Jorge Jesus não teme nenhum adversário que calhe em sorte na próxima fase

Já com o apuramento garantido para os 16 avos de final, o Benfica empatou em casa do Standard Liège a duas bolas. Jorge Jesus realçou na conferência de Imprensa que “esperava vencer”, mas salientou a importância de realizar uma fase de grupos da Liga Europa sem sofrer nenhuma derrota.

técnico encarnado abordou vários temas durante a conferência: a estreia de João Ferreira na Liga Europa, a escolha de Vertonghen como capitão, o desempenho dos seus atletas… e ainda parabenizou a BTV – canal televisivo do Sport Lisboa e Benfica – pelo 12.º aniversário!

Standard Liège-Benfica

Análise ao desafio

“Esperávamos vencer. Fizemos uma fase de grupos muito boa, sem sofrer derrotas e jogámos contra um adversário que também quis ganhar. Na minha opinião foi um bom jogo com oportunidades para ambas as partes, mas mais para o Benfica. O importante foi alcançar o apuramento sem conhecer o sabor da derrota. O jogo de hoje teve nuances muito positivas que eu gostei. Jogámos melhor durante a primeira parte. No segundo tempo voltámos a melhorar depois das substituições. Ofensivamente fizemos dois golos, mas podíamos ter feito muitos mais. Recordo-me do remate do Pizzi à barra já nos momentos finais do encontro. Agora há que melhorar, jogo a jogo, aquilo que fazemos bem e o que não temos vindo a realizar tão bem. No geral a equipa esteve bem nos vários momentos da partida.”

João Ferreira

João Ferreira estreante na Liga Europa

“Temos vindo a trabalhar o João Ferreira com tempo. Lancei-o hoje porque há muitas semanas que o temos vindo a trabalhar. Os jovens da última linha são aqueles que praticamente não podem errar. São bastante expostos ao jogo e há que lhes dar conhecimento tático daquilo que é o jogo. Colocámos o João no momento certo, sabendo que não arriscávamos a qualificação. O João deu um bom sinal de que podemos contar com ele, e na minha opinião esteve muito bem.”

Liga Europa 6 jornada

Na Bélgica… Vertonghen capitão!

“Vertonghen foi capitão porque jogámos na Bélgica. Falei com a equipa e com o Jardel antes da decisão. Como o Vertonghen é um jogador muito conceituado neste país optei por colocá-lo a capitão. O Svilar, oriundo deste país, também este connosco, mas ficou no banco de suplentes.”

Liga Europa 6 jornada

A rotatividade que é necessária

“Temos feito uma rotatividade dos jogadores. Não conseguimos jogar de três em três dias sem pôr em risco alguns atletas. Tentamos não colocar os jogadores no risco da lesão. O Pizzi, o Rafa e o Everton têm jogado praticamente todos os desafios. Hoje optei por resguardar o Pizzi e o Rafa. O Everton também era para ter sido resguardado. Agora tenho de saber como estão estes jogadores que entraram hoje, o Jardel, o Pedrinho, o João [Ferreira] e o Helton, mas principalmente os jogadores de campo. Há que manter a equipa sempre motivada, esse é o meu grande objetivo.”

Liga Europa 6 jornada

Solidez defensiva

“Não me satisfaz sofrer golos. Houve jogos em que se notou uma falta de organização da equipa. Hoje não. Aliás, nos últimos dois jogos não houve desorganização. Acho que temos vindo a melhorar em termos de posicionamento.”

Liga Europa 6 jornada

Desempenho do coletivo

“A equipa não está a ter um desempenho excelente. Se fosse excelente estávamos em primeiro no Campeonato Nacional. Na Liga Europa temos feito uma boa prestação. Não conhecemos o sabor da derrota e estamos qualificados para os 16 avos de final. Agora vêm as outras frentes. Não há muito tempo de descanso. Vamos jogar para a Taça de Portugal e alguns dias depois vamos estar a disputar a Taça da Liga. Ainda não tenho a certeza, mas contra o Vilafranquense irei mexer em mais de 60% da equipa. O objetivo é dar competitividade aos atletas. O objetivo é que todos estejam prontos para ajudar.”

Liga Europa 6 jornada

“Não tenho preferências. É verdade que os sorteios têm influência e, por vezes, um pouco de sorte também ajuda, mas às vezes as equipas teoricamente menos fortes são as mais fortes. Caíram equipas da Liga dos Campeões que tinham ambições de vencer a competição, contudo, não tenho receio de nenhuma equipa que possamos enfrentar na próxima eliminatória. Seja quem for o adversário, temos a máxima confiança. Quanto melhores forem os adversários, melhor jogamos. Acreditamos que podemos chegar à reta final da competição, ou seja, à final da Liga Europa.”

Liga Europa 6 jornada

O regresso ao “Maurice Dufrasne”

“Já joguei aqui quando orientava o SC Braga e recordo-me que, no final do desafio, os jogadores do Standard Liège deram uma volta de honra ao estádio e foram aplaudidos por todos os adeptos. Isto demonstra que os adeptos deste clube têm paixão e amor pela equipa. Hoje esteve uma tarja no estádio que dizia que o futebol sem adeptos não tem paixão. É verdade, futebol sem adeptos não traz paixão, não traz calor, não traz amor e estamos todos desejosos para que o futebol possa voltar a ter adeptos.”

Jorge Jesus

Mensagem de parabéns à BTV

“Ao longo dos seis anos em que estive no Benfica mais estes meses, deu para perceber o crescimento profissional e a qualidade que a BTV proporciona à informação desportiva e aos seus adeptos. É uma televisão com profissionais de grande qualidade e é um orgulho fazermos parte das mensagens que a BTV, diariamente, transmite pelo mundo. Há muitos emigrantes benfiquistas a acompanhar este canal. Passámos momentos únicos, mas os que mais recordo são as várias conquistas que tivemos ao longo dos anos e os festejos no Marquês de Pombal. Espero que no próximo ano [2021] possamos lá estar novamente para festejar mais uma conquista.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.