Benfica sai de Barcelos a “cantar de galo” com mais uma vitória

Benfica foi a Barcelos vencer o Gil Vicente, por 0-2, em desafio da 10.ª jornada da Liga NOS. Jogo exigente, de paciência, as águias foram melhores… missão cumprida!

Terminada a ronda de jogos para Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga, o Benfica regressou ao Campeonato Nacional neste início de noite de domingo, com uma deslocação ao terreno do Gil Vicente, 14.º classificado da geral, com 9 pontos.

Na antevisão ao 44.º embate da história entre os emblemas, perspetiva de um jogo “com grau de exigência máxima“, mas com as águias focadas em “vencer e trazer os três pontos”. E assim aconteceu, mas não foi fácil!

Com seis alterações relativamente ao último onze, Jorge Jesus escolheu um xadrez tático composto por Odysseas na baliza, Gilberto, Jardel, Vertonghen e Grimaldo na zona mais recuada, Weigl, Pizzi, Pedrinho e Everton no “miolo” e Darwin e Seferovic na frente ofensiva.

Gil Vicente-Benfica

E foi sob uma chuva miudinha, mas consistente, que Nuno Almeida apitou para o início da partida. Primeiros minutos marcados por algumas faltas e respetivas sanções, com as equipas a mostrarem raça e ímpeto.

Minuto três, falta sobre Pedrinho, descaída para a direita. Na sequência do livreDarwin subiu ao primeiro andar, cabeceou com intenção, mas Denis encaixou com segurança. Na resposta, livre para os gilistas. Lourency cobrou o lance, a bola embateu na barreira encarnada, ainda houve um remate de ressaca, mas muito por cima.

Primeiro quarto de hora sem golos e também sem grandes oportunidades. O Benfica explorava a profundidade, com bolas a tentar surpreender nas costas da defesa adversárias, mas Denis ia resolvendo. Numa dessas situações, Darwin esteve perto, aos 16′, mas o remate picado saiu fraco e o esférico foi afastado muito perto da linha de golo.

No lance seguinte, boa combinação na ala, passe de Everton, com o avançado uruguaio, já no coração da área a rematar forte, mas o guardião adversário a mostrar, mais uma vez, segurança.

O Benfica tomava conta das operações, com a formação comandada por Ricardo Soares a ser “empurrada” aos poucos e a apostar no contragolpe.

Aos 23′, oportunidade de golo para as águias! Cruzamento perfeito de Gilberto na direita, Everton de primeira, no flanco oposto, rematou forte, mas à figura de Denis. Cinco minutos volvidos, mais um lance perigoso. Pedrinho ofereceu a Darwin, mas na hora H, e após sentar o oponente, o camisola 9 preferiu assistir Seferovic e a bola acabou cortada por um defesa dos da casa.

Gilberto

Mais um livre, mais um lance a levar perigo, desta feita com Vertonghen, após um ressalto, a disparar por cima. Pressing das águias em toda a linha…

Aos 37′ cheirou a golo em Barcelos! Remate de meia distância de Gilberto, a bola sofreu um desvio em Talocha, mas Denis, com uma grande intervenção, evitou o golo das águias.

Carregou ainda mais o Benfica nos últimos minutos da primeira metade, mas Denis foi a grande figura ao dizer “não” às intenções encarnadas. Curiosamente, foi aqui que o Gil Vicente conseguiu encontrar um rasgo de espaço e construir. Lance muito perigoso, com Vítor Carvalho a cabecear ao lado.

Antes do intervalo, o jogo aqueceu, bem “rasgadinho”, com um par de cartões amarelos e a expulsão de Ygor Nogueira. Apito para o tempo de descanso e nulo no marcador, após uma primeira parte com domínio do Benfica em todas as variantes, mas sem conseguir concretizar. Faltou eficácia!

Em vantagem numérica, Jorge Jesus mexeu e colocou Taarabt, para a saída de Pedrinho. Mais intensidade em campo! Do outro lado, ordem clara para cerrar fileiras e encurtar ainda mais os espaços: saída de Leautey, para a entrada de Hall.

Jogo de paciência e persistência para a formação orientada por Jorge Jesus, a enfrentar uma autêntica muralha, com todos os gilistas atrás da linha da bola… mas com os olhos na baliza contrária.

Aos 55′, após um lance de contra-ataque, canto e muito perigo para as redes de Odysseas, com o guardião grego a fazer uma enorme defesa. Novo canto e o mesmo protagonista, Lucas Mineiro, a levar o esférico a beijar a barra. 

Finalmente, aos 59′, o golo do Benfica! Combinação entre Pizzi e Gilberto no corredor direito, com a bola a chegar a Everton. Cabeceamento do brasileiro, e Rodrigo Prado, na tentativa de desviar, acaba por trair Denis. Estava feito o 0-1 em Barcelos!

Resposta do outro lado da barricada e enorme defesa de Odysseas. Primeiro a parar o remate de Samuel Lino, depois a sacudir o disparo de Lourency.

Gil Vicente-Benfica

Aos 65′, o 0-2! Pizzi a descobrir Seferovic na direita, excelente trabalho do internacional helvético a cruzar com tudo para o cabeceamento letal de Everton.

E mais uma mexida nos encarnados, com Jorge Jesus a chamar Diogo Gonçalves para o lugar de Gilberto.

Águias firmes e focadas a gerirem os acontecimentos, e mais duas alterações no xadrez, desta feita para as saídas de Darwin e Weigl, para as entradas em campo de Samaris e Waldschmidt. Seguiu-se a saída de Pizzi, para a entrada de Cervi. 

Até ao final, o marcador não tornou a registar alterações. Tal como antevira Jorge Jesus, desafio de máxima exigência, com o Benfica a triunfar com justiça (0-2). Depois de uma primeira metade onde se pecou pela eficácia, na segunda, e em vantagem numérica, foi preciso arte e muito engenho para, de forma resiliente, acreditar e derrubar a autêntica muralha erguida pela organizadíssima formação gilista. Rodrigo (autogolo) e Everton sentenciaram o jogo.

Com este resultado, oitavo triunfo na prova, missão cumprida, 24 pontos somados e a vice-liderança da classificação geral (a dois do topo). 

Atenções centradas agora em mais um troféu em disputa! SL Benfica e FC Porto têm encontro marcado para as 20h45 da próxima quarta-feira, dia 23, no Estádio Municipal de Aveiro. Quem vencer erguerá a Supertaça!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.