Jorge Jesus: “Temos de olhar para quem vai à nossa frente”

Na véspera do Farense-Benfica, jogo da 20.ª jornada da Liga NOS, e quando faltam ainda 15 rondas e 45 pontos por disputar, Jorge Jesus volta a apontar o Campeonato Nacional como principal objetivo. Agora o foco está no jogo deste domingo (20h15), onde só a vitória interessa. 

Em conferência de Imprensa, o técnico encarnado lamentou não poder contar com Weigl para o jogo deste domingo, depois de o médio alemão ter visto um cartão amarelo no último encontro com o Moreirense, anunciando que, como alternativa, vai apostar em Gabriel

Entre eliminatórias para a Liga Europa, como foi feita a preparação para este jogo?

Faz parte… Tomara nós que daqui a 15 dias, quando jogarmos para o Campeonato, me façam novamente esta pergunta de jogar a cada dois ou a cada três dias. É sinal de que eliminámos o Arsenal.

Jorge Jesus

Que Farense espera encontrar amanhã [domingo]?

Como todos os jogos do campeonato português, os adversários são mais fortes quando jogam em casa. Vamos encontrar um jogo difícil, perante uma equipa que tem feito, nos últimos jogos, resultados positivos. O Benfica tem vindo a melhorar, neste último mês, a sua intensidade de jogo, mas ela não tem sido tão factual nos resultados. Noto na equipa essa melhoria porque também há tempo, eles [jogadores] estão disponíveis para treinar dentro daquilo que são as suas limitações físicas. Vamos encontrar um adversário bem organizado defensivamente, com jogadores com qualidade e outros com muita experiência de I Liga. Mas temos de estar preparados para as dificuldades e sabemos que temos de ir à procura de um só resultado: a vitória, os três pontos.”Vamos encontrar um adversário bem organizado defensivamente, com jogadores com qualidade e experiência”

Já sabe se pode contar com Weigl para este jogo?

O Weigl é penalizado e não pode jogar em Faro. É penalizado numa ação que é grande penalidade contra o Moreirense e leva cartão amarelo. Compete-me a mim analisar, depois do jogo. Já vi várias vezes esse lance. A primeira ação é onde o Weigl é derrubado dentro da grande área e depois há ali aquele ‘cai não cai’ porque é alemão. Porque se fosse português caía logo. Tem uma formação diferente. É uma grande penalidade e é penalizado com um cartão amarelo. Ou seja, ficámos sem o jogador e não foi marcada a grande penalidade. O Weigl vai estar fora deste jogo com o Farense, como é óbvio. É um dos jogadores – não há muitos – que a minha chegada… Melhorei muito a qualidade dele, não só coletiva, mas também individual. É um jogador que, neste momento, é fundamental na equipa do Benfica.

Jorge Jesus

Prevê fazer mudanças na equipa amanhã [domingo], gerir a equipa, tendo em conta também o jogo de quinta-feira, para a Liga Europa?

Não é o facto de estarmos a 13 pontos que vai condicionar quem vou mudar. O que vai condicionar é o facto de jogarmos na quinta-feira. A equipa que jogou ainda não a vi, porque ontem fez trabalho de recuperação. Hoje é que vou falar com alguns jogadores para saber como estão. É normal que haja jogadores mais carregados do que outros, mas não vou mudar por causa da pontuação do primeiro classificado. Isso faz parte. Eu queria que daqui a uma semana vocês estivessem a fazer a mesma pergunta. Era sinal que tínhamos eliminado o Arsenal e que vamos jogar de três em três dias. É neste contexto que vivem as grandes equipas.”Não tendo a possibilidade de ter o Weigl, o jogador que me dá mais conforto e confiança é o Gabriel”

Lucas Veríssimo estará disponível para o jogo com o Farense?

O Lucas Veríssimo foi um dos jogadores que durante o jogo [Arsenal] teve alguns problemas de fadiga. Demonstrou ali que ainda não está pronto para jogar os 90 minutos, apesar de ter feito um bom jogo e ter demonstrado todo o valor que tem. Ainda não sei qual é o diagnóstico que o médico vai fazer. Há aqui vários ‘ses’ ainda…

Jorge Jesus

Falou do Weigl, um jogador importante na sua estratégia. Neste momento o Gabriel, porque veio de problemas físicos, já garante a mesma capacidade do Weigl na posição de médio-centro?

Jogadores com aquelas características temos o Weigl, o Gabriel e temos o Samaris. Mas o Samaris anda com um problema físico desde que eu cheguei. Supostamente até há uma possibilidade de poder ser operado. Não tendo a possibilidade de ter o Weigl, o jogador que me dá mais conforto e confiança é o Gabriel. Se não acontecer nada, será sempre o Gabriel a minha opção não tendo o Weigl.”A competição mais importante é o campeonato”

Sendo que este jogo com o Farense é a meio da eliminatória da Liga Europa, que é certamente um grande objetivo, teme que os jogadores não estejam suficientemente focados no jogo do campeonato?

Como é óbvio, os jogadores estão focados. Passar de um jogo com o Arsenal para um jogo com o Farense, claro que não é igual. Os jogadores do Arsenal são conhecidos mundialmente. O Arsenal foi uma equipa construída para os cinco primeiros classificados do campeonato inglês… A competição mais importante é o campeonato, disso ninguém tenha dúvidas. É por aí que vamos à Champions e financeiramente temos outras possibilidades. Esse é o grande objetivo.

Jorge Jesus

Tendo em conta a distância para o primeiro classificado, neste momento, a prioridade passa por garantir o segundo lugar, que também dá, este ano, acesso direto à Liga dos Campeões?

Neste momento temos de passar a nossa primeira barreira. Quem é? O terceiro classificado. A seguir, quem é? O segundo classificado. É neste pensamento que nós acreditamos. Ainda há 45 pontos em disputa e muito campeonato. Como é óbvio, temos de ganhar para poder falar e contabilizar pontualmente. Acreditamos que ainda há muita coisa para ser decidida no campeonato.

Acha que o Sporting ainda vai perder os 13 pontos que tem de vantagem?

São muitos pontos? São, mas há 45 por disputar. Há muitas coisas que não estamos preparadas para elas, como eu não estava como treinador durante dois meses. Não sei se não poderá acontecer a outros. Temos de olhar para quem está à nossa frente até chegarmos à segunda posição e depois, aí sim, olhar para o primeiro lugar. É para isso que todos, neste momento, estamos mentalizados e preparados. 

Jorge Jesus

Esta semana viu-se mais contestação ao Presidente do Benfica e também a Rui Costa. Acha que, nesta altura, os adeptos do Benfica têm razão para contestar esta equipa?

Aquilo que lhe posso dizer é que aqui, dentro da nossa casa, Presidente, treinador, jogadores, Rui [Costa], estamos unidos, firmes e temos a consciência por que estamos a 13 pontos do primeiro [classificado]. Temos essa consciência. Sabemos o que nos aconteceu durante um mês e meio. Isto é uma questão. A outra questão é que os adeptos, obviamente, querem ganhar seja como for, não importa o que possa ter acontecido à equipa. Estamos conscientes que temos uma segunda volta para melhorar porque hoje já não temos os problemas que tivemos ao longo de um mês e meio. As expectativas da minha chegada a Portugal também foram altas… Eu lembro-me perfeitamente do que disse. Disse que iria colocar o Benfica a jogar o dobro, mas tinha de os treinar. Durante dois meses não pude treinar [os jogadores]. E outros fatores que têm acontecido nos jogos… O Benfica, à 20.ª jornada, não tem uma grande penalidade a favor. Uma equipa que normalmente é super-ofensiva não tem um penálti a favor. Normalmente não tenho falado nisso. Não sou eu que digo, toda a gente viu, menos o VAR. O VAR não viu no último jogo. Tudo isso são pontos porque, nestes jogos de que estamos a falar, o Benfica não perdeu, empatou. Não temos dúvidas do que nos tem acontecido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.