Benfica B e futebol feminino estreiam equipas técnicas à mesma hora de domingo

A nova treinadora da equipa feminina de futebol do Benfica, Filipa Patão, vai estrear-se frente a um emblema que bem conhece: o Clube Futebol Benfica. O desafio da 9.ª e última ronda da 1.ª fase da Liga BPI (Zona Sul) começa às 11h00 deste domingo, no Estádio da Tapadinha.

O motivo especial é a estreia como treinadora principal de uma equipa do Sport Lisboa e Benfica. Este é o motivo de orgulho, independentemente do adversário”, vincou Filipa Patão, à BTV, na antevisão do desafio.

“É o primeiro jogo, é a primeira importância que vamos dar a uma prova, seja ela qual for. O Clube Futebol Benfica vai ter uma palavra a dizer na postura como vai estar em campo. Não tem nada a perder e vai querer deixar uma boa imagem, como sempre tenta fazer, sendo um clube histórico. Acredito que queiram dar-nos dificuldades. Agora, não tenho a menor dúvida de que este grupo de trabalho vai corresponder e colocar em campo todas as ideias e dinâmicas que temos vindo a trabalhar“, assegurou a treinadora.

Equipa técnica

Os primeiros dias de trabalho de Filipa Patão como líder da equipa feminina visam colocar o cunho pessoal na forma de jogar do coletivo, nomeadamente ao nível da acutilância ofensiva e da posse de bola.

“É essencial, nesta fase, haver um grande acumular de trabalho para termos bastante rigor nas dinâmicas da equipa. Está a correr bem, as jogadoras estão a começar a assimilar o que pretendemos, principalmente ao nível das ideias. Sermos muito fiéis ao nível do que pretendemos, sermos acutilantes ofensivamente, privilegiarmos a posse, não quer dizer, naturalmente, que não queremos ter uma procura rápida da baliza, porque é o primeiro princípio, mas sempre privilegiando a posse e não a perder para que o adversário não tire vantagem no jogo. A bola tem de ser nossa e temos de reagir muito rápido à perda”, especificou.

É importante que todo o grupo de trabalho esteja em sintonia nas ideias. Só assim estaremos todas no mesmo barco ao nível do que são os comportamentos. Não tenho dúvidas de que são jogadoras competentes. Isso deixa-me descansada. Elas vão adquirir esses comportamentos rapidamente, até pelo conhecimento do jogo que têm. Vamos tentar alimentar com ferramentas que permitam o crescimento mais rápido”, acrescentou ainda Filipa Patão.

É diante da Oliveirense que Nélson Veríssimo se vai estrear também como treinador principal do Benfica B. Neste regresso ao Benfica Campus, o técnico conversou com a BTV e lançou o desafio da 14.ª jornada da 2.ª Liga marcado para domingo, às 11h00.

Nélson Veríssimo partilhou, ainda, a sensação muito boa que é regressar a uma casa que bem conhece e confia que as experiências como adjunto e interino nas equipas B e A vão ajudá-lo neste projeto.

Nélson Veríssimo Benfica B

O regresso ao Benfica Campus

“A sensação de estar de regresso é muito boa. Sinto que estive algumas semanas ausentes, mas não tantas. Foi um período em que aproveitei para descansar, refletir e organizar algumas ideias. Foi bom sentir o carinho e a amizade que as pessoas têm por mim e eu por elas neste regresso ao Benfica Campus.”

Nélson Veríssimo Benfica B

Experiência como adjunto e interino nas equipas B e A

“Permite-me conhecer duas realidades distintas, o que é um contexto de equipa B – em que temos um conjunto de jogadores com qualidade e com ambições de chegar à equipa A ou a outro contexto competitivo – e uma equipa A, o mais alto nível em termos competitivos, em que as exigências são completamente distintas. Ambos os contextos permitem-nos ganhar conhecimento do que são as duas realidades e de que forma podemos usar isso em nosso benefício e dos jogadores que temos na equipa B.”

Nélson Veríssimo Benfica B

Expectativas para este novo projeto

“São as melhores. Espero contribuir com o que são os meus conhecimentos, o que foi a minha experiência de ex-jogador de futebol profissional e o que foi a minha experiência como ex-adjunto de treinadores como o míster Norton de Matos, o míster Hélder Cristóvão e o míster Bruno Lage. Usar um conjunto de conhecimentos e de experiências que nos permitem moldar a nossa forma de estar e a nossa forma de ser. Há que colocar isso ao serviço do desenvolvimento da equipa e, especialmente, ao serviço do desenvolvimento individual dos jogadores.”

Nélson Veríssimo Benfica B

Oliveirense frágil emocionalmente?

“Não! Sinceramente, não. Já percebemos, e eu também já joguei nesta liga como futebolista e como treinador adjunto… Sabemos que é uma liga muito competitiva e que, facilmente, os últimos classificados criam problemas às equipas que estão nas posições cimeiras. Portanto, não esperamos nenhum jogo fácil, face à classificação [16.º lugar] em que a Oliveirense se encontra. Nós também estamos perto desse lugar. Esperamos um jogo competitivo, a Oliveirense mudou recentemente de treinador [saiu Pedro Miguel, entrou Raúl Oliveira], tem uma ideia diferente de jogo. Estamos a fazer de tudo para prepará-lo da melhor forma para vencermos no domingo.”

Nélson Veríssimo Benfica B

Histórico de confrontos favorável ao Benfica B

“Obviamente que queremos começar com uma vitória. É para isso que estamos a trabalhar e também representamos este clube que a isso obriga. É um dado estatístico, tem a importância que tem, mas reforço que certamente será um jogo competitivo e complicado. A Oliveirense também mudou de treinador, portanto isto acaba por mexer também com os jogadores e acredito que vai ser um desafio muito disputado. Esteve a vencer 2-0 na casa de uma equipa muito forte [na 12.ª jornada, com o Mafra], os últimos dois jogos, acabou por empatá-los. Como eu digo, há um treinador novo, processos novos, uma ideia de jogo diferente. Temos de estar à espera de um jogo difícil. Esperemos que no domingo de manhã possamos somar mais uma vitória.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.