Fernando Tavares assume todas as modalidades e Domingos Almeida Lima fica com as Casas do Benfica

A passagem de testemunho foi feita nesta segunda-feira no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião. Na presença do Presidente Luís Filipe Vieira e dos representantes das várias equipas, o vice-presidente Fernando Tavares assumiu o pelouro das modalidades do Sport Lisboa e Benfica, enquanto Domingos Almeida Lima fica totalmente dedicado às Casas

Passados quase oito anos “intensos”, confessa, e de entrega quase total às modalidades de pavilhão, Domingos Almeida Lima prepara-se agora para assumir a 100 por cento da pasta das Casas do Benfica e, com isso, “tornar o Clube mais próximo das pessoas”.

Domingos Almeida Lima

“Foram oito anos de muita entrega, muitas dificuldades, mas também de muitas satisfações. Foram, de facto, oito anos muito intensos, com a reorganização das modalidades… No primeiro mandato de três anos com todo o universo das modalidades, no segundo mandato de quatro anos, e mais este período do corrente mandato, com as cinco modalidades de pavilhão. Foi um período intenso, de muita dedicação. Acho que o que foi feito foi muito positivo e estou satisfeito com isso“, afirmou o vice-presidente Domingos Almeida Lima, em declarações à BTV.

“O primeiro mandato foi nas Casas só, também fizemos uma revolução grande em termos organizativos, em termos do contacto de proximidade do Benfica com as Casas, e agora neste vai ser mais… Há outras ferramentas, outros objetivos, há sobretudo uma preocupação de que o Benfica Lisboa/Benfica sede esteja cada vez mais perto das Casas Benfica, dos seus associados, das suas direções, para que, em conjunto, possamos desenvolver cada vez mais a mística do Benfica e sobretudo tornar o Clube mais próximo das pessoas… É o que vamos tentar fazer neste mandato”, prosseguiu Domingos Almeida Lima.

Fernando Tavares

“TEMOS CONDIÇÕES DE EXCELÊNCIA”

Fernando Tavares, por sua vez, regressa a uma realidade que conhece bem e passa a gerir a totalidade do universo eclético: modalidades de pavilhão – coletivas e individuais –, Benfica Olímpico e futebol feminino.

É uma casa e uma função que eu conheço bem. De qualquer das formas o contexto é completamente diferente. Quando cá cheguei em 2013, o Clube ainda não estava infraestruturado, as equipas não competiam para ganhar, faltava uma série de condições que hoje o Benfica tem do ponto de vista das suas infraestruturas, quer logísticas, quer humanas. Isso torna o desafio diferente, mas também mais responsável… E foi isso que eu disse aqui, à equipa, que é muito importante consciencializarmo-nos que temos condições de excelência e temos de pôr as nossas equipas a ganhar jogos e campeonatos. Obviamente que nem sempre podemos ganhar, mas temos de ter a atitude para poder chegar aos objetivos competitivos. É isso que eu exijo dos profissionais e dos atletas do Benfica“, considerou o vice-presidente que tutela as modalidades.”O vice-presidente mudou, mas o Clube é o mesmo. A exigência, compromisso e a obrigação de ganhar mantêm-se”

Fernando Tavares encara este novo desafio com “bastante otimismo”, mas também com preocupação, tendo em conta toda a crise que a COVID-19 trouxe e continua a trazer ao desporto, especialmente no que diz respeito à formação.

Bastante otimismo, mas também preocupação com a crise pandémica, com os desafios que isso coloca ao desenvolvimento desportivo… Nós, hoje, temos a formação praticamente toda parada, o que pode prejudicar uma geração de atletas. Há o equilíbrio orçamental, que é sempre importante, principalmente numa crise pandémica e, por isso, eu reforcei aqui junto das equipas e junto de quem decide, de quem toma as decisões técnicas, o quão é importante acertarmos na contratação, não podemos falhar na contratação de jogadores. Porque corrigir uma contratação mal feita significa muito dinheiro e, num registo de crise pandémica, poderá não ser possível corrigir essa má contratação”, alertou Fernando Tavares.

É preciso olhar para a formação, formar melhor os nossos atletas e fazê-los chegar às equipas principais. Há aqui todo um desafio que nós, equipa, treinadores, atletas e staff vamos conseguir, que é trazer o Benfica para o lugar competitivo que merece, sem prejuízo de todas as conquistas que teve nos últimos anos, com o meu colega de direção Domingos Almeida Lima ao leme. Foram muitas vitórias, quer nos desportos individuais, quer nos coletivos. O vice-presidente mudou, mas o Clube é o mesmo. A exigência mantém-se, o compromisso mantém-se e a obrigação de ganhar também se mantêm“, vincou Fernando Tavares.”Olhar para a formação e fazer chegar os nossos atletas às equipas principais”

“Vai ser duro, mas vai ser desafiante. Vou fazê-lo com muita motivação… Eu tenho um lema na minha vida que é ‘máxima liberdade, máxima responsabilidade’. Obviamente que quando temos uma função destas, com tantas equipas e tantos atletas, temos de ter capacidade para delegar. Não posso ter o nível de aproximação a uma equipa como terei a 10, 12 ou 15 equipas, mas tenho uma relação de muita proximidade, mesmo quando não estou presente. Uma coisa que eu faço pontualmente é um ou dois telefonemas por dia aos treinadores para saber como os atletas estão e como correu o treino; ligar para o HPD [Human Performance Department] para tentar perceber se há lesões, qual é o período de recuperação, se há problemas, o que temos de fazer do ponto de vista da prevenção… Portanto, eu, no fundo, acabo por estar conectado durante 24 horas ao Benfica e isso permite-me ter uma gestão de proximidade mesmo com um barco tão grande como é este das modalidades“, explicou Fernando Tavares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.