Benfica assume liderança isolada da Liga BPI após triunfo em Famalicão

Início fulgurante culminou no segundo triunfo consecutivo das águias em Famalicão. Ana Vitória foi a autora do golo (solitário, mas de classe!) que permitiu ao Benfica vencer na 4.ª jornada da fase de apuramento de campeão e assim alcançar a liderança da Liga BPI!

O desafio, que se iniciou com um ligeiro atraso devido a uma falha no policiamento, apresentou várias novidades do lado do BenficaCarole Costa – no onze inicial –, Andreia Faria e Darlene – no banco de suplentes – estavam novamente às ordens de Filipa Patão após recuperarem das respetivas lesões. A jogar a favor do vento durante a primeira parte, as águias pressionavam alto e não deixavam as visitadas sair a jogar com tranquilidade.

Aos 4′, surgiu o primeiro (e único) golo da partida. Após um canto estudado, cobrado por Francisca Nazareth, a bola acabou por ir ter com Carole Costa, depois de um passe longo efetuado por Beatriz Cameirão e um desvio de cabeça de Nycole. A defesa-central, posicionada perto do poste esquerdo, cruzou rasteiro para o lado contrário. Cloé Lacasse, de primeira, assistiu para o interior da pequena área e Ana Vitóriacom toda a classedesviou de calcanhar e inaugurou o marcador (0-1). A bola entrou junto ao canto inferior esquerdo, sem hipótese de defesa para Rute Costa! Tal como havia acontecido na meia-final da Taça da Liga, voltou a haver um início fulminante por parte das encarnadas

Ana Vitória

O Famalicão respondeu, subiu as suas linhas, aproximou-se da área encarnada, mas não conseguiu testar verdadeiramente os reflexos da guarda-redes Letícia – a cumprir o terceiro jogo de águia ao peito. Um cabeceamento de Gi e outro de Vitória Almeida, que saíram ao lado da baliza encarnada. Aos 34′Francisca Nazareth teve de ser assistida pela equipa médica dentro das quatro linhas. A jogadora das águias tentou sair a jogar, fez um bonito e foi travada, em falta, por Gi, contudo, minutos depois, a atleta benfiquista voltou a entrar em campo. 

As visitadas apoiavam-se na força física de Vitória Almeida. A avançada rececionava vários passes longos, esperava pela subida das suas colegas e depois distribuía. Até ao término da primeira parte ainda houve tempo para um lance de perigo por parte da turma famalicense. Pontapé de canto à direita, Vitória Almeida ganhou no primeiro poste, colocou o esférico no poste contrário, mas o cabeceamento de Mariana Azevedo saiu ao lado da baliza benfiquista. Ao intervalo: 0-1.

O primeiro momento de frisson no segundo tempo pertenceu ao Famalicão. Vitória Almeida, de fora da área e à meia-volta, rematou, o esférico ainda bateu no relvado sintético, ganhou velocidade, porém, Letícia agarrou com segurança.

Aos 58′Nycole esteve perto de gritar golo. Falta sobre Cloé Lacasse (que no primeiro tempo pareceu ter sido derrubada no interior da área minhota, sem que, no entanto, fosse sinalizado penálti…), livre direto, perto da grande área, descaído para o flanco direito e a pedir um pé esquerdo sobre a bola. Nycole cobrou a falta, disparou forte e em arco, todavia, Rute Costa, com reflexos rápidos, afastou o perigo.

Beatriz Cameirão

As jogadoras da casa estavam melhor nesta segunda parte, mais rápidas com a bola nos pés e mais perto de criar situações de perigo. Filipa Patão apercebeu-se da situação e decidiu refrescar a sua equipa. Marta Cintra entrou para o lugar de Francisca Nazareth aos 67′, mas as substituições não se ficavam por aqui… Minutos depois (aos 70′Pauleta entrou para a zona nevrálgica do terreno de jogo, rendendo Christy Ucheibe

O desafio ficou mais físico, houve mais divididas e menos bola a rolar pelo sintético. A árbitra, Ana Afonso, apitou mais vezes e teve de advertir as jogadoras relativamente às faltas e aos protestos. As águias – já com Andreia Faria em campo (entrou para o lugar de Nycole, aos 90′) – foram controlando as operações, afastando o perigo quando necessário e “empurrando” as adversárias para o seu meio-campo defensivo.

Benfica carimbou a vitória, conquistou os três pontos e subiu à liderança da Liga BPIResultado final: 0-1. No jogo da próxima ronda (5.ª da segunda fase) há recepção ao Marítimo.

Benfica-Torreense 2.ª fase Liga BPI

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): “Estamos cientes do que temos de fazer, de qual é o nosso tipo de futebol, mas também estamos plenamente cientes do que nos provocam em termos de contexto para desvirtuar o nosso tipo de jogo. Tentamos não fazê-lo, mas, com todos os constrangimentos que estiveram presentes no campo, é difícil continuar a fazer o nosso trabalho. Estamos satisfeitos e confortáveis com o que temos de fazer, espero que as outras duas equipas que estiveram aqui presentes também estejam confortáveis com o que acabaram de fazer aqui. Foi uma vitória muito importante, como todas as outras que pretendemos alcançar. É passo a passo, jogo a jogo, final a final, só assim é que vamos conseguir o grande objetivo que este clube merece, pelo que é e pelas pessoas que estão por detrás, principalmente estas jogadoras, que merecem afirmar-se em Portugal como a melhor equipa.”

Onze inicial Benfica Futebol Feminino

Famalicão-Benfica, 0-1

FICHA 
LocalCampo n.º 1 da Academia do FC Famalicão
Onze inicial do BenficaLetícia, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Ana Seiça, Christy Ucheibe (Pauleta, 70′), Beatriz Cameirão, Ana Vitória, Francisca “Kika” Nazareth (Marta Cintra, 67′), Cloé Lacasse e Nycole (Andreia Faria, 90′)
SuplentesDani Neuhaus, Matilde Fidalgo, Pauleta (70′), Andreia Faria (90′), Amélia Silva, Marta Cintra (67′) e Darlene
Ao intevalo0-1
Golo do BenficaAna Vitória (4′)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.