Futsal feminino faz o Penta na Taça de Portugal após golear o Chaves na final

Benfica conquistou, neste domingo, a 6.ª Taça de Portugal de futsal feminino do palmarés, a 5.ª consecutiva, depois de superar o GD Chaves (5-0), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

A formação liderada por Pedro Henriques foi a primeira grande finalista… Depois de eliminar, no sábado, o Santa Luzia FC, por 3-1, carimbou a presença na grande decisão da prova-rainha. Mais tarde, o GD Chaves ultrapassava o ACDR Arneiros, no desempate por grandes penalidades (5-4), após uma igualdade a duas bolas, que persistiu até ao fim do prolongamento.

primeira oportunidade de perigo do Benfica, com mais posse de bola nos minutos iniciais, chegou aos 2′, com um remate de Janice ao lado da baliza à guarda de Jéssica Figueiras.

O golo chegaria aos 7′, depois de vários lances flagrantes – inclusive uma bola ao poste de Inês Fernandes, aos 4′ –, com Sara Ferreira, de pé direito, a aproveitar o espaço permitido pela defesa do GD Chaves e a atirar para o 1-0. Foi o 5.º golo da camisola 10 do Benfica na prova. BENFICA CONQUISTA 6.º TROFÉU EM SETE EDIÇÕES

O GD Chaves reagiu e, aos 9′, após um contra-ataque rápido, respondeu com um chapéu de Catarina Silva, a sair ligeiramente ao lado da baliza de Ana Catarina. Resultado ao intervalo: 1-0

Futsal Feminino

Início do segundo tempo e o Benfica a aumentar a vantagem aos 26′. Grande trabalho de Sara Ferreira, com a guarda-redes Jéssica Figueiras a defender, mas, na recarga, Maria Pereira cabeceou para o 2-0, o 3.º golo da conta pessoal na competição.

A atingir a meia hora de jogo (29′), Sara Ferreira chegava ao bis, depois de um bom remate à distância (3-0).

Aos 30′, a capitã do GD Chaves viu cartão vermelho direto depois de um corte com a mão a evitar a bola de chegar à baliza de Jéssica Figueiras. Janice aproveitou a superioridade numérica do Benfica e, aos 31′, disparou para o 4-0. 

Fifó não quis ficar de fora da lista de marcadoras e, à passagem do minuto 38, fez o 5-0. Grande arrancada de Sara Ferreira pela direita, a dar para Fifó, que só teve de encostar. 

Com cinco golos sem resposta, o Benfica ergue a 6.ª Taça de Portugal do palmarés em sete edições da prova, a 5.ª consecutiva.

Futsal Feminino

DECLARAÇÕES 

Pedro Henriques (treinador do Benfica): “Antes de mais, dar os parabéns à Federação Portuguesa de Futebol pelo esforço que fez em terminar esta prova do ano passado. Parabéns e obrigado. Em relação ao jogo, já esperávamos isto… Foi um jogo de muita paciência. Custou entrar o primeiro golo, mas, a partir daí, o resultado foi o que foi. Mais uma taça que vamos levar para o Museu Benfica – Cosme Damião. Parabéns a todos.”

[O que ainda se pode esperar desta equipa?] “Esta equipa motiva-se dia a dia, a cada treino. É um grupo que quer cada vez mais e não sei onde isto poderá chegar. Estou cá para tentar fazer o melhor e levar o Benfica aos patamares que queremos.”

Ines Fernandes

Inês Fernandes (capitã do Benfica): “É uma competição ainda referente à época passada, é bom estar de volta às grandes decisões. É mais um troféu nesta série que temos conquistado. Fizemos um jogo muito sério hoje [domingo], muito competente, contra um adversário que assumiu um bloco baixo, um adversário digno. Estamos felizes por poder sair daqui vencedoras e por termos cumprido o nosso trabalho. Houve algumas estreias hoje, e fico feliz por elas. É bom também para nós, que temos mais competições, nos lembrarmos que somos privilegiadas.”

Sara Ferreira (jogadora do Benfica): “Significa muito trabalho, muito empenho. Há quem diga que é sorte, mas acho que não. Trabalhamos diariamente para isto, para estarmos preparadas. Demos uma boa resposta, mas quero dar também os parabéns aos outros três finalistas [Santa Luzia FC, ACDR Arneiros e GD Chaves]. É de louvar o esforço dessas equipas, é difícil a logística de jogar uma prova depois do Natal, não somos profissionais. Correu bem para nós, estamos felizes e vamos festejar. É sempre bom marcar, mas o mais importante é a vitória da equipa.”PEDRO HENRIQUES: “LEVAR O BENFICA AOS PATAMARES QUE QUEREMOS”

Ana Catarina (guarda-redes do Benfica): “Tendo em conta o ano atípico que todos vivemos, é para nós importante ganharmos, mas também é uma alegria que damos aos adeptos, que infelizmente não podem estar connosco no pavilhão nem fazer a festa connosco.”

[Receita para o sucesso] “Podemos dizer que é talento, podemos dizer que tem a ver com  facto de treinarmos imenso, com a personalidade das jogadoras – somos todas muito competitivas –, podem ser diversos motivos… Não me parece que seja uma questão de sorte, mas sim de competência e de qualidade.”

Futsal Feminino

SL Benfica-GD Chaves

FICHA 
LocalCentro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Cinco inicial do BenficaAna Catarina, Inês Fernandes (C), Fifó, Raquel Santos e Janice
SuplentesMaria Inês Cabral, Catarina Lopes, Claudinha, Ana Pereira, Sara Ferreira, Helena Nunes e Beatriz Sanheiro
Ao intervalo1-0
Marcadoras do BenficaSara Ferreira (7′ e 29′), Maria Pereira (26′), Janice (31′) e Fifó (38′)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.