
A três dias de disputar a final da Taça da Liga 2019/20 em Aveiro, a equipa feminina de futebol do SL Benfica bateu neste domingo o CF Benfica por 3-0 no Estádio da Tapadinha, em jogo na 9.ª jornada da Zona Sul da Liga BPI, o último da 1.ª fase da competição.
No jogo que assinalou a estreia da treinadora Filipa Patão ao comando da equipa, o Benfica, dominou por completo no primeiro tempo, mas não coloriu com golos a superioridade patenteada.
Actuando com uma dinâmica de três centrais (Sílvia Rebelo, Carole Costa e Ana Seiça), o conjunto benfiquista teve Catarina Amado e Matilde Fidalgo a darem projecção ofensiva pelos flancos no primeiro tempo. Pauleta, Andreia Faria e Beatriz Cameirão compuseram o meio-campo, ficando o ataque entregue a Jolina e Carlota Cristo neste período do desafio.
Com linhas muito recuadas a tapar os caminhos para a baliza, o CF Benfica raramente incomodou a defensiva das águias.
Perto da meia hora (27′), o Benfica introduziu a bola na baliza adversária, numa finalização de Carole Costa, mas o golo foi anulado por fora de jogo, na leitura da equipa de arbitragem. Ainda antes do fim da etapa inicial, Ana Seiça (remate) e Sílvia Rebelo (cabeceamento) levaram o perigo à baliza do popular Fofó.

Filipa Patão aproveitou o intervalo para reconfigurar a equipa benfiquista, operando três mudanças: saíram Matilde Fidalgo, Jolina e Carlota Cristo, entraram Ana Vitória, Cloé Lacasse e Nycole.
As águias foram ainda mais pressionantes no arranque do segundo tempo e desbloquearam o resultado aos 63′, num lance com assinatura final de Cloé Lacasse (1-0), pertencendo a assistência a Ana Vitória. O 2-0 aconteceu pouco depois, ao minuto 70, sendo apontado por Andreia Faria.
Entrada na segunda metade do desafio, a jovem avançada Francisca Nazareth faturou o 3-0 final aos 82′, mas ainda houve uma bola ao poste, rematada por Ana Vitória, aos 89′.
O Benfica terminou esta 1.ª fase em segundo lugar e apurou-se para a fase final da prova, onde entram as quatro primeiras classificadas da Zona Norte e da Zona Sul.
Na próxima quarta-feira, dia 6 de janeiro, o Benfica enfrenta o Braga na final da Taça da Liga 2019/20 no Estádio Municipal de Aveiro. O duelo começa às 19h45.

DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): “A única gestão que fizemos neste jogo foi ao nível do que pretendíamos das jogadoras. Queremos colocá-las em campo, dar-lhes minutos e oportunidades para mostrar que fizeram um bom trabalho ao longo da semana. A gestão passou por aí, dentro plantel, para ter todas ao mesmo nível, todas capazes de dar o seu cunho. Em relação ao jogo da próxima quarta-feira [final da Taça da Liga 2019/20], estamos a trabalhar há algum tempo e vamos continuar a fazê-lo. Tenho a certeza de que vai ser um bom espectáculo para o futebol feminino, e estamos lá para marcar a diferença, é isso que queremos. Temos uma palavra a dizer e vamos dar tudo o que temos para demonstrar o nosso crescimento e as nossas ideias. Mais do que ganhar, é ganhar de uma forma diferente; é ganhar e convencer, porque é isso que pretendemos e que precisamos.”

SL Benfica-CF Benfica, 3-0
FICHA | |
---|---|
Local | Estádio da Tapadinha |
Onze do Benfica | Dani Neuhaus, Catarina Amado (Christy Ucheibe, 79′), Sílvia Rebelo, Carole Costa, Ana Seiça, Matilde Fidalgo (Ana Vitória, 46′), Andreia Faria (Francisca Nazareth, 72′), Beatriz Cameirão, Pauleta, Carlota Cristo (Nycole, 46′) e Jolina (Cloé Lacasse, 46′) |
Suplentes | Carolina Vilão, Mariana Alberto, Christy Ucheibe (79′), Ana Vitória (46′), Francisca Nazareth (72′), Cloé Lacasse (46′) e Nycole (46′) |
Ao intervalo | 0-0 |
Golos | Cloé Lacasse (63′), Andreia Faria (70′), Francisca Nazareth (82′) |