
Jorge Jesus irá apresentar, amanhã, em Paredes, na estreia das águias da Taça de Portugal, equipa essencialmente composta por jogadores que estiveram nas últimas duas semanas a trabalhar no Seixal. Ou seja, deixando de fora a maioria dos internacionais que só ontem regressaram a Lisboa após terem estado ao serviço das respetivas seleções. Jesus terá, assim, oportunidade para promover pelo menos uma estreia, a de Helton Leite na baliza. Mas pode haver mais novidades.
O dia de ontem foi marcado pelo regresso da maioria dos nove jogadores que estiveram nas seleções e desde logo com a preocupação de serem feitos testes para despistagem ao Covid-19 antes do treino. Mas no caso de Vertonghen, por exemplo, o belga já chegou a Lisboa após o treino das águias, pelo que apenas hoje irá marcar presença no Seixal para trabalhar. Jan Vertonghen será, seguramente, um dos que não viajarão para o norte. Otamendi, que já esteve ontem à tarde no relvado, também poderá ficar em Lisboa. Oportunidade, então, para Jesus apresentar nova dupla de centrais: Jardel e Ferro são a hipótese mais provável, mas também Jean-Clair Todibo poderá entrar nas contas do treinador encarnado.
Na baliza, Vlachodimos poderá nem ser também convocado. Helton Leite, brasileiro de 30 anos, irá estrear-se e Svilar deverá ser o homem a ir para o banco.
Para as laterais, Diogo Gonçalves e Grimaldo são as opções principais, eles que tiveram duas semanas para aprofundar conhecimentos acerca da forma como Jesus quer os homens da última linha a trabalhar.
Para o miolo, Adel Taarabt deverá igualmente ficar a trabalhar no Seixal, e sem Weigl (com Covid-19) Gabriel ou Samaris são opções principais a ter em conta para o meio-campo. Pizzi, Chiquinho, Rafa, Cervi e até Pedrinho são igualmente soluções a quem Jesus poderá recorrer para formar a linha do meio campo.
Só mesmo para o ataque é que o treinador encarnado deverá chamar homens que estiveram nas seleções, no caso Seferovic ou Luca Waldschmidt, bem como Gonçalo Ramos. O setor ofensivo foi aquele que mais baixas teve devido às seleções. Jesus trabalhou as últimas duas semanas com Daniel dos Anjos, 24 anos, avançado brasileiro da equipa B, e Facundo Ferreyra, argentino de 29 anos, que não entrando nas contas do técnico para esta época, não encontrou colocação e tem trabalhado com a equipa principal desde o fecho do mercado. Jesus tem apreciado a forma como o argentino se empenha nos treinos e caso assim o entenda pode dar-lhe oportunidade… pelo menos como convocado. Ainda assim, dificilmente para o lançar de início. Mas a Taça costuma ser de novas oportunidades…