Rei na prova rainha, Benfica está a um jogo da sua 38ª final da Taça de Portugal

É em posição de vantagem, fruto do triunfo por 1-3 alcançado no António Coimbra da Mota, que o Benfica recebe o Estoril nesta quinta-feira, às 20h15, no Estádio da Luz, em jogo da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Os encarnados são a equipa com mais presenças em finais da prova-rainha (37) e com mais títulos no palmarés (26). A última conquista aconteceu em 2016/17.

Somar é o objetivo, e para persegui-lo há um obstáculo a ultrapassar nas meias-finais: o Estoril. Na 1.ª mão, no Estádio António Coimbra da Mota, André Vidigal ainda marcou primeiro para os da casa, mas os remates certeiros de Darwin (2) e Seferovic fizeram o resultado favorável aos da Luz.

Tal como em 2016/17, também agora os canarinhos têm uma deslocação à casa do Benfica na 2.ª mão da meia-final da prova-rainha. Aí, o empate 3-3 chegou para os encarnados marcarem presença numa final que haveriam de ganhar (2-1 ao Vitória de Guimarães).

Veremos o que acontece no 33.º encontro oficial entre os dois emblemas no Estádio da Luz… Dos 32 anteriores em casa do Benfica, três foram para a Taça de Portugal, sendo que o Benfica venceu dois (1951/52 e 1993/94) e empatou um (2016/17). Porém, o Estoril já se atreveu a vencer no reduto das águias. Os três triunfos aconteceram sempre a contar para o Campeonato Nacional, sendo que a última vez que sucedeu foi em 1950/51.

O Benfica chega a este desafio após derrotar o Rio Ave por 2-0, em jogo da 21.ª jornada da Liga NOS. Este resultado teve o condão de colocar um ponto final numa sequência de quatro partidas sem conhecer a vitória – três empates e uma derrota. Já os estorilistas, líderes da II Liga, com 47 pontos, vêm de três jogos a vencer, o último deles diante do Benfica B (3-2).

Raio-X Benfica-Estoril

ESTATÍSTICAS INDIVIDUAIS

Nos dois clubes há individualidades que se têm destacado nesta edição da competição. À cabeça, nos golosSeferovic e Darwin entre os benfiquistas. O suíço apontou quatro golos, bem secundado pelo uruguaio, com três. Nos canarinhos, André Clóvis e Aziz têm, ambos, três tentos.

No capítulo das assistênciasPedrinho é o jogador do Benfica com mais passes para golo: trêsAndré Franco, com duas assistências, é quem mais faz na equipa do Estoril.

Em relação à utilizaçãoHelton Leite e Jardel, ambos com 360 minutos, são os futebolistas encarnados com mais jogo nas pernas na Taça de Portugal; no Estoril, o guarda-redes Thiago Rodrigues soma 570 minutos.

Raio-X Benfica-Estoril

O PERCURSO DO ESTORIL

Com cinco partidas realizadas nesta edição da prova-rainha, o Estoril começou a desenhar o seu trajeto frente ao Sertanense. Jogava-se a 2.ª eliminatória e os canarinhos deslocaram-se à Sertã para ganharem, por 0-4. Os golos dos comandados por Bruno Pinheiro foram apontados por Aziz (2), André Clóvis e Hugo Gomes.

Seguiu-se a receção ao Lusitano de Évora e… nova goleada, desta feita por 5-0. No Estádio António Coimbra da Mota, os remates certeiros ficaram a cargo de André Clóvis (2), Murilo, Chiquinho e Amani.

A partir daqui – 4.ª eliminatória – só equipas da Liga NOS por diante, e todas tombaram perante o adversário do Benfica. O primeiro foi o Boavista. O Estoril venceu, por 2-1, através dos tentos de Miguel Crespo e Hugo Gomes.

Nos oitavos de final houve deslocação ao reduto do Rio Ave e triunfo, por 1-2. A equipa da II Liga continuava a surpreender e, desta vez, fê-lo através de Aziz e André Vidigal.

Os quartos de final colocaram o conjunto liderado por Bruno Pinheiro diante do Marítimo. Deslocação à Madeira e triunfo por 1-3, após prolongamento. Pela primeira vez na prova, os estorilistas estiveram em desvantagem no jogo, mas Gamboa empatou nos descontos e levou o desafio para prolongamento. No tempo extra, os tiros de Amani e Harramiz arrumaram a questão.

meia-final é resolvida em dois jogos. A 1.ª mão foi no reduto do Estoril, o Benfica venceu por 1-3 e está bem encaminhado para marcar presença na final. Ainda assim, André Vidigal marcou primeiro no jogo e alertou as águias, que responderam através das finalizações de Darwin, com um bis, e Seferovic.

O CAMINHO DO BENFICA

Para aceder a esta eliminatória da prova-rainha, as águias deixaram para trás o Paredes, o Vilafranquense, o CF Estrela e o Belenenses SAD.

Juntando o duelo da 1.ª mão da semifinal com o Estoril, a equipa conta com 16 golos marcados e um concedido. Recordamos agora as etapas do caminho que já foi feito…

PAREDES-BENFICA, 0-1. Foi no Estádio Cidade Desportiva de Paredes que o Benfica começou o seu trajeto na Taça de Portugal 2020/21Samaris, aos 26′, anotou de cabeça o golo solitário que garantiu o triunfo para as águias na 3.ª eliminatória.

BENFICA-VILAFRANQUENSE, 5-0. Na noite de 13 de dezembro de 2020 houve goleada na 4.ª ronda da prova-rainha. Uma águia insaciável que, no Estádio da Luz, “atropelou” o Vilafranquense. Seferovic (2), Gonçalo RamosPizzi e Pedrinho foram os autores dos cinco tentos dos encarnados.

CF ESTRELA-BENFICA, 0-4. Um regresso à Reboleira, 12 anos depois! Foi ali que Jorge Jesus iniciou a sua caminhada no futebol. Nos oitavos de final da Taça de Portugal, os encarnados visitaram o novo Club Football Estrela, “herdeiro direto” do Estrela da Amadora, e venceram por 0-4Chiquinho (2), Seferovic e Luca Waldschmidt fizeram os golos na noite de 12 de janeiro.

BENFICA-BELENENSES SAD, 3-0. Segundo jogo entre os dois clubes de Lisboa na época, novo triunfo para as águias. O resultado que colocou o Benfica pela 51.ª vez numa meia-final da Taça de Portugal começou a ser desenhado por DarwinRafa e Cervi deram as pinceladas finais.

ESTORIL-BENFICA, 1-3. Na 1.ª mão da derradeira ronda para aceder à final, as águias saíram por cima ao vencerem com os golos de Darwin, este sob a forma de bis, e de Seferovic. Ainda assim, o jogo no Estádio António Coimbra da Mota começou com um susto. Os estorilistas inauguraram o marcador e apontaram o primeiro golo ao Benfica na prova.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.