo para ambas as equipas. Tanto o Benfica como o V. Guimarães lutavam pela conquista da primeira Taça de Portugal do palmarés. As águias – vindas de um triunfo nas meias-finais diante do União Sportiva – começaram um pouco melhor e o seu jogo foi o primeiro a ficar saliente no interior da quadra. A defensiva encarnada estava consistente e conseguia travar as várias investidas vimaranenses. Essa eficácia acabou por se transformar numa boa vantagem no final do 1.º quarto7-15

A toada mantinha-se, Eugénio Rodrigues afinava ainda mais a estratégia e as suas atletas correspondiam na quadra. Mariana Silva, que entrou durante o 2.º quarto, mexeu com o jogo e trouxe algo que ainda não se vira. A sua força e velocidade permitiram ao Benfica alcançar alguns pontos através de incursões por baixo do cesto. O desacerto das jogadoras do Vitória contrastava com o ímpeto e a confiança das encarnadas na hora de lançar. Joana Soeiro e Marta Martins que o digam. As duas bases estavam inspiradas e fizeram dois triplos de alta qualidade. Ao intervalo: 23-45.

Benfica Basquetebol feminino Taça de Portugal

O Vitória, que não baixava os braços, veio para a segunda parte com outra atitude. As atletas vimaranenses estavam focadas em encurtar distâncias e a pressão colocada, que gerava ressaltos ofensivos, surtia efeito. O treinador do Clube da Luz queria conter esta situação e voltou a colocar a capitã – Joana Soeiro – a comandar. A experiência e a capacidade de liderança da atleta de 26 anos era notória e isso dava outra confiança às suas colegas de equipa. No final do 3.º quarto: 47-61.

último quarto foi de controlo e gestão. A vantagem benfiquista era bastante dilatada (60-80), porém os índices de concentração não baixavam nem por um segundo. Estava muito em jogo! As manobras ofensivas continuavam a resultar na perfeição e foi uma questão de tempo até ao soar da buzina no Pavilhão Fidelidade. Resultado final: 63-85. O Sport Lisboa e Benfica venceu o V. Guimarães e conquistou a Taça de Portugal – a primeira da história do basquetebol feminino das águias.

DECLARAÇÕES

Benfica Basquetebol feminino Taça de Portugal

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): “É a realização de um sonho de criança. Isso torna tudo diferente. É um clube de dimensão mundial. Não conseguimos explicar o que nos vai na alma. A grande frase que tínhamos para esta final four era: ‘Sermos os autores da nossa própria história’. Esta é a vitória de todo o grupo, ou seja, não é só das atletas. Quero deixar uma palavra a quem também trabalha próximo de nós. O Dr. Fernando Tavares, o Rui Lança, Maria Pardelhas, a Gisela, o Luís, o Miguel, da fisioterapia, a Vera, na fisiologia e a todas as jogadoras. São 15 mulheres fantásticas. Estes nomes são o rosto da vitória e do Clube. Sou benfiquista desde que me lembro e conquistar este troféu pelo meu Clube era um sonho. Sei que este também era um sonho da minha mãe e ela estará muito feliz por esta vitória. A minha pequena quota-parte deste sucesso dedico-a completamente à minha mãe e a este grande Clube.”

Benfica Basquetebol feminino Taça de Portugal

Joana Soeiro (capitã do Benfica): “Quero agradecer a todos os adeptos benfiquistas que acreditaram em nós desde o primeiro dia. Tenho muita pena de não poder ter este pavilhão cheio para festejar este título, mas sentimos a força deles. Este título é para eles. O facto de as jogadoras mais novas estarem dispostas a darem bons minutos dentro da quadra é algo que se consegue durante a semana. A idade não interessa. O que interessa é a qualidade e a intensidade com que as jogadoras treinam durante a semana. Este era um objetivo coletivo, pessoal e era algo pelo qual ansiava muito desde que disse o ‘Sim’ ao Benfica. É o concretizar de um sonho”

Mariana Silva (MVP da final da Taça de Portugal): “Estou ainda um pouco emocionada. O prémio individual é de toda a equipa. Não estaria aqui sem elas. Não fui só eu que marquei os pontos. Somos merecedoras deste título. A meio do quarto período já estávamos a perceber o que ia acontecer. Foi uma grande emoção.”

Benfica Basquetebol feminino Taça de Portugal

Marta Martins (base do Benfica): “É um sentimento indescritível. O Benfica é a minha casa. Eu amo o Benfica e amo esta equipa. Estamos muito felizes. Ontem tivemos um jogo desgastante, mas quando se trata de uma final, é para ganhar, ainda para mais na nossa casa. Este é o nosso campo e temos de defender as nossas cores sempre. A motivação estava a um nível máximo.”

Sofia Ramalho (base do Benfica): “Toda esta celebração é mais do que merecida. Esta foi mais uma batalha que ganhámos, mas ainda falta o Campeonato Nacional. O meu papel na equipa também passa por transmitir a minha experiência às mais novas e acho que isso foi notório no banco. Temos de estar todas preparadas, mas o mais importante foi a vitória.”

Altia Anderson (extremo/poste do Benfica): “Este título significa muito. Temos uma grande equipa, um grande treinador e uma grande cultura. Treinámos bastante para isto e estou muito contente por estar envolvida nesta conquista. Obrigado aos adeptos pelo apoio. Vamos continuar a lutar por mais títulos.”

V. Guimarães – Benfica
63-85
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
 Joana Soeiro, Mariana Carvalho, Laura Ferreira, Japonica James e Altia Anderson
Suplentes
Cynthia Dias, Marta Martins, Chana Paxixe, Ana Barreto, Mariana Silva, Sofia Ramalho e Carolina Aguiar
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
7-1523-4547-6163-85
Pontuadoras do Benfica
 Mariana Silva (23), Japonica James (19), Joana Soeiro (17), Altia Anderson (11), Marta Martins (8), Ana Barreto (5) e Laura Ferreira (2) 

Presidente Luís Filipe Vieira felicita equipa de basquetebol feminino

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, deu os parabéns à equipa feminina de basquetebol por terem conquistado a Taça.

«A equipa feminina de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica está de parabéns pela conquista, esta manhã, da primeira Taça de Portugal da sua história.

O desporto feminino representa uma clara e inequívoca aposta do Benfica, que, a par de outros desportos, é hoje o único clube que disputa o campeonato das cinco principais modalidades de pavilhão.

Às atletas, equipa técnica e respetiva estrutura, endereço as minhas felicitações por esta conquista que muito nos orgulha e que, sendo a primeira, ocupará um lugar especial na história do nosso Clube.

Luís Filipe Vieira

Presidente do Sport Lisboa e Benfica.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.