Jorge Jesus: “Tivemos coisas boas mas não sofrer golos trás confiança”

Jorge Jesus retirou “três coisas boas” da vitória do Benfica (2-0) na receção ao Tondela. No jogo da 13.ª ronda da Liga NOS, que marcou o regresso dos encarnados aos triunfos na competição, o treinador elogiou a atitude e a calma da equipa.

Em conferência de Imprensa, o técnico encarnado voltou a manifestar-se em relação à especulação em torno do rendimento da equipa ao longo da presente temporada, lamentando o “jogo falado” do futebol português.

Análise ao jogo

“Três coisas boas: o jogo que fizemos, a atitude que tivemos e a intensidade que demos ao jogo. Não nos enervámos por não termos marcado rapidamente na primeira parte. Depois, a qualidade que a equipa teve em alguns momentos do jogo, a vitória e não sofrer golos, que nos deu segurança para ganhar este jogo. Tínhamos detetado que esta equipa era perigosa nos contragolpes… No Dragão perdeu por 4-3. Estivemos sempre muito concentrados e focados no que tínhamos de fazer. As oportunidades foram acontecendo naturalmente e tivemos de mexer na equipa porque tivemos alguns jogadores que pararam por causa da COVID-19. Isto é também uma novidade para todos nós, treinadores e equipas. Uma coisa é ter um jogador que está infetado com COVID-19 parado 10 dias… Não são 10 dias, são 20 ou 30 dias para um jogador ficar em forma. E hoje o Seferovic, com três dias de treino, esteve muito bem.”

Benfica-Tondela

Três alterações no onze

“Para este jogo mexi em três sectores: atrás, com o Otamendi, no meio-campo, com o Pizzi, e com um ponta de lança mais de área, o Seferovic. Começando pela frente, o Seferovic é um jogador muito mais de área, com mais poder na área do que o Waldschmidt. Sentimos que faltava um jogador com mais poder de finalização. A equipa ganha com alguma facilidade os corredores, mas depois não consegue definir. O nosso primeiro golo parecia de futebol de praia, isto é que é um golo de nota artística. Não é qualquer equipa que faz aquele golo. O Otamendi voltou à posição normal dele, fez um excelente jogo. E o Pizzi é diferente do Taarabt, é um jogador de mais bola no pé. Pensávamos que isso podia ser uma mais-valia para a equipa. E foi por isso que coloquei esses três jogadores.”

Benfica-Tondela

Gerir o jogo com personalidade

“A equipa não sofreu golos, foi muito importante. Esteve sempre tranquila… Na primeira parte normalmente temos feito golos e depois ficamos intranquilos na segunda, mas hoje foi uma equipa que na primeira parte não fez golos, mas na segunda parte esteve tranquila. No intervalo falámos e dissemos à equipa que os nossos avançados precisavam de ter mais mobilidade, estavam a ser muito estáticos, muito posicionais, estavam a ser fáceis de serem marcados. Era preciso haver movimentos para conquistarem o espaço, e o Darwin e o Seferovic começaram a fazer esses movimentos. Tanto é que foram eles que começaram e acabaram as jogadas dos dois golos. O importante foi não sofrer golos… Não sofrendo golos, a equipa acredita que vai marcar e está sempre tranquila, e a equipa do Benfica nesse aspeto hoje esteve muito tranquila.”

Benfica-Tondela

Conversa ao intervalo

“Na primeira parte tivemos oito cantos. É sinal de que a equipa teve algum crescendo ofensivo e alguma qualidade nos corredores. Mas não terminávamos as jogadas com finalização porque os nossos avançados estavam com pouca mobilidade, muito estáticos. Ao intervalo falámos que tinha de haver outra dinâmica dos avançados, que tinha de haver mais diagonais curtas, para a largura, e mais aproximação ao portador da bola. Principalmente os dois avançados, o Darwin e o Seferovic, começaram a fazer muitas diagonais para o espaço e começámos a criar oportunidades. Ganhámos com justiça, um jogo interessante, mas uma vontade muito grande de ganhar. Foi isto que os jogadores do Benfica demonstraram.”

Benfica-Tondela

“COVID tira rendimento”

“Tudo isto da COVID-19 é novo para o futebol e para os treinadores, e tem uma importância muito factual no rendimento dos jogadores. O Seferovic vem depois de 11 dias sem treinar, fez três treinos e o treinador tem de decidir, mas os jogadores não estão fisicamente em condições depois de 10 dias parados. Depois de começarem a treinar, têm mais uma ou duas semanas para repor a sua forma. A COVID é um problema para as equipas de futebol, e para o Benfica é ainda mais porque tivemos até agora 13 casos positivos… Isto tira rendimento às equipas e cria uma carga psicológica muito grande no grupo. O Benfica deu-nos todas as condições, não nos falta nada, mas não sabemos onde está o vírus. Ainda bem que faz a pergunta do Seferovic, porque eu hesitei, pensei: ‘Bem, tenho de meter um ponta de lança. Tenho o Darwin, o Gonçalo Ramos que veio de COVID ainda com menos treinos, e tenho o Seferovic. Por um dos dois tenho de optar’… E optei pelo Seferovic. Mas isto é um fator novo num treinador e nas equipas… Muita gente pensa que isto é só o facto de ter COVID, mas não é só, é o facto de ter COVID e depois de repor a forma dos jogadores. Felizmente ele [Seferovic] fez golo, e ainda bem.”

Golo Benfica

Importância da vitória antes do Dragão

“A equipa demonstrou hoje que está confiante, sabe o valor que tem. Nós também sabemos que ganhar jogos por 3-0, 4-0, 5-0 não é a mesma coisa do que se ganhar por 1-0, apesar de valer três pontos na mesma… As equipas ficam mais confiantes. A equipa sabe o valor que tem, sabe que pode fazer mais e o treinador do Benfica sabe que esta equipa tem valor para fazer mais. Esta tranquilidade, hoje, no jogo… a equipa podia ter ficado nervosa ao fim dos primeiros 45 minutos por estar 0-0, ter uma segunda parte nervosa, mas não teve. Teve uma segunda parte confiante, que nos vai dar mais motivação para o futuro, que é isso que pretendemos. Temos já a seguir o jogo no Dragão para o Campeonato, mas no meio temos uma Taça de Portugal com o Estrela da Amadora. Tenho um orgulho muito grande de terça-feira voltar à Reboleira para disputar uma eliminatória da Taça de Portugal.”

Benfica-Tondela

“Muita conversa e muita especulação”

“A vitória ajusta-se bem ao que a equipa fez. Cinco vitórias e um empate no Campeonato… Foi uma especulação à volta da nossa equipa, que parece que tem sido ao contrário. Se temos de fazer melhor? Temos. Temos qualidade para fazer melhor, podemos e vamos fazer melhor, como já fizemos no início da época. Mas hoje já foi um bom indicador… A pouco e pouco a equipa vai tendo ideias e confiança. O que querem é que os adeptos do Benfica fiquem sem confiança na equipa e que os jogadores e o treinador fiquem perturbados. É este jogo falado que, infelizmente, faz parte do futebol português. Há o jogo dentro de campo e depois há o jogo falado. Eu já estava destreinado. Estive dois anos fora, agora voltei e estou a adaptar-me outra vez. Há muita conversa e muita especulação.””Há uma comunicação extra jogo, com a intenção de desvalorizar jogadores, treinadores, presidentes…”

“Estive dois anos e tal fora. Quando saí sabia que em Portugal há uma comunicação extra jogo, com a intenção de desvalorizar os jogadores, os treinadores, os presidentes… sei que esta comunicação desportiva existe. Estava um pouco destreinado disto. Eu acho que todos os agentes desportivos devem perguntar sobre futebol. Mas o que se vê em Portugal são advogados, arquitetos, etc., a falarem de futebol. Isto cabe na cabeça de alguém? Se me está a falar do Toni e do José Augusto, esses dois antigos jogadores têm um grande legado, fizeram muito mais pelo Benfica do que eu. No dia em que eles estiverem aqui sentados, tenho muito gosto em responder-lhes. São duas personalidades muito grandes no Benfica. Tenho de responder aos adeptos do Benfica ganhando. Podíamos fazer melhor? Sim. Sei que esta equipa pode jogar muito mais. Ainda hoje vi um cartaz a dizer: ‘É uma vergonha’. Os Campeonatos não se ganham nem à 5.ª jornada, nem agora. Em maio é que se fazem as contas. Todas as equipas têm períodos menos positivos. Sei porque é que tivemos agora uma quebra no rendimento. Não quero dizer, porque vai soar a desculpa, mas sei porquê.” 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.