Pichardo e a medalha de ouro: “Nem foi um grande salto”

Aos primeiros sinais da transmissão televisiva, percebeu-se: com o triplo em ação, com Pedro Pablo Pichardo na pista da Arena Torun – a estrela da manhã era ele. Filmavam-lhe o rosto em busca de emoções, filmavam-lhe os pés – a revelarem-lhe os bicos amarelos e avermelhados com bandeiras de Portugal em cada um. Foi assim antes de se lançar, empolgado, ao primeiro salto (e o mesmo se continuou a ver, depois, nos demais).

Esse primeiro salto fechou-o a 17, 30 metros (a 10 centímetros do recorde de Portugal em pista coberta que ainda é de Nélson Évora) – e deixou a caixa sem revelar grande contentamento. A chamada fizera-a a 9,6 centímetros da tábua e quando já tinha garantido a medalha de outro afiançou-o: «Sim, deu-me o ouro mas não foi um bom salto. Há sempre erros mas nesse salto fiz vários erros, por isso não parecia muito feliz…»

De rosto mais ou menos amarrado continuou nos saltos seguintes – a 17,09, 17,06 e 17,12. Qualquer um deles seria bastante para lhe dar a vitória e nunca deixou de se perceber que Pichardo desejava voo mais largo a marcar-lhe a proeza: «Sabia que podia aterrar mais longe. Esse é sempre o meu objetivo. Queria fazer um salto bem maior, não para bater o recorde nacional, mas porque atualmente existem saltadores a saltar mais do que isso. O [Hugues Fabrice] Zango passou dos 18 metros há pouco tempo. O que eu quero é marcas dessas. Bater o recorde de Portugal só por si e por poucos centímetros não me deixa por cima deles…»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.