Excesso de confiança em plantel desinvestido perde dérbi

As equipas femininas de futebol do Benfica e do Sporting enfrentaram-se nesta manhã de sábado no Estádio da Tapadinha na 7.ª jornada da Série Sul da Liga BPI. O resultado do dérbi (0-3) foi sentenciado pela extrema eficácia do contra-ataque da formação visitante.

Pela direita do ataque benfiquista, Andreia Faria arrancou destemida ao minuto 7 e cruzou para a área, procurando Cloé Lacasse. Nas alturas, a guarda-redes do Sporting usou as luvas e susteve o esférico.

Mais perigoso foi o lance ocorrido aos 10′. Do lado esquerdo, o Benfica beneficiou de um livre por falta sobre Ana Seiça. A execução passou pelo pé direito de Pauleta, que levantou a bola para o coração da área, onde Carole Costa cabeceou e gerou uma ameaça à baliza leonina. Ana Vitória ainda tentou complementar a ação, mas sem sucesso.

Ana Vitória

A mesma Ana Vitória destacou-se no palco do dérbi ao minuto 11, arrancando um pontapé de fora da área para defesa da guarda-redes Inês Pereira, isto numa jogada em que Christy Ucheibe foi providencial na conquista do espaço, ao desembaraçar-se de três adversárias no lado esquerdo.

Debaixo de chuva, o jogo estava muito animado e discutido. De bola parada, o Benfica esteve perto de se adiantar no marcador aos 23′. Num livre direto descaído para a direita, Nycole bateu forte de pé esquerdo, mas a guardiã Inês Pereira defendeu para o lado, impedindo o golo. No minuto seguinte, Pauleta cobrou um livre na esquerda e Nycole cabeceou com intenção na área, sendo o esférico novamente sustido pela keeper leonina.

Em contragolpe, com um futebol mais direto, a equipa visitante marcou aos 37′ por Ana Capeta, num remate à entrada da área. Dani Neuhaus estirou-se, mas nada mais podia fazer. Ao intervalo: 0-1.

O Benfica procurou ser mais intenso no recomeço da partida e, num livre de Nycole, criou um momento de agitação junto da baliza adversária. Porém, novamente no aproveitamento de um contra-ataque, Ana Capeta anotou o 0-2 aos 54′.

Antes de se completar uma hora de jogo, o treinador Luís Andrade promoveu duas alterações na equipa benfiquista, trocando Ana Vitória e Christy Ucheibe por Francisca “Kika” Narazeth (58′) e Jolina (59′).

Cloé Lacasse

As encarnadas mantiveram a sua ideia de jogo, batalhando pela reentrada na discussão do resultado, mas a elaboração de ataques não era tão incisiva como se desejava nos últimos 20 metros, facto que inviabilizava a criação de oportunidades de golo. Neste período, o momento de maior aperto foi provocado aos 80′, com Nycole a cruzar e Cloé Lacasse a cabecear, dando trabalho à guarda-redes Inês Pereira.

Do lado contrário, mais um ataque rápido, vendo-se Raquel Fernandes a concluir com um remate cruzado e a marcar o 0-3 final. O Benfica era penalizado pela sua ineficácia ofensiva (Cloé, aos 90’+3′, enjeitou a última chance) e pela capacidade de aproveitamento do antagonista, pagando também a fatura do desgaste físico resultante do volume de jogos nesta fase da época.

A equipa benfiquista vai agora preparar-se para o desafio da segunda ronda de qualificação da Liga dos Campeões feminina. Às 18h30 de quarta-feira (mais uma hora na Bélgica), as jogadoras treinadas por Luís Andrade defrontam o Anderlecht no Estádio Constant Vanden Stock, em Bruxelas. Uma vitória vale o apuramento para os 16 avos de final.

Luís Andrade

Benfica-Sporting, 0-3

FICHA 
LocalEstádio da Tapadinha
Onze inicial do BenficaDani Neuhaus, Catarina Amado, Sílvia Rebelo (cap), Carole Costa, Ana Seiça, Christy Ucheibe (Jolina, 59′), Pauleta, Andreia Faria, Ana Vitória (Francisca “Kika” Nazareth, 58′), Cloé Lacasse e Nycole
SuplentesCarolina Vilão, Matilde Fidalgo, Mariana Alberto, Beatriz Cameirão, Jolina e Francisca “Kika” Nazareth

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.